Quina, a contadora de histórias

Hoje falando com uma "amiga nova" comentavamos sobre as coisas especiais que ser blogger e andar nestas andanças.
Para mim, das coisas melhores que trouxe foi e continua a ser o privilégio de conhecer tantas e tão diferentes pessoas. Podia dizer que muitas são especiais, mas a verdade é que todas são unicas, mesmo as que abomino, não odeio ninguem obviamente. Mas existem pessoas que são intratáveis. Já tentei aproximar-me de muitas e acabo sempre por achar que afinal todos estao certos.
As pessoas são aquilo que querem ser, decidem ser más, decidem ser materialistas, ou exibirem o que não possuem, cada um tem uma boa responsabilidade naquilo que se vai tornando.
Mas a Quina é diferente , mostra se a todos a alentejana que mora no monte e usa bigodes, faaaartos bigodes, é rude no trato. A Quina é um boneco, uma personagem inventada pela Joaquina, uma princesa que é linda, tem a pele da cor da neve, tem os olhos azuis clarinhos, cabelos longos e escuros, pura e doce na alma.A Quina é tambem uma contadora de histórias. Histórias que ela conta e que depois eu conto aos meus filhos que sem a conhecerem já lhe chamam "tia Quina". O mais velho dsmancha-se com a história da Gervásia, já o mais novo fica com ar serio, até tenho medo que se torne vegetariano, aos 4 anos, por opção...
A Quina, que é alguem que todas as pessoas de bem gostam , é professora, por isso tirem-lhe uns créditos na sua maravilhosa narrativa sobre a galinha que cresceu entre os cães e achou que tambem era cão, então comportava-se como tal...

" Quina Lobito Euuuuuuuu?????? Eu lá comia a minha Gervazinha? A minha galinha- cão??? Desapareceu na noite,no por do sol da sua idade. Teve uma velhice feliz! Gervasia era uma galinha como as outras, galinha sem nome. Vivia na capoeira, comprada, algures, ao senhor dos pintos. Tinha uma irmã que morreu, talvez de velhice e ficou sozinha na capoeira! Nunca tinha colocado as patinhas na terra, nunca tinha esgravatado nas ervinhas. Eu tinha pena da galinha, ali sozinha, na capoeira que, apesar de espaçosa, era só uma capoeira. Então de cada vez que eu passava por lá, arrancava um punhado de ervas, com terra agarrada às raizes para que a galinha pudesse esgravatar e catar bichinhos! Como ela gostava! Recebeu o nome de Gervásia e punha um ovo todos os dias! Quando as cadelas estavam com o cio ficavam presas na capoeira ao lado da da gervásia. Atenção, é uma capoeira bem espaçosa, de tijolo, um hotel das capoeiras. Então quando as cadelas viam alguém aproximar-se saltavam, empinando-se na rede, para que fossem soltas. A Gervásia fazia o mesmo. Então a Gervásia começou a ser solta, pastava um bocadinho e era de novo colocada na capoeira. Com o tempo, a Gervásia ganhou o privilégio de passar cada vez mais tempo à solta, seguia os caes, os gatos, a mim, comia com eles. A Gervásia já era velhinha, os seus ovos esgotaram-se e ela pastava livremente, feliz. Uma noite esqueci-me de a chamar de volta para a capoeira. Sim, bastava eu chamar e ela seguia-me pois sabia que eram horas da caminha! Esqueci-me, era de noite, Inverno e eu não sabia da gervazinha. Com uma lanterna, fui à procura e encontrei-a no seu " ninheiro" descansadinha. A Gervazinha sabia voltar sozinha e sabia a que horas o deveria fazer. A partir desse dia as portas da capoeira ficaram sempre abertas para que ela entrasse e saisse à sua vontade! Foi feliz, esgravatando o jardim e fazendo os presentes na rua, o que irritava a minha mãe. Na verdade, as flores nunca tinham estado tão crescidas, as que ficavam no local para onde empurravamos com a mangueira, os presentes da galinha-cão. Um dia a gervazinha, velha gervazinha, não apareceu de manhã a pedir comida com as cadelas. Desapareceu, foi morrer onde ela quis ou levada por uma raposa. Lá cumpriu o seu destino mas foi uma galinha feliz!"

 Só um aparte, e sem querer desmerecer ninguem, as minhas amigas que tambem me seguem, sabem quem são, e muitas me dizem algo reciproco, mas em que dão um enfase tremendo, e que eu vou dizer pela primeira vez alto, em relaçao à Quina. As meninas dizem me que um dos sonhos delas é um dia me conhecerem e estarem comigo, eu anseio conhecer todas as que têm em algo tao simples como sonho da mesma forma, o privilegio será meu, mas se ha quem eu queira mesmo estar ao vivo e poder dar a mão, é a Quina, porque sinto que já nos conhecemos. Dás me a mão Quina? Vamos continuar a viver no mundo encantado que nós as princesas esquecidas criamos? Tenho a certeza que um dia acordaremos num Mundo cheio de cor,  e desejo que conheças a alegria pintada não das cores que ansiaste mas de cores ainda mais belas e brilhantes, e sei que é preciso pouco para que sejas feliz. E sei que o serás.
Dito isto... gosto de ti.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

18 comentários

  1. Coisa mai linda! Adorei a história da galinha Gervásia <3 A "tia Quina" tem muito jeito para contar historias, tem sim senhora ;)

    ResponderEliminar
  2. olha gostei!
    eu e o Nuno (O MEU SAPINHO PELUDO) tivemos a ler e gostámos =D
    esperamos que Gervásia tenha tido um final digno de uma galinha rica e feliz e que os seus ovinhos tenham sido dos mais saborosos de toda a capoeira!
    tanto a Marta como a Quina têm muita coisa em comum, especialmente o jeito para a narrativa! ^^
    e sim, espero um dia combinarmos um encontro entre todas as seguidoras mais próximas <3

    osmeuspassatempos e o sapinho peludo =p

    ResponderEliminar

  3. Fizeste-me rir e chorar ao mesmo tempo, sua ursa!!!!!

    Amo-te muito!



    P.s. o meu cabelo era loiro, agora é castanho claro arruivado. Eu é que nunca pareço a mesma nas fotos! Sou a pessoa menos fotogénica do mundo!

    Beijos da campónia!

    ResponderEliminar
  4. Vocês sao fofinhas!
    A gervazinha abasteceu esta casa de ovos por muito tempo. Todos os dias, sete dias por semana!
    Eu gostava dela!
    No meu coração cabem muitosssss bichinhos...as pessoas,essas, é que às vezes me fazem espécie!!!

    ResponderEliminar
  5. Já estamos de mãos dadas há algum tempo e havemos de continuar assim!
    Obrigada meninas pelas lindas palavras!

    ResponderEliminar
  6. A Quina é uma amor de pessoa, apesar de às vezes sair-se com as suas maluquices (coisa que diga-se de passagem adoro e ainda "faço perna"). Tem a mania que é durona, mas odeia toda e qualquer crueldade para com os animais.
    A Quina é única e sem dúvida uma grande mulher, e uma grande contadora de histórias...
    E posso dizer que é uma das pessoas que mais gostei de "conhecer" na página da Marta.
    Adorei a história da Gervásia, ainda não conhecia.
    Fico à espera de mais histórias :D
    Beijinho para a Marta e para a Quina ^_^

    ResponderEliminar
  7. Estamos umas lamechas jeitosas, chamem lé o motorista que nos leve para o lar.

    ResponderEliminar
  8. EPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! A CERELAC TINHA UMA ADIÇÃO QUALQUER!ENTÃO O MOTORISTA DO LAR É O MEU MARIDO! TÁ TUDO LOUCO???????????A GENTE VAI A PÉ NÉ QUINA?PRA "DESMOER"

    ResponderEliminar
  9. o sapinho peludo é o meu namorado xD =p


    http://www.creationmoments.com/sites/creationmoments.com/files/images/Horror%20Frog.jpg

    ResponderEliminar
  10. loooool oh quina ainda não sabia essa da galinha lol és tu com as galinhas e o meu pai com o garnizo e as suas 3 garnizas que ninguém toca a não ser o garnizo senão leva uma picadela com aqueles esporões que mais parecem bicos de facas de tão afiados que são!
    Ah e agora´que tem filhotes é que ninguém lhes toca mesmo! E adoram correr o quintal todo lol até o dos vizinhos! Vão comer as couves dos vizinhos e tudo lol e à hora da naninha lá vão eles pra porta do "galinheiro" (é o que chamamos na terriola lol) à espera que lhes abram a porta pa irem pra sua casinha por cima dos coelhos lol

    ResponderEliminar
  11. E é por tudo isto que me sinto bem aqui!!
    Joana queria ouvir história, e houve história para todos!!
    Vocês são tão queridas!!
    Quina es do Alentejo e eu de trás-os-montes, mais propriamente Melhorsao frio!!!
    Somos daqueles montes fartos de árvores, daquele Verde semelhante!!
    Como eu gosto da natureza!!
    Obrigada pela história eu gostei eh eh

    ResponderEliminar
  12. Gosto destas tuas nuances lamechas...é lamechice da boa e com galinaceos ainda é melhor!bjs com ternura!

    ResponderEliminar
  13. Grande história da Gervásia :-) eu tambem tenho duas galinhas mas estão lá sempre na sua capoeira cinco estrelas...mais 11 gatos..um cão...e cinco peixes. Daqui a nada a minha casa mais parece um zoo mas sabem estes meus animais são o melhor tesouro deste mundo...são tudo para mim...valem mais do que muitas pessoas...todos baptizados e todos super inteligentes que se dão pelo nome e ao apelo "deita te" obedecem logo e ainda dizem que os gatos são muito independentes...os meus não...são uma ternura, só querem miminhos..pronto a culpa é minha que os estrago com mimos mas adorooooooooooo! Parabens por seres como és Quina...eu também gosto muitooooo de ti...jokas enormes!!!

    ResponderEliminar
  14. Nao me canso de ler esta historia !! Um dia vou conta la aos meus bisnetos ehehehe

    ResponderEliminar
  15. Oh pah muito bom!!! A Quina é boa pa brincadeira =D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!