86

Quero explicar antes do inicio da narrativa, texto, post, que o escrevo para imortalizar o que me preenche hoje.
Podia morrer comigo o que sinto.
Custava menos voltar a folha e ser indiferente.
Mas ser gente é colocar o dedo na própria cicatriz. Pressioná-la. Até que cesse de sangrar. Mesmo que doa.



Ha  86 anos atrás, numa vila perto do mar , nascia um rapaz chamado Gastão.
Tinha um nome incomum, que veio a gerar risos e sorrisos de estranheza ao longo de toda a sua vida.
O Gastinho, ficou cedo sem pai, um "doidivanas" segundo diziam, que bem mais novo que a mãe se fez a tudo o que era saia corrida e partiu em busca de boa vida e jogatana por este país fora. A meio dos anos 30 Alda de Lemos pediu então o divorcio e ficou com dois meninos pequenos , e seguiu a sua vida assim, amargurada e lutando pela sobrevivencia.
Eram tempos dificeis, o gastinho foi trabalhar aos 11 anos, depois foi estudar para Lisboa, para casa da avó Mariana, que os sustentou a ele e ao irmão Luis.
Cresceram, foram os verdadeiros irmãos amigos.
O Gastão casou com a Mimi,  tiveram o Luis e a menina. A menina sempre foi a luz dos olhos do Gastão.
O Gastão sempre foi um senhor rude. Dizia que era de ter crescido sem pai.
Foram para Africa, tiveram la 16 anos.
O Gastão sempre foi fraco com mulheres, perde-se a olhar para as suas formas.
E a Mimi sempre soube disso.
E o Luis, e a menina tambem.
Voltaram para Portugal.
Os anos foram passando, o Gastão continuou "depenicando ", casou os filhos, teve netas, 4 netas.
Nunca se deu muito bem com o filho, o rapaz.O filho adoeceu. O casamento não andava bem. Era grave a doença. O rapaz estava desfigurado, a pele caía. Rasgava. Aos 30 andava de bengala. Aquilo passa. É só mais uma crise. E as filhas, que será delas?
Aquilo passa.
A vida de "menina " vai bem, pelo menos  é um descanso. Ajudam no que podem. O Luis é que preocupa. Tao novo e doente. Mau ambiente para as miudas.
Sempre internado, Cá e lá. Cá e lá. Não é vida.


Em frente uma urna.
Mimi e Gastão abraçam se. Os soluços vindos do peito parecem batidas secas na madeira . Choro seco, compulsivo, sofrido, tantas e tanto tempo contido.
"o nosso querido filho está morto."
Nunca pai nem mãe nenhum deveriam ter que passar por isto.
Terá sido a primeira vez que o Gastão chorou?


Pode a morte vencer a vida?


Pode a doença nos vencer assim? Pode o mal nos arrancar alguem que amamos ainda que não nos consigamos relacionar?


Pode.


Gastão e a Mimi sentiam que só se tinham um ao outro.

Dias depois Mimi decidiu que só tinha a neta mais velha, e que ela era o tesouro que o filho lhe tinha deixado. E agarrou-se a ela . E agarraram-se uma a outra. E mesmo que um dia em diferentes dimensões vão ficar juntas para sempre.

Anos depois o Gastão perde outro Luis, o irmão. De morte estranha. Sem explicação.

Novamente um desgosto , uma perda irreparável.
Uma depressão . Choro diário e continuo. Sem querer comparar foi algo  monstruoso .


O Gastão tornava-se a cada dia mais austero, itratavel, imossivel. teve duas vezes muito doente. Com tumores. Foi operado. Teve sorte.

Não que a quisesse ter.

Anos depois, o Gastão, soube que a neta-filha do seu filho que ja nao morava com eles, ia ser mãe, sozinha, e que ia assumir tudo sozinha. E ficou indignado. Tinha sido filho sem pai. não queria outra criança a sofrer indefeso neste mundo.

Tinha visto o que a mãe tinha passado a mandá-lo para a avó para poder estudar, e não queria um bisneto a sofrer.

Então viu a Mimi recolher a neta, tratar dela na gravidez dificil mas nunca se aproximou nem falou com ela.

Mas o menino nasceu. E o menino tornou se a sua vida. A sua razão de viver.

E o Gastão que tinha 74 anos quando o menino nasceu passou a ter 60. E a ir jogar futebol para a varzea, e a ir para os baloiços e para o parque e a dar biberon e sopinhas e a vestir se de pai natal. E a Mimi só abria a boca de espanto.

E o menino, que era muito sensivel e inteligente encheu o coração daquele avô de esperança e de vida.
Um coração preenchido por almas que já nao moravam cá,ficou aceso e quentinho , e o avô vivia e vive em torno do menino, e diz a Mimi, que ele nunca deu colo aos filhos nem biberom as netas.

Passados 6 anos, nasceu outro menino, e durante 8 meses, a preocupaçao do Gastão era saber se gostaria tanto do Luis Santiago como do Henrique, o mais velho... quase que adoeceu com essa preocupação.

E o Gastão tinha as preocupações dele nos dois bisnetos, no seu bem estar , e com o crescimento do Santiago que é apaixonado pelo avô o avô viu que não tinha com que se preocupar. Que cada um ocupa um lado do seu coração. E que os dois o transbordam. E é tão feliz e os seus olhos brilham tanto quando está com os meninos. É tão grande a alegria e nos agradece tanto...

Saí ha pouco de casa do Gastão. Pai do meu pai. Meu verdadeiro Pai. Homem de quem tenho um orgulho imenso, pela sua formação, inteligencia, carácter.Ainda hoje olha para trás para as meninas, é verdade..mas...D. Juan, fazer o que?

Ainda assim, não consigo evitar sentir uma tristeza , um desgosto imenso, de habitar no mesmo mundo que seres que se acham pessoas, que se acham humanos, e tiveram a sorte e a graça de poderem pertencer a este clã nao valorizarem o homem que ele é.



Porque quando pequenas e se magoavam eles estavam la para tudo.
Eles sempre estiveram la.
De coração aberto para nós.


Que Deus me conserve os meus avós durante muito tempo vivos e de saude. Continuarei a acompanhá-los a todas as consultas aqui, em Lisboa , onde for, como sempre temos feito, como ´´e nossa obrigação e dever.Cuida de quem cuidou de ti. É o exemplo que dás aos teus filhos.Isto é formação. O resto, o resto são boatos. São linguas de put@ que não têm que fazer. Na vida quer-se mais acção. Criticar é muito facil. Rabinho no sofá e dizer mal da irmã da prima da sobrinha, da vizinha, da amiga. E tu, que criticas... o que fazes pelos teus?  Esperas que morram para pores o veu negro e fazeres a carpideira? Deixa-me abanar-te e dizer-te já: Depois é tarde demais!
Pega no telefone e resolve o que tens a resolver!
Levanta-te e corre a casa dos teus familiares sejam lá eles quem forem e resolve a situação !
Para de ser o veneno que te corre nas veias!Para de ser o  teu proprio fado !
Aprende com os erros!
Eu ja tentei!
Mesmo não sendo culpada ja tentei, por eles, porque os amo, mas não adianta.
As pessoas não acreditam em boas intenções. Não acreditam no amor. Porque não amam.
Acreditam em sexo porque o fazem.
Em amor pela familia não.
Deixei de acreditar em sexo.
O meu avô tem 86 anos.
Estava tão feliz hoje. Eu podia ter entrado no espirito de felicidade dele. Mas cortou-se me a alma.O que têm as pessoas na cabeça? Eu entendo que não tenham as mesmas prioridades ou que não os coloquem no mesmo patamar que eu. Mas...

Parabens avô...pelo menos mais 10 anos por favor!

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

14 comentários

  1. Quando os sentimentos falam mais alto, o ser humano transforma-se realmente em gente, gente sente, chora, ama, resolve os problemas, dá colo, mima, cuida, cuida sempre, irritasse também, esbraveja, mas ama acima de tudo, de todos os precalços da vida, ou do que se faz dela. 86 á uma idade linda, uma vida cheia de coisas boas ou menos boas, mas é experiência, amor e escola, a escola que a vida nos dá,ensinamento, sim, porque o amor também se aprende.
    Amei ler o que escreveste, o sentimento lindo que expresas, alguma zanga também, mas isso faz parte. Zanga que se nota que é a zanga com a vida, por aquilo que se viveu ou se vive, não tem nada a ver com a zanga com as pessoas, com pessoas determinadas, mas com alguns tipos de pessoas, de personalidades. Amei o amor que li, parabéns ao sr Gastão, que gosta de olhar para as miúdas, faz ele bem, é sinal que está bem e se recomenda, beijos aos avós, netas e bisnetos, Vivam sempre, vivam muito.

    ResponderEliminar
  2. Dizem que só faz falta quem está...
    Cada um prestará as suas contas.
    Não gosto de ler estas coisas a estas horas..choro...
    Que Deus vos garanta muito tempo...como nós às vezes desperdiçamos o tempo...vou tentar economizar amanhã...tenho tanto medo que o meu se esgote..

    ResponderEliminar
  3. Oh Marta que texto tão lindo, tão lindo...e assim nos das com tanta gigantesca ternura a conhecer a tua familia, os teus tesouros. Perdi a minha avó-a ultima que tinha-este Agosto...a avó que me criou perdi aos 14 anos; os avôs perdi ainda era muito miuda. E ás vezes tenho tantas saudades de mimos de avós que são tão especiais! Beijinhos grandes....adorei!

    ResponderEliminar
  4. Um texto maravilhoso sem dúvida. Ao ler penso na minha avó que já cá não está há quase dois anos. Apesar de ter na altura 91 sempre achei que ia ficar cá pelo menos até aos 100. Conversávamos muito e sinto muito a sua falta. Resta-me a esperança que um dia nos tornaremos em encontrar num sitio muito melhor que este.

    ResponderEliminar
  5. Estou sem palavras com o teu texto! Sei bem o quanto eles significam para ti e não há palavras que descrevam por vezes o amor que vai dentro de nós... mas tu sabes usá-las e transmitir o que queres ao outros!

    ResponderEliminar
  6. Ate aos dias de hoje todas as tuas palavras me tocavam !! Mas se houve texto que me deixou coladinha , esse texto foi este , vi sentimentos lindos em todas as frases , vi realidades sofridas e vividas !!
    Es tao forte , tentaste mas é verdade , as pessoas as vezes é que nao sabem amar !! Acho que as nossas coisas , neh , tu entendes me , nunca vao saber amar !!
    Gosto de ti , daqui ate à luaaaaaaaaa <3

    ResponderEliminar
  7. Que texto maravilhoso... Adorei cada palavrinha e a maneira como escreves... Devias escrever um livro sabias?? verdadinha!
    As palavras sao de amor e magoa...nao se pode dizer que eu tive pai porque isso ele nunca foi, mas tenho uma maezona... na morte do meu pai secalhar podem me achar fria... Eu nao gosto de ser vitima nem coitadinha e por isso quando chorei foi sozinha ou com o marido... mais ninguem me viu chorar... nao espero pela morte para dar valor as pessoas, acho isso triste o valor da-se em vida... por isso pela minha mae faço o que posso...

    ResponderEliminar
  8. tu sabes o que sinto. tu sabes. o quanto fiz e o quanto mais queria poder ter feito, e o quanto sou feliz por nao o ter podido fazer porque é sinal que tiveram descanso. o descanso merecido de uma vida de trabalho e de desgostos de filhos e netos ingratos. O amor por uma neta-filha, o amor por uns pais mais que os pais. é lindo, não tem explicação, não tem cor e tem todas. temos muita sorte Marta. por termos tido a oportunidade de partilharmos parte da nossa vida com essas jóias de valor inestimável. e as vezes nem damos conta, damos como garantido...a isso e a tantas outras coisas na vida...que sejam muito felizes, com a saúde que puder ser, e que partilhem muitos momentos maravilhosos contigo e com os teus. Parabéns D. Gastom!

    ResponderEliminar
  9. Deixaste-me com as lágrimas nos olhos. És uma mestre na escrita, querida. Passaste para palavras aquilo que muita gente sente mas não diz.

    E dizes e muito bem, é mais fácil criticar: na minha família é o que mais há. A gente bem que tenta a aproximação mas, as pessoas tornaram-se cínicas e não acreditam que há bem.
    Por isso, agarramo-nos áqueles que merecem mesmo o nosso amor (sendo ou não da família).

    Continua sempre assim: genuína ;)

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. só nos deixas com vontade e curiosas por conhecer os teus avós! que sorte ainda tê-los convosco <3

    lenny <3

    ResponderEliminar
  11. ainda bem que tens um avo e avo maravilhosos, eu tenho os meus avos ainda tb mas uma avo ja ca nao ta ja la vai 5 anos e tenho tanta saudades dela :( :(

    ResponderEliminar
  12. esse teu avo tem ca uma sorte por ter uma netinha como tu <3

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!