Crónicas de uma neta

Nem sei por onde começar. Sei que já não moras no teu corpo. Estás assustado.
Sempre me lembro de me chamarem ansiosa.
Quando somos crianças o facto de sermos ansiosas alia-nos ao nome "nervosa". A Marta é muito calma, mas é uma criança nervosa
Quando andamos na escola não dormimos na vespera dos testes. Quando trabalhamos para um patrão a ansiedade irrita-os. Quando trabalhamos com os outros lixamos a cabeça a quem trabalha connosco porque somos impacientes e queremos tudo para ontem.
E foi contigo que aprendi a ser assim. Sempre gostaste de chegar às consultas 4 horas antes. Para guardar lugar. Para qualquer sitio que fosses tinhas que estar lá horas antes.
E agora, com essa doença estupida ligas-nos durante a noite porque de manhã vamos fazer exames contigo e estás impaciente com medo de perder a hora.
Duas da manhã, 4 da manhã, 6 da manhã.Ja não controlas os pensamentos e as atitudes.Fazes e pronto.
Eu estou na idade em que aprendi a controlar a minha ansiedade .Tu chegaste à idade em que a tua se descontrolou de vez e tomou conta de ti. Nunca pensei que a cada dia pudesse piorar tanto, tanta coisa. Tão rápido.
Estou com medo. E não estás aqui para me acalmar. Onde estás? 


 post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

14 comentários

  1. Bonito o texto, mas não te deixes abalar pela tristeza, Marta...temos de ver que há coisas injustas e que não deviam acontecer assim, mas não podemos mudá-las e é isso que custa não é? Não as controlamos...Bjs e força!

    ResponderEliminar
  2. o teu amor por ela vai superar tudo isso <3

    ResponderEliminar
  3. o teu amor por ela vai superar tudo isso <3

    ResponderEliminar
  4. força amora...ele está contigo...sempre...e sempre estará. está apenas perdido num turbilhao de acontecimentos que parece que ocorreram sem que ele desse conta...mas ele ama-te e isso nunca se perderá.

    ResponderEliminar
  5. Gostava de te poder oferecer conforto, no entanto esta é daquelas coisas que me ultrapassam, não sei o que dizer. :c

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente tambem sei bem o que isso é...a minha sogra sofre de demência e depois de uma periodo em que a doença estagnou agora voltou a manifestar-se...nao come, pesa 35 quilos, está com principio de anemia, deu lhe um AVC ligeiro que a obrigou a ficar internada no hospital...andamos sempre em sobressalto...felizmente durante o dia está num centro, bem cuidada e vigiada...a noite está lá o meu sogro..mas é muito triste quando se sofre deste tipo de doenças a nivel psicologico. Muita força maninha!

    ResponderEliminar
  7. Por mais que diga ou, neste caso, escreva, jamais será suficiente para atenuar a dor que sentes. É muito vermos a saúde daqueles que gostamos a deteriorar-se, no entanto tenho a certeza que o facto de poder contar com todo o amor e carinho o deixa imensamente feliz! Beijinho enorme* <3

    ResponderEliminar
  8. Tem força Marta..
    A minha avó também tinha Alzheimer e cada vez piorou mais, foi até ficar como um bébé novamente.
    Fugia e ligavam para a minha mãe para ela a ir procurar, fazia asneiras, tirava as roupas para fora dos roupeiros, às vezes rasgava, metia a cômoda atrás da porta do quarto, chamava mãe à filha, só dizia que queria ir para casa da mãe dela e era por isso que fugia.. insultava-nos porque na ideia dela tanto eramos amigos como inimigos. Acabou também por azar de ficar acamada, foi deixando de falar e comer...
    Não te estou a tentar assustar, depois de ler a tua história deu-me vontade de falar um pouca da minha...
    É muito triste ver uma pessoa esquecer-se da própria vida, o que eles recordam é o passado...
    E precisam do amor dos que os rodeiam, do carinho e do cuidado...
    A minha mãe fez tudo, cuidou dela da melhor forma que pôde e vê-la partir foi muito doloroso para ela.

    Força Marta... ele precisa da família mais do que nunca! Cuidou e é a vez de ser cuidado! Beijinho

    ResponderEliminar
  9. carta bonita, no entanto triste e com sensação de “perdida”... amiga, tou ctg, sempre que precisares, estarei aqui para te apoiar.. sei que a oferta não é muita mas é tudo o que tenho e te posso dar de melhor: a minha amizade.. força, muito amor e muita paciência <3

    ResponderEliminar
  10. triste :( qd se fala em avós pronto uma enorme tristeza apondera se de mim. uma longa historia a minha com as minhas avós :(

    ResponderEliminar
  11. Um texto lindo e sentido de muita dor de nao saber o que fazer para ajudar!
    Mas tens de ter muita força e cuidar dele com o mesmo amor e carinho com que ele cuidou de ti!
    E quando precisares de desabafar ou gritar estamos por aqui pra ti...

    ResponderEliminar
  12. Gostei, é nestas alturas da vida que o amor prevalece porque é verdadeiro.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!