Gastão

Hoje venho falar-vos do meu avô novamente. Sim, hoje foi o dia em que pela primeira vez tive que o vestir porque já não o consegue fazer sozinho. Surpreendentemente foi muito mais facil que imaginei.
O amor destroi barreiras, ideias preconcebidas e é capaz de tornar algo que sempre pensamos que não conseguiriamos fazer numa tarefa emotiva, que nos aproxima ainda mais da pessoa que tratamos.
Mas não estou aqui neste momento para vos falar na decadência da vida dele, mas no homem que sempre foi.
Podem continuar a ler que irão admirar-se.
O meu avô sempre foi louco por mulheres. Tenho uma tia fruto da adolescencia "agitada" do meu avô. Entretanto casou-se . E então? Pois, foi rapaz de nunca faltar com nada à familia mas de por o juizo da minha avó em frangalhos!
Sempre bem educado, de fato e gravata, foi "guarda livros" de varios Ministérios (uma especie de contabilista) .
Ainda antes de sabermos que ele estava doente, sempre que ia com eles a algum lado, dizia sempre que era meu pai e não meu avô, depois dizia-me baixinho "é para as meninas acharem que sou mais novo".
Na verdade foi meu pai sim. E é!
Toda a vida foi bem constituido. Não gordo. Mas "fortezinho". Adorava o seu cozido à Portuguesa na Mimosa em Caldas da Rainha.
Em cada festa, de Aniversário, Natal, Pascoa, obrigava-nos a "fazer uma saúde" e discursava dizendo sempre "E que para o ano que vem estejamos cá todos com saúde".
Viveu em Moçambique com os filhos e a minha avó durante 16 anos. Tiveram que voltar já na meia idade e recomeçar tudo de novo.
Nova cidade, nova casa.
Quando ele me diz que tem saudades da mãe e do irmão, tenho um desejo que quase me ultrapassa de tão grande que a eternidade seja real, e que um dia nos possamos todos encontrar, só para saber que ele poderá realizar o desejo de um dia destes ir ter com o irmão amado e a mãe saudosa.
Neste momento, vejo-o quase como um filho, por estranho que possa parecer. Fui "possuida" por essa sensação enquanto lhe vestia as calças e lhe toquei nos pés tão frageis, que me fizeram lembrar os do meu filho Santiago que tem 4 anos. Tudo o que eu quero é o bem dele. Que ele seja o mais feliz que alguem com esta doença sugadora de almas pode ser. A alma dele ainda lá está. Falta~lhe a energia.Falta-lhe as birras racionais, as conversas de pai para filha que agora só tem com o olhar. Um olhar tão grato, tão doce, que vou guardar gravado comigo sempre.
Que estas lágrimas sejam as ultimas que derramo enquanto puder tratar de ti.
Enquanto puder ter o teu olhar cansado mas sempre terno.
O ser humano habitua-se a tudo. Portanto agora que consigo ver tudo de uma forma mais de dentro do assunto, porem informada pelo médico e devidamente aconselhada, tenho novas forças e o choque inicial já passou.
Continuarei a lutar, a fazer o que me for possivel, com a leveza na alma de ter dito tudo em tempo real, a este homem maravilhoso, quanto o amo, admiro e lhe estou grata por tudo o que fez por mim.
Nos ultimos anos nada o fazia mais feliz que um postal escrito por mim, daqueles bem longos , que ele parava de ler a meio e dizia com lagimas nos olhos "tu és tramada... não consigo ler isto ao pé de ti" e abraçava-me e dava-me beijinhos.
Agora avô. não te escrevo mais postais... deixo-os aqui pelo blogue , precisas de outros mimos...
E pronto, lá levaram com mais um desabafo meu... 
Beijinhos

 post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

6 comentários

  1. Nós quando precisamos vamos buscar forças onde não pensava-mos poder existir.
    É natural que tivesses ficado em choque com a notícia, não é fácil saber que as pessoas que amamos estão doentes. Mas temos que lutar para que nada lhes falte.
    Força querida, vais precisar de muita. Se precisares de alguma coisa já sabes, não hesites em pedir, beijinhos grandes <3

    ResponderEliminar
  2. lindo marta... e triste ao mesmo tempo.. não consigo comentar mto.. tb eu tou emocionada neste momento.. as tuas palavras tocaram-me e levaram-me para memórias dolorosas...
    força <3
    és a melhor neta/filha que os teus avós podiam ter!

    ResponderEliminar
  3. Já o disse algumas vezes, mas volto a dizê-lo: Admiro-te imenso! És uma mulher com garra, com um coração do tamanho do Mundo! O teu avô, apesar do seu estado de saúde, sente todo o amor com que o presenteias diariamente. Sei que haverá dias que custam ainda mais que outros a suportar tudo isto, mas tu és um guerreira e serás capaz de vencer. Mantém-te firme e nunca percas a garra que tão bem te caracteriza. Tenho muito orgulho na pessoa maravilhosa que tu és, no amor com que falas do teu avô, dá gosto ler cada palavra! Um beijinho enorme para ti e outro para o teu avô* A família é, sem dúvida alguma, o nosso maior pilar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que quando leio estas palavras fico toda choramingas. Mas feliz. Obrigada pelo carinho. Estava mesmo a precisar.

      Eliminar
    2. E é feliz que eu te quero ver sempre, Martinha! Não agradeças, afinal a amizade não se agradece :) Também tu me dás todo o carinho do Mundo, é um prazer ter-te a fazer parte da minha vida! ♥

      Eliminar
  4. Beijinhos grandes linda...não consigo dizer grande coisa....as lembranças Às vezes sufoicam-nos e trazem lágrimas sorrateiras...vou ali e já venho ;) beijocas e xi-<3

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!