(IN)Seguranças

Não conheço mulher nenhuma, muito bonita ou não que seja o modelo perfeito da segurança.
Tentamos na generalidade mostrar que estamos sempre bem, no palco da vida, no topo, mas por vezes as coisas são bem diferentes. Tenho aprendido a viver em 4 mundos diferentes. Ás vezes em mais. 
Num Mundo sou a animadora, no outro posso ser eu, no outro sou a mãe e no outro sou a neta.Chega a ser confuso...e acabo por me esquecer de viver enquatro interpreto personagens de acordo com a minha personalidade que não demonstrem o cansaço e desgaste que ultimamente tenho sentido.
Não somos perfeitas. Lembro-me quando tinha o corpo perfeito, o cabelo perfeito, tudo perfeito,lembro-me de embirrar na altura que tinha os joelhos tortos. Vejo fotos da epoca e so reparo nas sobrancelhas  que sem serem nada de outro mundo não eram estilizadas e parece logo que eramos outra pessoa. Fico com pena de não ter a força de vontade nem o metabolismo que já tive
No entanto não me transtorna e até isso me assusta, já não me preocupar tanto com o que os outros pensam,
Chegamos ao ponto em que o nosso caminho é tão palmilhado, cada centimetro tão trabalhado que prendermo-nos com pormenores mesquinhos nos faz sentir pequenos e já nos habituamos a ser grandes.
De espirito.
Gostava muito de falar com a Ana Marta dos 15 anos, dos 20, dos 25 e dizer-lhe que devia aproveitar bem tudo. Aos 15 somos perseguidos por inseguranças enormes e se não temos estrutura familiar por trás somos os nossos piores inimigos
A imaturidade é intrinseca à adolescencia mas rouba-nos algumas coisas.
Todas as mulheres são bonitas sim. A unica beleza fundamental que conheço é a da alma. E é visivel!A olho nu!Vê-se nos actos! No sorriso mesmo que seja desdentado!Ou triste..
A vida não vale nada sem caridade, sem amor.
E quem não consegue por este amor acima de tudo, e eu não me refiro ao amor carnal, mas ao amor por tudo,pelo que se faz, pelo proximo, nas atitudes que temos, na vontade que temos de mudar, de sermos melhores a cada dia... então... envelhece para nada. Aliás, não envelhece, apodrece!
Faço um esforço imenso para a cada dia me tornar melhor pessoa. . E depois vejo quem não o faz. Quem esta sempre atento esperando o erro para aparecer e apontar o dedo. E penso... "misericordia..." 
E sorrio...
Há alguma coisa melhor que viver em Paz?De alma lavada?Mesmo que em guerras distantes gastem o nosso nome?Ninguem nem nada paga a minha Paz.
É só isso que preciso para dar aos meus. É apenas isso que terão de mim.
Porque só loucos gritam sozinhos... ou lutam sozinhos. 
Eu estou em paz.


Paulo escreveu aos coríntios:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens
e dos anjos, se não tiver amor,
serei como o bronze que soa, ou como
o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar
e conheça todos os mistérios e toda a ciência;
ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto
de transportar montanhas,
se não tive amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os
meus bens entre os pobres
e ainda que entregue meu próprio
corpo para ser queimado,
se não tiver amor,
nada disso me aproveitará.


O amor é paciente, é benigno,
o amor não arde em ciúmes,
não se ufana, não se ensoberbece,
não se conduz inconvenientemente,
não procura seus interesses,
não se exaspera,
não se ressente do mal;
não se alegra com a injustiça,
mas regozija-se com a verdade.


Tudo sobre, tudo crê, tudo espera,
tudo suporta.
O amor jamais acaba.
Mas, havendo profecias, desaparecerão;
havendo línguas, cessarão;
havendo ciência, passará.
Porque em parte conhecemos,
e em parte profetizamos.

Quando, porém, vier o que é perfeito,
o que então é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como um
menino, sentia como um menino.
Quando cheguei a ser homem,
desisti das coisas próprias de menino.
Porque agora vemos como em espelho,
obscuramente, e então veremos face a face;
agora conheço em parte, e então
conhecerei como sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a Fé,
a Esperança, e o Amor.
Estes três.
Porém, o maior deles é o Amor.” 

.post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

8 comentários

  1. Enquanto nos sentirmos bem com o que somos, o que os de fora dizem pouco importa. Seremos sempre inseguras, independentemente de sermos as pessoas portadoras da maior beleza ou não. Faz parte de nós sentirmo-nos inseguras em diversas situações. Só não deixes que te façam duvidar do teu valor, porque tu és, de facto, uma mulher incrível! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são os outros que nos fazem duvidar de nos proprios. Nunca;)

      Eliminar
  2. eu mesmo posso ver umas quantas coisas de que não gosto em mim e que me fazem insegura. Mas tu és linda Marta :)

    ResponderEliminar
  3. nao podia concordar mais...não há nada que pague a consciencia tranquila numa cabecinha pousada no travesseiro...inseguranças...tb as tenho. mas hoje sao bem menos, felizmente. já sou capaz de sair com muito mais firmeza, de nariz levantado, com mais autoestima. e sim, tb tento fazer de mim alguem melhor a cada dia. é um "work in progress", mas todos os dias sinto que estou mais perto do que pretendo atingir, como pessoa, como profissional, como mulher amada e como mulher com ambições...e é tao bom ter objetivos assim, que nos fazem crescer...

    ResponderEliminar
  4. Não há ninguém perfeito nem ninguém é um modelo a seguir...temos de ser nós próprios... do pouco que te conheço acho que és o amor em pessoa :) continua a ser como és Marta... beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu texto :) Uma mulher confiante de si, que gosta de si, tem a segurança e auto-estima para ser uma grande mulher :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. por mais que me tentem deitar abaixo ou derrubar me isso só me dá ainda mais força para seguir o meu caminho...porque o que não me deita abaixo só me fortalece ainda mais..ja passei por muitos dissabores nesta vida mas agradeço por ter passado por tudo porque isso fez a mulher que sou hoje..madura, segura, com uma auto.estima elevada, muito amor proprio, e muito amor e carinho no coraçao para repartir pelos meus...por aqueles que caminham ao meu lado e me seguram a mão quando precisam! Gosto muito de mim, com os meus defeitos e virtudes, e isso é o primeiro passo para conseguirmos triunfar e alcançar tudo o que desejamos. Agradeço cada lágrima derrada, cada desiludao sofrida, cada momento dificil passado, porque fez me ver quem sou e a força que tenho dentro de mim! Como costumo dizer ainda está para nascer quem me irá deitar abaixo....porque se me virem de joelhos será apenas para ajudar um amigo a levantar-se...e se cair logo me levanto...uma guerreira de luz é assim mesmo...esta é a minha missão na terra....muita paz, tranquilidade e amor para todas!!!

    ResponderEliminar
  7. Foi a 2ª leitura na celebração do meu Matrimónio.Esta leitura mexe comigo! E sem amor, nada somos! Beijocas grandes, SU.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!