Anti- manchas

A "moda" dos Anti-Manchas

agosto 11, 2014

E de repente, toda a gente usa ou quer desesperadamente um creme ou sérum anti-manchas.
A maior parte das meninas que me pede informação sobre anti manchas têm entre 16 a 25 anos. No máximo terão sardas...
Na minha opinião de leiga, não devemos "correr "toda a gente a anti- manchas , mas sim tentar educar desde cedo para uma utilização de protetor solar 12 meses por ano que previna o aparecimento das posteriores manchas.
O que se passa é que, neste momento e ao contrario de ha alguns anos atrás o mercado oferece inumeras opções para o problema manchas, que infelizmente NÃO as vai apagar, pode até atenuar, aclarar, trazer luminosidade à pele mas tornar o rosto branco como era em criança NUNCA e isso é preciso que tenhamos noção, cada vez que investimos num novo anti-manchas.
Considero oportuno, apartir dos 30 anos o uso de uma gama anti-manchas. Ou de um sérum.
Mas se se justificar! Antes dos 30, não me parece fazer qualquer sentido.
A ter em conta: Grande parte dos anti-manchas são formulados exatamente para peles MADURAS ou MUITO MADURAS ou seja 40/50 anos. Logo, são produtos com maior nivel de hidratação e é provavel que a menos que seja uma gama especifica com produtos diferentes para os diferentes tipos de pele (oleosa, mista , seca) são standartizados para peles secas. Podem ser produtos fabulosos, no entanto não serem compativeis ou confortaveis para peles mistas ou oleosas.
Outro ponto a ter em conta: Existem ainda muitos despigmentantes que não devem ser usados durante a altura do Verão, e deverão ser usados apenas como creme de noite, visto conterem acidos que poderão manchar ainda mais a pele e provocar reações inesperadas.
Meninas de 20 anos não precisam de anti-manchas, torno a dizer, e torna-se patético banalizarem o uso destes produtos.
Infelizmente tenho alguns anti-manchas porque agi com essa idade e mais cedo imprudentemente com a minha pele.
Fazia praia de manhã à noite, queria ficar "preta" , usava protector apenas nos primeiros dias. Agora tenho imensas manchas que ja foram sardas.
As efélides (sardas) são discromias (manchas) que fazem parte da minha  herança genética muito provavelmente.
E que se intensificaram com a negligencia e longos periodos de exposição ao sol.
Não vale de nada levar protetor solar e anti-manchas para a praia (foi a situação mais ridicula que já vi e me fez escrever este post)
Se eu me quiser livrar o mais possivel das manchas terei de fazer um peeling quimico, que ja me foi proposto pelo dermatologista.
Todos os anos (desde há mais de 5 anos penso eu) que vou ao médico para ser vista da cabeça aos pés por causa de um susto que apanhei por causa de uns sinais , resultantes de excesso solar e que me obrigaram a estar anos sem praia. Mesmo agora já tendo luz verde para ir à praia morro de medo. 
Gostava muito que este post vos pudesse assustar um bocadinho, que se apercebessem que respeitar o horario aconselhado não é suficiente para todos. Que o Sol que apanham na praia é o mesmo que apanham na esplanada a 10 metros. Logo o protetor é o mesmo.
Resguardem-se. Anti-manchas não é protetor, nem borracha.
Atenua. Ilumina. 
E se não tiveres manchas, usa um creme apropriado para o teu tipo de pele ou idade. 
Problemas não podem ser moda.


 post signature

You Might Also Like

11 comentários

  1. eu tenho sardas e realmente cada ano aparecem mais e mais ,tambem sou um distraida quanto ao uso de protector solar.
    agora anti manchas ja usei depois da gravidez de victoria mas nao resolveu nada . ja para a minha mae com 64 anos fez milagres :)
    bjxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas tu ja tiveste bebes!!!! agora peles lisas usar porque esta na moda?entao agora vamos fazer todos quimio porque esta na moda???

      Eliminar
    2. Ai que horror Marta, quimio?!?! LOOOL

      Eliminar
    3. As pessoas são estupidas.BURRAS. Não vejo outra explicação. Mas tão burras que dão produtos por dar, sem explicar para que servem a pessoas que pedem por pedir, por materialismo puro. Se eu nao tenho calos não vou usar produtos para os calos, O cumulo é levar para a praia um serum anti manchas e um protetor solar. Mas fazer o que se a iletrada sou eu.
      Ter para dizer que se tem. Porque toda a gente fala em anti manchas por isso deve ser uma coisa boa.

      Eliminar
  2. Tens toda a razão no que diz respeito ao protetor...eu uso 365 dias por ano fator 50 no rosto e desde que me lembro de ser gente.Mesmo assim, desde que comecei a tomar a pilula por volta dos 20 anos fiquei com melasma nessa altura, daí que faça tratamentos ocasionais (que duram cerca de um ano, ano e meio) desde essa altura. Agora retomei a tratamentos inibidores de produção de melanina, mas tenho que esperar varios meses para se começar a notar, mas pronto, já sei que é assim mesmo :)

    ResponderEliminar
  3. Ah! A grande maioria dos produtos inibidores de melanina devem ser usados apenas a noite....montes d egente tb não refere isso...a pele fica demasiadamente exposta ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. E o mais grave é que falas com as representantes das marcas e MENTEM TE porque a maioria nem sabe. "nao tem problema nenhum, pode usar durante o dia" O unico que usei e tinha proteçao solar foi o da eisenberg tinha protetor 50 e era ao mesmo tempo creme de dia da gama anti manchas. Ah e a mesoestetic que tem uma formadora que é excelente e te explica tudo ao pormenor. De resto a Bioderma fiz com apoio do meu Derma NÃO RESULTOU, nem nenhum outro resultará a menos que seja feito de forma como dizes, e eu nao tenho paciencia para tanto, Grande parte das marcas faz acreditar num facilitismo que não existe! Com a eisenberg notas logo uma luminosidade em poucas aplicações. Mas melhores resultados requerem varias embalagens.

      Eliminar
  4. Eu tenho 37 anos e cresci na praia praticamente,nunca usei protetores nem nada...agora resguardo-me o mais possivel do sol e de á cerca de 6 anos para ca fiquei com manchas castanhas no rosto ,nas macas do rosto e testa ,houve uma altura que isto ficou muito mal,agora esta um bocadinho melhor...mas atenção tenho 37 anos e ja tenho 3 filhos!!!! agora esta moda das miudas e uma parvoice,vao para a praia a 1 da tarde depois querem anti-manchas...tenham mas é juizo e cuidem-se..

    ResponderEliminar
  5. Eu até aos 20, 21 nunca tive sardas até começarem-me a aparecer, (puxo a minha mãe disso) no nariz, nas orelhas, na parte mais acima das bochechas.. Até as acho engraçadas, mas tenho sempre muito cuidado com o sol e ponho sempre bastante protector, base e cremes que ponha na pele também têm sempre um factor de protecção..

    ResponderEliminar
  6. Eu uso o protetor solar com hidratante durante todo o ano !! Nada de anti manchas !!

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho manchinhas das borbulhas.. e é algo muito chato.. e nada resolve.
    Não quero ficar usando varios produtos, mas tbm não quero ficar com manchas.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!