Eterno iô-iô humano

Há dois anos atrás estava com o corpo e o peso perfeito. Pelo menos eu pensava que sim. Tinha acabado de perder 30 kgs, frequentava o ginásio, tinha uma vida saudável, vestia um 38 que para o meu 1,75 de altura era aceitável.
Outro ano se passou e , mesmo sem grandes cuidados, com mais ou menos regularidade, mantendo as idas ao ginásio por gosto, uma vida activa, mantive-me igual. Pensava eu, que, finalmente me tinha largado o karma estupido dos 30 a mais 30 a menos que me perseguem desde os 22 anos (mais ou menos).
Nunca fiz nenhuma dieta que funcionasse. Sempre engordei e emagreci por compulsão alimentar, sedentarismo, tentei varias dietistas mas não existe nada mais forte que a nossa força de vontade e eu, sou do contra, quando me mandam "não comer" eu não aceito.
Quero sempre resultados instantaneos e não aceito restrições deste alimento ou meias medidas daquele.
Há em mim um mecânismo muito estranho que simplesmente deixa de ter apetite nestas situações em que me sinto um "ogre" e em pouquissimo tempo chego ao peso ou forma que quero . Obviamente que não é saudável. Mas eu nasci com o grave defeito da teimosia, que ja me resultou numa hernia no estomago (estes io-iôs) que terei de tratar o resto da vida.
Foi então no ano passado, quando o Santiago, o meu filho mais novo teve que parar literalmente de andar e deixar de frequentar a escolinha que voltei ao sedentarismo. E com isso veio uma frustração enorme de me ter que fechar entre quatro paredes. Passei o inverno a cerelac e bolos " escondida" convosco no facebook e no blog.
Faria o mesmo de novo apenas pelo que ganhei com o blog. Nada é por acaso. O blog veio preencher o imenso vazio de ter que estar em casa tanto tempo.
Mas...já não uso o 38.
E não fui capaz de comprar um par de calças desde então.
Entrei em negação .
Foi tanto o esforço para voltar às minhas Salsa preferidas e mais, poder comprar novas ainda com um numero mais baixo! E agora ficar sem respirar nas maiores. mas servem... 
Pensava eu que o numero maior que a Salsa tinha era o 40. E nunca me dirigi à Salsa, para não ter que passar pela gorda que fica a olhar para o que não lhe serve.
Há pouco falei com uma grande amiga que me disse " Estas parva? As minhas são o 48!"
Pronto... emparveci... 48???Não. Podem respirar fundo. Não uso o 48 ! Mas já usei o 52! Felizmente  uso bem menos. Ainda assim queria estar no meu 38!
Fui à Salsa. Saí de lá com dois pares de calças que me encheram a alma. Primeiro porque com elas sinto-me "pessoa" e depois que me fazem aceitar o corpo que tenho ( e pareço mais longa e estreita) . ABENÇOADO PAI QUE ERA ALTO E QUERIDOS GENES QUE ME FIZERAM GIGANTE!!!
Portanto, em vez de negarmos o corpo que temos por nos sentirmos mais gordas, ou mais magras porque tambem acontece, e vestirmos roupas que acabam por nos fazer parecer mais  insatisfeitas connosco e com isso , a nossa insatisfação, insegurança da o reflexo de uma mulher menos bonita, aceitemo-nos como somos. Compremos roupas que nos servem agora. Eu estive à espera que as roupas me servissem. Fiz alguma coisa para isso? Nada. Então, primeiro visto-me. Agora sinto-me capaz de mandar no Mundo e ir à luta!
Felizmente que as mulheres são bonitas de todas as formas. Basta amarem-se. Cuidarem-se.
Não ficarem à espera que ninguem o faça por elas.

Hora da preguiça ir embora e começar a luta de novo!

 post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

6 comentários

  1. Eh lá és 2 cm mais alta que eu.. mas também não visto o 38 (é o que dá anca de parideira looool)
    Uma pessoa tem que estar bem com o nosso corpo.. Se existe algo que nos incomoda mudamos.. Mas sempre por nós.. Nada de fazer só plo que os outros acham..

    ResponderEliminar
  2. O problema de muitas nos infelizmente, eu sempre fui gordinha na primario e no secundario mas pronto gozavam comigo normal ja era de esperar, qd começei a namorar com 18 anos pesava 68 kilos e tenho 1.56, tao a ver ne? :( sempre gostei de comer de tudo sou uma gulosa, mas ano me gostava de ver como era 68 kilos era mt para a minha altura. Passaram 5 anos o meu namoro acabou(ele pos a andar) entrei numa grande tristeza mesmo perdi mt peso cheguei a pesar 55kg. Depois la me endireitei, mas sempre com gula de doces de vez enquando, o meu problema era anca, ainda é mas mt menos :) depois voltei aos a ganhar peso 58.... e ja nao me gostava de ver como estava.... resolvi mudar em maio fiz tratamento natur house e agora estou bem :) peso 53 perdi liquidos volume e os meus pneus estao aceitaveis :) gosto de me ver vestida agora com certa roupa, agora sim posso sorrir um pouco mais :)

    ResponderEliminar
  3. 1º temos de gostar de nós!!! Também sou a dita cheinha, já fui mais magra mas derivado a um problema de saúde engordei uns valentes 12 kilos e execício fisico não posso fazer quase nada e o que posso teria de ter PT. Sempre fui cheínha e claro está gostava de ter muito menos peso e dái?? Aceito-me assim...óbvio que não compro claças em certas lojas dado que o 44 é muito mais pequeno que o 44 normal comum. Mas pronto! Tenho curvas e gosto de usar roupa que eu me sinta bem nela. Sou muito prática....depois de ter a minha bébé tornei-me mais desportiva derivado a ter que andar com ela e com o meu problema de saúde andar confortável é meio caminho andado para o bem estar! Até aos 23 anos altura em que surgiu o meu problema andei sempre desde os meus 16 anos de salto alto fosse para onde fosse! Tenho imensos sapatos que agora não me servem, a minha irmã que é modelo olha para eles com tristeza pois são grandes tamanho 40/41 e diz ela "Tu andavas com isto todos os dias?" aliás na escola era já uma coquete ehheeh 16 anos e usar o que usava! Agora estou muito diferente, mas gosto de mim assim! Aprendi a aceitar-me assim, já fiz dietas durante imenso tempo. Fui desportista até aos 16 a vida muda! Posso dizer que eu com 65/70 kilos fico feia, encovada e magra...sou Mulher de Curvas e quê? quem não gosta não olha! E claro está também gulosa o suficiente! :-)

    ResponderEliminar
  4. Eu tive um inicio de anorexia ha 6 anos atrás.Passei de 67 kilos para 48 kilos em pouco mais de 3 meses e tenho 1,66.Foi dos tempos mais felizes e infelizes da minha vida (???)Tive que ser tratada.Agora estou com excesso de peso e ganhei ainda mais 5 kilos nas ultimas semanas.Como tenho uma rotula que sai do joelho quando aumento muito de peso ando cheia de medo que ela salte.bah.

    ResponderEliminar
  5. Olha que eu também já não entro na Salsa há mais de 12 anos porque a última vez que lá entrei passei uma vergonha enorme, não tinha números para mim e eu nem sequer era o que se pode chamar de gorda. agora sim, estou gorda. Agora que têm números para pessoas normais posso voltar a entrar lá. Ainda bem. :) Se não fosses tu não voltaria a olhar para lá tão depressa...

    ResponderEliminar
  6. Nada como nos sentirmos bem nas roupas que vestimos...és uma inspiração!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!