Diário de uma neta

Hoje levamos o avô ao Campus Neurológico Sénior.  Uma Clínica referência em toda a Europa a nível da doença de Alzheimer, com internamento, consulta externa.
O primeiro detalhe que me chamou a atenção foi a calma que se sente assim que entramos no Centro. Todas as vezes que imaginei o Céu , imaginei algo assim.Amplo, de tons claros , a fazer lembrar uma mansão de decor minimalista e clean.
O avô, que sofre de alzheimer...um alzheimer de uma evolução invulgarmente rápida segundo a médica apercebeu -se do conforto e bem estar e comentou connosco.
Até eu me atrevi a pensar que se um dia precisasse gostaria de acabar os meus dias dignamente num sitio assim.
É óbvio que ali na zona de consultas não se veem idosos. Que cada consulta custa no mínimo 150 euros.
Doi-me pensar que existem tantos doentes necessitados a precisar deste tipo de apoio especializado e enfrentam filas e listas de espera e são atendidos por médicos de família e não por especialistas que fazem investigação atira da doença e estpão a par do mais eficaz para retardar o descalabro neurológico que transforma o cérebro humano.
NEstes sítios o tempo não se mede. O paciente é atendido calmamente.Toda a família fala. O avô entrou comigo e com o meu marido. Disse que morava com a mãe ALda Pereira de Lemos. Que não via a esposa há 30 anos. Esqueceu-se do nome da avô. Perguntou à médica se ela sabia o que era um anjo da guarda.
E depois apontou para mim e para o meu marido. "São eles. Eu tenho dois anjos da guarda. Sou um homem com muita sorte! São eles que tratam de mim!
"
Na altura nem liguei.  Mas confesso que foi provavelmente a frase mais bonita que me disseram na vida. O homem que me amou a vida inteira.
E ama!
"É a Ana Marta, a minha neta"
"Ela é minha!"
Claro que sou...
Até que lhe perguntam quem é o neto de sangue. Eu ou o meu marido... está tudo estragado...
"O meu neto é o Luis... a Ana é mas é diferente"
Desde que casamos, muito antes do avô adoecer, que vi uma admiração mútua naqueles dois.
O avô descobriu no Luis um filho e o Luis no avô um pai.
A doença do avô, apesar da avançada idade matou-nos por dentro. O avô era o nosso pilar. Era onde eu desabafava.Fazia birrinha e queixinhas. Dizia-me sempre que o que eu escolhesse estava bem. Que só importava a minha felicidade. Um visionário.
Escrevia cartas de amor e oferecia flores à avó no aniversário e dia dos namorados.
De repente...adoece...e obriga-me a tomar conta do Mundo. Da avó, dos meninos e de mim. Sempre foi tarefa tua avô...sempre.

post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

12 comentários

  1. Até me arrepiei ao ler o texto...lindo, mt lindo, bj ao teu grande avô e ao seu anjo da guarda ;)

    ResponderEliminar
  2. É uma doença muito triste, e implacavel,muita força e muita fé..

    ResponderEliminar
  3. Quando temos pessoas que nos são tão queridas a sofrer, ficamos felizes quando pelo menos conseguimos que sejam bem tratados, que encontrem alguma paz e que sejam tratados com a devida atenção e cuidados. O teu avô tem um orgulho imenso em ti! As ideias podem não estar tão lúcidas como estiveram em tempos, mas o coração continua o mesmo e nele tu continuas a ser a menina dele, a neta que ele ama incondicionalmente. E hás-de ser, para o resto da vida, a menina dos olhos dele. O amor com que o presenteias, ele sente e tenho a certeza que fica imensamente feliz por ser tão acarinhado. Cada vez tenho mais orgulho na grande mulher que és, na força que tens para levares o barco a bom porto. És uma grande mulher, Martinha, és mesmo! Um beijinho enorme* <3

    ResponderEliminar
  4. Já sabemos que ele tem a graça de ter uma neta como você.
    Embora muitos precisem, e a dor que sentimos ao perceber isso, temos que ajudá-los, não podemos cruzar os braços. E o primeiro passo já foi dado, você esta conscientizando pessoas com essa sua postagem.
    Está de parabéns Marta!
    Dá uma passadinha no meu blog quando puder: Sexo, Fraldas e Rock'n Roll
    Bjs ***

    ResponderEliminar
  5. Na minha familia nao tenho ng ainda com essa doença que dever ser terrivel mesmo, eu sei que é. Mas tb o caso que tenho aqui nao é bom.... Cancro (meu avô) ja foi operado a dois, em dezembro outro :( prefiro nem falar ......

    ResponderEliminar
  6. Que lindo *.*
    Demonstra um grande carinho e união com o seu avô... Espero que tenha muita força para enfrentar todos os problemas que esta doença infelizmente acarreta... Força!

    ResponderEliminar
  7. Realmente o amor de avô/avó neta é muito forte em alguns casos... No meu caso também é assim... Quando temos notícias destas temos que ter forças. No meu caso ele foi o primeiro a fazê-lo... Força! Beijo ;)

    ResponderEliminar
  8. Os papéis inverteram-se e agora tens um grande desafio. É a tua vez de cuidar, de amar...Deixo-te uma passagem que sempre me ficou na memória, da bíblia: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. Não é orgulhoso. Não maltrata, não procura os seus próprios interesses, não é arrogante, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas rejubila-se com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (Passagem Bíblica- I Co 13. 4 - 7)

    ResponderEliminar
  9. O Marta, já te tinha lido noutras alturas a falar do teu avô, é muito lindo o teu amor por ele, é tão bom cuidarmos dos nossos velhinhos. Um beijinho grande no coração

    ResponderEliminar
  10. Arrepiei-me toda ao ler este texto....perdi o meu avô, o meu pilar à menos de 4 meses, sei do que falas, e agora não sou capaz de dizer mais nada, porque já estou com as lágrimas a escorrerem. Lindos estes sentimentos entre avós e netos.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  11. Ao ler isto encheu me o coração :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!