o abraço

Pensa no homem mais duro do Mundo.
Seguro de si,bem formado. Inteligente.Muito à frente do seu tempo. A vida tornou-o tolerante, maleável, atencioso. Dos seus 86 anos , começou a trabalhar aos 11 .E , mesmo depois de se reformar fez Irs da familia, sempre se manteve activo.
Adorava ir a Caldas da Rainha, ao Parque, primeiro com as netas , e mais tarde com os bisnetos.
Chegamos a levá-lo a Peniche, terra de onde era natural.Para ver o mar, da Nau dos Corvos no Cabo Carvoeiro.
Este homem, que viveu cerca de 16 anos em Moçambique com a familia, é meu avô.
Na realidade é meu pai. Criou- me e sempre me tratou como filha, especialmente apartir que o seu filho faleceu, aos meus 15 anos e me acolheram.
Sempre teve a certeza da minha inteligencia. Chorava a ler os meus textos, postais, cartas. Por mais prendas que lhe oferecesse o que o fazia vibrar e suspirar eram os envelopes que guardava religiosamente .
Nas alturas em que me faltou a força para continuar, foram as palavras dele que me deram alento para continuar. Tudo o que ele dizia era facto. É o homem mais sábio e inteligente que conheci.
Valores, principios. O seu maior principio , a familia, a honestidade, sinceridade, frontalidade.
Ensinou-me que o melhor que podemos  comprar são viagens. São momentos que levamos connosco.
Que o maior bem é a familia. Os filhos.Os netos.
O Alzheimer "apanhou-o" no inicio do ano.
Tem sido horrivel.
Ele entende que está muito doente. Abraça-  se muito a nós. Pensa que o meu marido é o meu pai. E olha para mim e chora a dizer que sabe que sou dele mas não se lembra do meu nome.
Para mim não é grave. O meu nome não interessa.Interessa o abraço sentido que me dá. O amor que sente. Impressiona-me a gratidão que mostra sentir por nós.
Eu é que agradeço cada dia que tenho estas demonstrações de carinho da parte dele.Parece  uma criança.
Está na hora de começar a acreditar em Deus.E que lá em cima o espera a mãe, o irmão e o meu pai.
"Toma conta da avó Ana...ela só te tem a ti, és a menina dela"
Tomo sim avô...



Talvez...se pedir com muita força...não tenha que ser já...
acima de tudo que não haja sofrimento.
Não estou preparada para isto.
post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

10 comentários

  1. Penso que nestas alturas não á as palavras certas para se dizer,pois só quem vive o problema que é esta doença o sabe..é triste ver as pessoas que tanto amamos assim..eu não me esquecerei do seu avô e de si nas minhas orações..muita força

    ResponderEliminar
  2. Oh meu anjo!! Gostava de te dizer que vai correr tudo bem, que os pequenos não vão sentir-se afectados, que a dor passa com o tempo, que quando te lembrares irás só sorrir e lembrar-te dos bons momentos.. Mas por mais que pintemos o mundo cor de rosa sabemos que a vida vai puxar-nos para a realidade... Aproveita cada minuto, cada segundo que tens. Guarda na memoria. Vai doer, o mundo vai parar, vais ficar sem um pouco de ti mas lembra-te sempre que ele quer o melhor para ti, que dês o teu melhor e que não desistas, não pares de viver.. Perdi o pai no inicio deste ano e ainda dói, não sei quando irá parar de doer e há dias em que apetece-me desistir de tudo e me dá um desespero profundo. Mas paro e penso, não é assim que ele me quer ver, ele amava a vida e tudo que ela englobava, dizia que os desastres constrói-nos como seres humanos.. Tenho que viver e andar para a frente por mim e por ele. Absorve tudo, mesmo que ele não saiba quem és, mesmo que conte as mesmas historias vezes e vezes sem conta (o meu avô fazia muito isso antes de partir), mesmo que ele olhe para ti de olhar vazio, sorri-lhe, diz que gostas muito dele. Dói mas as coisas compõe-se.. eles dão-nos força para isso.. Beijo minha querida, aqui sempre =)

    ResponderEliminar
  3. Opahh :/ O Alzheimer é mesmo uma doença devastadora, triste :( nunca se está preparado para uma coisa assim :(

    Muita força Marta ! Um beijo e um abraço bem grande :)

    ResponderEliminar
  4. É mt difícil qd chega a hora em q começamos a vê-los mt debilitados, c vontade de desistir deste mundo...há alturas em q se é egoísta e não queremos q nos deixem, mas há outras alturas em q nos apercebemos q realmente é o q tem de ser e será melhor...vivi isto bem de perto c a minha avó, foi tudo mt rápido, mas c mt sofrimento, agora ela já não sofre e nós tb não sofremos c isso...só mesmo c a saudade ♥

    ResponderEliminar
  5. Ai Martinha, até chorei pá :( um abraço e um beijo enorme ♥♥♥

    ResponderEliminar
  6. Era bom poder dizer-te que as coisas vão melhorar, que é só uma fase mas não vale a pena. Porque eu sei que não é e porque tu o sabes também. O Alzheimer roubou-me o meu pai, como sabes. Roubou-lhe o conhecimento, a autonomia, o orgulho, as memórias mas não nos roubou o amor. Não me roubou o que guardei na minha memória e no meu coração. Diz-lhe que o amas, quanto o amas, diz-lhe que estás bem e que serás sempre dele as vezes que quiseres, puderes e precisares. Isso o Alzheimer nunca te vai roubar.

    ResponderEliminar
  7. não que seja importante, não é, mas fizeste-me chorar... apesar de felizmente não saber o que é passar por essa dor tu tens o dom da palavra e dos sentidos e consegues captar os momentos e descrevê-los de forma a que pareça ser eu a estar nos teus pés...
    sinceramente não sei o que dizer... o que tenho vindo a dizer até agora é desejar-te muita força e que demonstres sempre à tua família que é muito amada por ti e por todos, SEMPRE.
    o bem mais valioso que podemos dar a alguém é o nosso reconhecimento, amor e compreensão e isso, tenho a certeza, que todos sentem =)
    a tua família é linda e muito unida! agarra-te a quem te ama, e essa pessoa nunca te deixará, mesmo que suba até ao encontro dos anjinhos <3

    lenny

    ResponderEliminar
  8. Um beijinho ♥ e muita força. O meu avô tem demência e também custa muito...Para além de outras complicações que já nos fizeram pensar que era o último dia. O coração dele está muito fraquinho, depois de 2 enfartes e 1 trombose. Resta-nos ajudá-lo, para que ele viva da melhor maneira possível. Assim fazes tu pelo teu. Mulher corajosa! Bjs, SU.

    ResponderEliminar
  9. oh família linda <3 é tão bom ver os teus meninos junto do avô, deve ser mt bom para ele sentir o calor dos netos em momentos difíceis e fases complicadas. os netos dão mt força aos avós. Gostava tanto de ter as minhas avós comigo :( mas sei que as duas estão a olhar por mim la em cima. e eu qd Deus quiser irei ter com elas para abraça las muito <3 <3

    ResponderEliminar
  10. Já conheci algumas pessoas com alzheimer e não há palavras, só te posso desejar muita força. Um beijinho grande

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!