A adoção

Tive que pegar nesta imagem do Correio da Manhã, para dar o mote a este post.
Adoção.
É um assunto bem mais "pesado "que se pensa.
Adotar uma criança, não é o mesmo que adotar um animal.É bastante mais trabalhoso, exige amor, dedicação e uma tolerância imensa.
Conheço vários casais que não podem ter filhos biológicos  . Após muitos anos de reflexão e tentativas goradas, iniciaram as buscas em orfanatos. Outros, receberam as crianças de familias que não as queriam, literalmente.
No nosso país ha um aconselhamento, as assistentes tornam bem claro que é muito mais facil adotar crianças apartir dos 6 anos. Mais facil ainda se não houver preferencias de raça. Toda a gente sonha com o bébé lourinho de olho claro.
A realidade é diferente. Os bébés que existem são na sua maioria doentes, carentes, tristes. Recusados, abusados. Negros, mestiços, ou, não. A miséria não tem raça.
Escolheram então, algumas das familias que conheço, crianças mais velhas.
Que já tinham passado fome, sido vitima de violência e abusos.
As histórias são quase todas iguais.
Meses depois dessas crianças terem novo lar, já haviam olhares perdidos, de cansaço. Queixas em frente às crianças.

Quero evitar criticar as pessoas que adotaram. Tiveram atos de amor. Continuam com as crianças.

Mas, talvez a adoção não seja mesmo para todos.
As crianças não são gatos a quem mudamos a areia da caixa e enchemos o prato.
Dão uma trabalheira enorme. O dia todo e TODA A VIDA.
Mas, o amor que nos oferecem é compensador. Cada conquista , cada  vitória deles é nossa. São uma extensão de nós mesmos.
Assim que começam a fazer parte da nossa vida... o nosso tempo é alugado por eles. Que nos pagam cada vez que sorriem de contentamento, ou simplesmente dormem descansados...
Adotar , não é colocar uma criança na nossa casa. É traze-la para a nossa vida. Convida-la a protagonizar o nosso Mundo. Deixa-la brilhar como estrela principal, e temos que ter estofo para tal.

A todos os que adotam, adotaram ou pensam em adotar, o meu respeito e admiração. Se eu puder, com idade ainda permitida, adotarei.
Existem muitas crianças a precisar que lhes realizemos os seus sonhos e não de ser o sonho que idealizamos. Elas não teem que corresponder a expectativas. São crianças com passado, a precisar de familias de afeto.Para sempre.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

3 comentários

  1. Engraçado, se sai-se da passarinha da mulher também trocavam o próprio filho por não o conseguirem aturar?!! Só porque esta criança não saiu deles e não esteve desde bebé com eles não merece o mesmo respeito?!! Mal adoptam não se torna filha?!! Filha de amor, de carinho, da família, que importa o sangue?! É o que fez birra no supermercado, não quis vestir os vestidinhos de boneca??!! Tens razão só adopta quem tiver mentalidade pa isso, quem tiver coragem de ultrapassar todas as barreiras e ver aquela criança como sua.. Elas já tem um passado difícil, não precisam de gente armada em finos a achar que filho é brinquedo pa mostrar na rua e aos amigos para lhes dar cabo da cabeça, abandonar uma criança que já passou por isso.. sim senhor, tem tudo pa ser uns pais uihhhh

    ResponderEliminar
  2. Pode chocar o que vou dizer,mas quando ouço casos que fulana não pode ter filhos anda a tentar a um horror de tempo...eu penso para mim ,certamente a vida traçou outros planos para esta pessoa e não passa por ser mãe,não pode é porque não tem que ser...e aqui está a prova disso ,existem pessoas que não nasceram mesmo para ser pais,não sabem como sê-lo...Deus sabe o que faz e quando normalmente vamos contra essa força e tentamos fazer de outra maneira acaba por correr mal,e acabam por sofrer inocentes!

    ResponderEliminar
  3. Adorei o texto. Concordo que nem todas as pessoas nasceram para ser pais. Por um motivo simples, rápido e generalizado: há pessoas más e há pessoas boas. Não penso que isso passe por poder ter ou não ter filhos. Sei que os casais que não os podem ter vivem um sofrimento profundo e partem à procura de todas as soluções, inclusive a adopção. Mas não são só eles. Há pessoas que podem tê-los. E, independentemente de terem filhos ou não, ,adoptam de qualquer modo. Porque quando há amor para dar, não há limites.
    "Adotar , não é colocar uma criança na nossa casa. É traze-la para a nossa vida. Convida-la a protagonizar o nosso Mundo. Deixa-la brilhar como estrela principal, e temos que ter estofo para tal." - foi exactamente o que a minha mãe fez comigo.

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!