Passou num sopro

Tinha 15 anos e era o dia do meu aniversário. 29 de Maio de 1992.
Desloquei-me ao hospital com a mãe à hora de almoço.
Desde os 9 anos que a nossa vida era assim. Os hospitais eram a nossa segunda casa. Nunca receei hospitais como a maioria das pessoas. São me infelizmente familiares.
Fiquei com um nó na garganta quando a auxiliar me entregou num saquinho de plástico pequeno os teus valores. O relógio que adoravas, a aliança.
"- Vai agora de ambulância para Lisboa, já não aguenta mais... é muito sofrimento..."
Consegui trocar olhares contigo enquanto te transportavam para a ambulância.
Já não conseguias falar. Nem tentaste.
Desististe. Sempre foram enormes as dores.
Todos os doentes , vitimas de doenças prolongadas fatais, se resignaram. Menos tu, meu Heroi Maior. Acreditaste até perder a voz. Até te ler nos olhos e tu puderes ler nos meus que não queria que sofresses mais.
Ouvir um pai com pouco mais de trinta anos implorar pela vida , muda-nos para sempre. Corta-nos as entranhas. Esventra-nos. Rouba-nos a fé no infinito.
Foi ali a nossa despedida consciente. Voltaria a estar contigo antes de partires, dois dias depois.
O teu ultimo olhar, foi entre o triste e o vazio. Cheio de lágrimas. Talvez me me quisesses dar os parabens. Talvez dizer adeus.
Não pai. Nunca passa.
Nunca deixaste de cá estar. Nunca chegaste realmente a ir embora.
Provavelmente, chorarei em todas as vesperas de aniversario da minha vida.
Pai nenhum devia morrer aos 36 anos.
Estamos quase no dia 29 de Maio... e eu já não tenho os 15. Mas quase 38.
E recordo-te tanto.

Oxalá que exista Céu. Para que estejas bem, sem dores. Feliz.

Nada mais me interessa.






Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

23 comentários

  1. Muito bonito Marta :) Sem dúvida que é algo que marca e que nunca se esquece! um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Daniela... não é bonito. É infinitamente triste e sombrio. Beijinho.

      Eliminar
  2. Fizeste-me chorar agora com este texto...levaste-me à "despedida" que fiz com o meu irmão que tinha apenas 21 anos...Marta...cada vez me identifico mais contigo! Também nenhum irmão deveria partir deste mundo com 21 anos e com tanto sofrimento em cima! <3 Apesar de tudo...Parabéns minha linda, que faças muitos mais com essa força e energia. Essa mulher fantástica que és, pois tenho a certeza que o teu pai tem um orgulho enorme em ti. Um grande beijo e que o dia seja como mereces...um grande dia para uma grande mulher. Parabéns minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Vamos voltar a vê-los minha flor vais ver!! beijinhos e um abraço bem apertadinhooooooo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tonta. Tu não acreditas nisso.

      Eliminar
    2. Tonta. Tu não acreditas nisso.

      Eliminar
    3. Nestas alturas quando chega estas datas, se não pensar que vou vê-lo nem que seja noutra vida, quase que desespero!! É pa me manter sã no meio de tanta loucura!!

      Eliminar
  4. Não quero imaginar a dor de perder o meu pai...Abracinho forte <3 <3 Estou aqui sempre que precisares!!

    ResponderEliminar
  5. Meu pai tb morreu novo,tinha 42 anos....sofreu tanto!!!!! Tb desistiu,tenho essa certeza dentro de mim....eu era a menina do papá, e nessa altura,quando eu o ia visitar ao hospital,assim que eu me chegava á sua beira,ainda ele estava em coma,as maquinas começavam a apitar,ele ficava agitado,acredito que sentisse a minha presença....Força Marta....nunca se esquece,as saudades agudizam se mas temos de seguir....beijinho

    ResponderEliminar
  6. para mim amanhã vai ser um dia difícil, porque irá fazer 5 anos que o meu avô faleceu. ele era um dos meus heróis e e juntamente com a minha avó, foram os meus pais de criação. ele estava doente com um avc à 16 anos. e na ultima semana da vida dele a saúde dele agravou-se: descobriu-se que era cardíaco e que estava anémico. acabou por falecer subitamente nos braços da minha avó. foi um choque para nós. e faz-nos falta

    ResponderEliminar
  7. Um beijinho querida Marta. E força para continuar nesta caminhada da vida onde perdemos e ganhamos.. Mas a perda de que mais amamamos irá acompanhar-nos a cada passo.

    ResponderEliminar
  8. P.S: Parabéns. Que a vida te sorria da forma que desejares.

    ResponderEliminar
  9. Nossa Marta uma pena que tenha passado por isso tão jovem, mas que os deuses te deem sempre forças para continuar.

    ResponderEliminar
  10. Caramba Marta.....
    São 8 da manhã e já chorei. É muito dificil crescer sem o meu pai. E sei que sentes o mesmo rm relação ao teu.
    Mas amo o de todo o coração e sei da mesma forma que ele está comigo e um dia irei voltar a vê lo.
    Beijinho e um feliz aniversário.

    ResponderEliminar
  11. Pode ser uma memória dolorosa, mas sabes que ele aguentou até ao teu aniversário, para te ver, para seres a ultima memória boa que ele levaria consigo para sempre, fazem falta sempre, mas sabes que foste uma das melhores partes da vida dele. ;) Ele está sempre contigo, porque ninguem parte completamente. Abraço, sabes que aqui tens sempre pelo menos um abraço [].

    ResponderEliminar
  12. Olá Marta.Eu também perdi o meu pai, quando ele tinha 45, eu tinha 24 anos. Nesse dia o chão saiu de baixo dos meus pés, por momentos senti-me partida na essência mais pura da minha alma. Nesse dia abriu_se um buraco no coração, que mesmo com o tempo não sarou. Eu tinha uma ligação tão forte com ele, bastava olhar-os nos olhos para saber o que o outro estava a pensar. Mesmo que já tenham passado 6 anos essa ausência, ainda me corta a pele. O meu pai para mim era\ é o grande amor da minha vida.
    http://afarmaciajaponesa.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!