As mulheres

Não é fácil ser mulher.
É fácil parece-lo talvez. Rodeadas de tudo aquilo que supostamente  aumenta o nosso imenso poder e auto estima como roupas bonitas, sapatos , acessórios, cosméticos, joias , cabelos e pele bem cuidados, corpos revestidos de acordo com as formas a valorizar o melhor que há em nós, e o sorriso no olhar e nos lábios, claro está.
Mas ser mulher é lutar a cada dia contra monstros invisiveis. Os que povoam as nossas mentes e os que quem não está bem com a vida nos inflinge, com acusações , comentários pouco elogiosos e atitudes que nos confundem.
Dizia-me há pouco uma jovem que um homem de quem gostou muito sentia vergonha dela, e nunca a assumiu em publico. Nem em discotecas, bares ou outros sitios que frequentassem.
Como somos ingénuas e cruéis para nós próprias . Somos capazes de carregar por anos este sentimento de rejeição.
O mesmo homem pode até ter casado depois com uma senhora que nada deva à beleza. E , pergunta a jovem que se lamentava o porquê da vergonha que tinha dela ?
Vergonha, ele nunca teve. Nunca a assumiu apenas para continuar solteiro e disponivel aos olhos de todos( e principalmente de todas).
Somos de uma crueldade enorme connosco. O processo de crescimento não é fácil. As crianças e os adolescentes não são ensinados a respeitarem-se mutuamente e à minima diferença de opinião atacam com uma ofensa fisica.
Até os adultos o fazem.
Quantas obesas apontam o dedo a outras em tom de escarnio porque têm excesso de peso? Quantas mulheres frustradas criticam outras porque usam o delineador mais grosso ou fino e fazem disso noticia apenas porque a vida alheia é o seu modo de vida, não sabem subir , não têm criatividade e dizer mal "pega bem"?
Mas até isso passa. E se ontem a minima critica entristecia, amanhã aprenderemos a aceitar cada tentativa de malvadez como prova que pessoas cuja existencia desconhecemos como admiração.
É preciso admirar muito alguem para acompanhar tudo o que essa pessoa faz.
Ser mulher é ter consciencia que existem mulheres-irmãs , que não sendo da nossa familia nos dão a mão, choram connosco, ouvem-nos quando desesperamos. Desesperam e enfurecem-se também.
Ser mulher é ter momentos de "partir a louça toda". De esquecer a idade que temos. Se temos rugas ou ridulas. Se já somos mães ou ficamos para tias. Mas rir muito. Dizer coisas sem sentido. Para nos sentirmos leves. Tão mais leves. Porque partilhamos. Desfragmentamos.
Ser mulher é adoecer com cada perda emocional. Ter tantos "falecidos" quantos ex namorados. Confesso que apesar de nunca me ter referido assim a nenhum adoro o termo e rio muito com a seriedade que o dizem.
Ser mulher é fazer planos e sonhar, tendo a certeza que o Universo nos trocará as voltas e nada sairá como planeado.
Que o Amor seja eterno enquanto dure. Pode ser um dia ou uma vida inteira, só não nos coloquem prazos nem limites, porque para nós isso é o fim imediato.
Ser mulher é dizer "que horror!" Com ar enojado e olhos brilhantes quando avistamos um homem bonito. As mulheres gostam de VER  homens bonitos. Só ver. Nada mais. Até porque a perfeição chateia.
Ser mulher é ser mãe, e filha , e esposa, e irmã, e neta, e sobrinha , até de quem não temos qualquer ligação de sangue.
Ser mulher deveria ser um privilégio. E nunca uma cruz. Nós geramos seres dentro de nós. Carregamos vidas. Amamos incondicionalmente.
Merecemos respeito. Choramos em silencio. Morremos por dentro. Vezes sem conta.
As mulheres querem igualdade.
Eu queria que as mulheres fossem muito mais protegidas.
Anualmente morrem em Portugal dezenas de mulheres vitimas de violencia doméstica.
Protejam-nos.
Não somos fracas. Mas nem sempre temos voz. Sejamos todos a voz das mulheres.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

Obrigada pelo teu comentário!