Se és homem... deves ler

Assim que alguem sabe que estamos no fim de uma relação , começam as apostas. Como se de uma corrida de cavalos se tratasse, aparecem amigos a apresentar outros amigos, amigas que "conheço a pessoa ideal para ti, deve ser ótimo na cama", pessoas que pensavas tratarem-se de amigos começam a esticar-se, ao mesmo tempo aparecem amigos "protetores" garantindo que não podemos cair "noutra", como se quase uma década de casamento fosse um pequeno precalço, um pneu que furou na auto estrada e que se substitui por outro qualquer ( a nosso ver) , e que para não cairmos em tal erro devemos ser protegidas, aprender a "voar sozinhas" e, depois quem sabe , de coração tranquilo e curado albergarmos um amor que nos aparecerá à data certa. Porque, para essas pessoas , a vida é uma pauta musical. Sincopada de forma harmoniosa de forma a tudo fazer sentido.
Faz-me lembrar os planos que os adultos têm para nós quando somos crianças.
"A minha filha vai estudar, concluir os estudos, formar-se , arranjar um bom emprego, casar com um bom partido e ter filhos, será feliz para sempre."
Uma especie de conto de fadas dos tempos modernos.
Tenho a certeza que algumas pessoas cumpriram esta profecia paternal. Eu não fui uma delas. Por falta de meios, de apoio, e porque não teve que ser assim.
Bom, ainda assim, e sentindo-me ainda jovem, com dois filhos , não sinto vontade de ir a correr à procura de ninguem, embora já me tenha apercebido por parte dos homens com quem falo que existem ( nas suas cabeças brilhantes) dois tipos de mulheres depois de se divorciarem:
- As que precisam de sexo para se curarem. Porque o que lhes falta é sexo.
- E as que procuram alguem para substituir o ex-marido.
Não costumo explicar os meus "porque sins " e "porque nãos", mas , como tenho a certeza que mais mulheres pensam como eu, venho esclarecer alguns iluminados.
As mulheres gostam de sexo, obviamente. Mas o sexo não cura. Após algo que nos magoa e obviamente fragiliza como um processo de divorcio as mulheres ou, pelo menos eu vejo assim, precisam de um reset nas suas vidas.
Contrariamente ao que é imposto por sociedade não vejo uma mulher que deixa de ser casada como uma divorciada, mas como uma mulher solteira. Livre.
E essa liberdade deve ser plena, dar-lhe terreno para que concretize tudo aquilo que o "finado" não gostava, tolerava, e ela desejava muito. Seja subir à Torre Eiffel, comprar uma Birkin da Hermès , sair à noite com as amigas, fumar um charro, vestir mini -saia , maquilhar-se, fazer uma plástica, ir aos saldos a Nova Iorque, reatar amizades antigas, voltar a falar com os amigos homens que não podia, passar a noite com uma garrafa de vinho à lareira a ler um livro... tanta, tanta coisa.
Voltar a ser mulher na sua plenitude! Seja a Hermès original ou da Feira de Carcavelos! Mimar-se! "Para que é que perdemos tempo a ir ao ginásio?"
Cada segundo gasto connosco é em nosso beneficio. É ganho. Nunca perdido.
É por isso que, antes de me vir a tornar "predadora sexual"( se algum dia o chegar a ser) tenho milhões de outras prioridades.
"Caçar um homem para substituir outro" parece-me ser a pior ideia de sempre.
Não sou de caçar ninguem. Pode um sitio estar cheio de homens e mulheres, e eu serei aquela que ainda que estejam todos a olhar para mim vou achar que estou com rimel na bochecha ou com o batom borrado. Não se trata de insegurança. É bom senso. E alguma experiencia de vida que me ensinou que as pessoas se cativam, conquistam com o tempo. Gosto de pessoas firmes e decididas. Que tenham atitude. Que saibam exatamente o que não querem. E o que eu não quero é um homem mudo, sem tema de conversa, que me deixe na duvida se é estupido ou timido, se é ordinário ou brincalhão, se é stalker ou simplesmente esta apaixonado.
Sempre fui frontal, embora complexa. Apaixono-me muito mais depressa por palavras do que por rostos bonitos ou abdomens trabalhados. Sim, tive sorte de ter namorados bonitos. Cedo percebi que o nivel de canalhice era semelhante a existir, portanto, tenho queda por olhares onde me encontro e sorrisos onde me perco.
O sexo é sem duvida muito importante quando existe um relacionamento. Mas, não é tudo. E aí está o busilis da questão. As mulheres querem o pacote completo.
Passeios de mãos dadas, abraços, beijos ao adormecer, festinhas no cabelo, mimos até dizermos com ar enjoado :" Larga-meeee"
Cumplicidade, gargalhadas, se os gostos musicais são comuns ou não? Desde que gostem de musica...
Na verdade, tudo o que não queremos é um substituto para algo que não resultou.
Portanto homens, nada temam de uma mulher divorciada. Nunca vos obrigará a ser o que não são, e com sorte, desaparecera das vossas vidas assim que se aperceber que no vosso espolio de "virtudes" existe uma que coincida com a do ex.
Estamos entendidos?

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

21 comentários

  1. Gosto muito dos teus "pequenos" mas grandes textos que me dizem muito.
    Se me permitir de um conselho, não te deixes levar por paixões vorazes, vive-as sim, porque é bom e o sexo faz bem.
    Quando encontrares o homem ideal, vais saber que é esse, mas não faças do sofrimento que tiveste com este prioridade, mas nunca o esqueças, porque graças a ele te tornas-te mais madura, mais mulher e mais mãe.
    Ainda vais ser muito feliz um nha querida.💞💞💖💖

    ResponderEliminar
  2. Adorei Martinha, adorei mesmo... Vou partilhar acho que todos os homens deviam de ler isto

    ResponderEliminar
  3. Isto também serve para algumas mulheres!!! Oh mulheri vive, liberta-te, dá-te ao mundo e quem quiser buzinar que buzine pa outra freguesia!! Sê tu, vive, brinca, ri, mergulha na vida, sem restringimentos, sem medos!! Beijocas xuxu! (e homens, tende juízo e não fazeis figuras sim!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh , existem bons homens. A sociedade é ainda preconceituosa e está mal formatada. Beijo.

      Eliminar
  4. Este texto inspira-me, não sou divorciada mas consegui-me colocar no lugar de alguém que acabou de se divorciar, consegui sentir a pressão que por vezes a sociedade exerce nas mulheres e consegui perceber ainda que és uma GRANDE mulher e que ainda vais ser uma escritora muito famosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Rita. Escritora sou aqui. Quanto a fama, ultimamente quem escreve livros precisa apenas de dinheiro para os lançar e de uma editora que acredite minimamente neles. Como sou apenas a Ana Marta e não tenho essa verba disponivel , nem qualquer cunha será dificil . Fica o sonho. Um grande beijinho.

      Eliminar
  5. Adoro ler estes teus textos! Dizem sempre tanto...
    E muita força nesta nova fase da tua vida. És linda e tens uns filhos lindos! Tens tudo para se feliz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem querida Sónia, são aqueles que mais gosto tenho em escrever. Beijo enorme.

      Eliminar
  6. Sou homem e não escreveria melhor um estado de espírito tão liberto de grilhões como tu. Um dia de cada vez porque o sol nasce todos os dia (já me diziam a mim quando gaito). Faz todo o sentido. Olhar recto e sorridente. Parabéns pela tua afirmação como mulher livre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro desconhecido, agradeço muito as tuas palavras. Obrigada.

      Eliminar
  7. ".....E essa liberdade deve ser plena, dar-lhe terreno para que concretize tudo aquilo que o "finado" não gostava, tolerava, e ela desejava muito. Seja subir à Torre Eiffel, comprar uma Birkin da Hermès , sair à noite com as amigas, fumar um charro, vestir mini -saia , maquilhar-se, fazer uma plástica, ir aos saldos a Nova Iorque, reatar amizades antigas, voltar a falar com os amigos homens que não podia, passar a noite com uma garrafa de vinho à lareira a ler um livro... tanta, tanta coisa"........" .

    Descreves um relacionamento "podre"


    Tolerancia & liberdade:.........devemos ser tolerantes com seu parceiro sempre que a atitude ou o comportamento sejam honestos (relacao pressupoe honestidade)

    Cada membro do casal tem direito a ter seus momentos de independencia e intimidade, de desenvolver os seus projetos, gostos ou fantasias sem se sentir limitado pelo outro.

    Mesmo que pareca o contrario, controlar ou querer estar sempre com ele/a ou proibir de fazer certas coisas simplesmente por inseguranca é o pior que podemos fazer......anular o outro jamais!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É interessante que tenha retido a "podridão" do relacionamento agarrando-se a situações que num casal passam por ser concessões. Tolerancias. Deixamos de fazer determinadas coisas porque pensamos nós ter alguem que nos porporciona uma infinidade de outras situações que o estado "solteiro" não oferece. O que está aqui em causa é a forma como a mulher divorciada é vista de forma preconceituosa na sociedade. É o facto de fazer acreditar que existe ( muita) vida após um casamento em que as incompatibilidades falaram mais alto.
      Ninguem proibe ninguem, mas é comum que seja por filhos, por trabalho ou falta de disposição acabemos por deixar passar muita coisa. Esta é a forma que eu vejo. Nunca fui controladora. Falei de forma muito mais generalista que pessoal, referindo apenas questões como a privacidade no meu casamento e o facto de não o ter exposto na blogosfera por saber que iriam "chover" comentarios desnecessarios dando a cara de alguem que não decidiu envergar pelo mundo blogosferico ( como eu).

      Eliminar
  8. Adorei este texto. Haja alguém que tenha a coragem de falar das coisas de que ninguém fala...

    ResponderEliminar
  9. este texto está divina,,, do melhor, tenho de partilhar!!
    beijinhos
    http://belezademulheremae.bogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Tantas verdades que dizes e que muitas de nós só ousamos pensar...Ai miúda tu és linda,sê feliz!

    ResponderEliminar
  11. Martinha és uma grande MULHER! Que possas gozar dessa "condição" de forma plena e que esta nova etapa te traga felicidade e paz! Beijo especial

    ResponderEliminar
  12. miga muito saudável e humana és tu, que apesar de tudo ainda equacionas uma hipótese de felicidade ao pé de alguém, eu costumo dizer ,um dia que me veja livre ,never more!!!
    apesar de ter uma personalidade mansa detesto ser contrariada, típico daqueles que pouco estrabuxam, mas cabeças duras como os cornos...
    que alcances a paz, é provável que demore, a magoa ,não desaparece fácil não, beijinhos linda, e muita força!

    ResponderEliminar
  13. Lindo texto, so verdades, gostei muito! Beijo grande linda!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!