Dores Menstruais? Isso passa!

Ouvi isto durante toda a adolescência. Desde os 13 anos que foi um martirio. Vomitava, desmaiava, passava oito dias a esvair-me em sangue . Cheguei a ficar internada algumas vezes por dores fortissimas, enxaquecas, lembro -me que eram os piores dias da minha vida .Muito parecidos com as contrações que tive para ter filhos.
"Isso passa um dia que cases" - dizia a avó.
Traduzindo, assim que o "aparelho " começar a funcionar, desaparecem -te as dores do demo.
Nunca desapareceram. Dois filhos depois, com 38 anos, fresca que nem uma alface. Tão fresca que a menstruação me considera adolescente e todos os meses me "estraga " uma semana. Não há como ficar ofendida com piadas de TPM, as hormonas e o ciclo menstrual afectam mesmo o nosso comportamento e disposição. Para piorar dou-me péssimamente com pilulas e todo o  tipo de hormonas que me poderiam ajudar neste sentido .
Na minha ultima visita à ginecologista em que me queixava disto mesmo , ela riu e disse que ainda tenho pelo menos mais 20 anos de vida fértil pela frente.
20 anos???? Dez...no máximo... espero.
Se bem que a avaliar pelo resto da familia é provavel que a médica esteja certa.
Não há medicamento algum no mercado que tenha resultado comigo. Alivia a dor, mas nenhum me faz ter um mês inteiro normal, ao nivel dos anuncios de pensos higienicos e tampões.
Sou só eu que passo isto?

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

10 comentários

  1. Eu sofro com tantas cólicas,até depois da menstruação. Espero que passe logo hehe!

    Amor,escrevi um texto no blog,vem ver?
    http://www.espacoteenblog.com/2015/11/eu-tambem-posso-mudar.html
    Beijos ;*

    ResponderEliminar
  2. Como eu entendo!! Também ainda estou para descobrir a receita milagrosa!!

    ResponderEliminar
  3. Passa??!! Nós somos uma criatura aihhh jasus.. anda-se uma semana antes com um humor de merda! Nos primeiros 3 dias da maré vermelha andamos umas melosas, chora-se por tudo e por nada. A meio já estou capaz de matar até o periquito por fazer "piu!", no fim sinto-me mais exorcizada que a Emily Rose!! Para não falar das dores, de estar inchada que nem um chouriço, de dar-me raiva de me tocarem e pior querer engolir tudo armada em Augustus Gloop!!! E quando tudo passa vem-me a mente "ahh não foi assim tão mau!", até aparecer de novo "Afinal ainda esta pior que a ultima vez"!! Passa??? Disseram-me aos 11 (pensei que estava a esvaziar-me) "Deixa lá, estas com umas dores de que te parece que vai sair um alien ai de dentro, com o tempo passa, quando fores mais velha já nem sentes!" Pá p.... Mentira!! Uma semana de dores em que tenho que ficar em posições de yoga só para ter um minutito de alivio, sangue a dar com pau (dava para fazer arroz de cabidela para umas 30 pessoas por dia!!) e com uma vontade hormonal de comer o chocolate do Mundo todo!! E quando me queixo a medica diz "Isso é bom sinal, esta fresquinha e bem fértil!!" -_- Que bom!!!

    ResponderEliminar
  4. Antes, durante e depois - sou dessas!!
    Sofri muitooo até mais ou menos os meus 18 anos. Mas agora acho que já é o normal, ou seja, doi mas nada de mais.
    Tentava de tudo, bolsas de agua quente, medicamentos, coisas naturais e nada.
    Resumindo, sofria e pronto.
    Mas acho sinceramente que deve haver alguma coisa que te possa ajudar, tens de pedir a ajuda certa. Boa sorte linda.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  5. Como eu te entendo!!! Ja somos duas, tambem sofro imenso com o periudo, foi assim na adolescencia e ainda depois de 2 filhos e com quase 37 e nada mudou. Tambem ja fui parar ao hospital varias vezes por causa de perder tanto sangue ate fiquei com o ferro muito baixo... enfim... nao e nada facil. Tambem sou muito fertil! :)

    ResponderEliminar
  6. Olá princesa como te entendo, sempre foi o meu martírio mas de tantos desmaios e dores e dias completamente horríveis, lá descobri que grande parte era resultado dos miomas que tive, removi os benditos, hoje já são menos as dores mas temos de aguentar😘😘😘

    ResponderEliminar
  7. Eu também detesto essa malfadada semana. Ás vezes as dores são tão grandes que só me sinto bem deitada e sem me mexer. Acontece-me muito também andar a chorar por tudo e por nada dias antes, a tão famosa TPM. Ah e a fome meu deus a fome.

    ResponderEliminar
  8. Sofro exactamente do mesmo mal. Desmaiava com as dores ao ponto de não puder ir a lado nenhum! É horrível. A verdade é que a pílula contribui para aliviar mas não elimina, de todo, as dores, o desconforto, o mau estar e a falta de paciência para que essa semana passe a voar!

    ResponderEliminar
  9. Desde os 13 anos que sofria tambem. A mesma conversa do casamento, depois era quando tiveres filhos e por ai fora..
    Mas sem querer fazer publicidade e ja fazendo, comecei em Maio a beber o Gel da planta Aloe Vera e desde Junho deste ano que nao sei o que sao essas dores todas que me massacraram a vida inteira...Hoje com 38 anos ando aqui e as vezes nem dou conta de que ele esta a chegar...e ja me tinha rendido pois o meu segundo dia era tao mau que nem andar eu conseguia e cheguei a faltar ao trabalho por diversas vezes...
    Entendo a todas e olha espero que encontrem algo que funcione so nao deixem de procurar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Eu nunca sofri com dores menstruais mas posso contar a minha história. Recentemente (há cerca de 2 anos para cá) comecei a ter dores fortíssimas pelo menos nos dois primeiros dias da menstruação. Em 2014, quando tinha 23 anos, desenvolveu-se um "coágulo de sangue" no meu útero e tive que tomar uns comprimidos abortivos para limpar isto tudo, na altura não soube o que era e o porquê de se ter desenvolvido. O ano passado foi-me diagnosticado adenomiose, que nunca percebi bem o que era, mas as dores menstruais continuaram e pelos vistas seria disso, pois provoca contracções no útero. Mas este ano comecei a sentir umas pontadas e um peso no ventre constante. Fui ao médico e pelo o que a ginecologista me disse apareceu-me uma massa com 8cm no interior do ovário direito que ao que tudo indica poderá ser um endometromioma (só com o resultado da RM é que vou ter a certeza). Ela disse que é provável que eu não tenha adenomiose mas sim endometriose e isso seja a causa dos meus desconfortos, das dores fortes durante a menstruação e etc.. Resultado continuo com dores fortíssimas uma vez por mês, em princípio vou ter que retirar o que seja que está aqui através de cirurgia, e depois disso as dores vão continuar, pois esta é uma condição que não tem cura e por vezes muito difícil de diagnosticar quando não aparecem estas massas anexiais relevantes.
    No entanto há mulheres que não têm nada e têm dores nas mesma. O corpo da mulher é muito complexo! O importante é ir sempre ao ginecologista e procurar sempre várias opiniões, às vezes uns não encontram nada e outros dão logo com o problema.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!