Sou branca, e depois?

Faço parte do grupo das "cara-pálidas".
Quando era criança apanhei alguns escaldões daqueles que me roubaram noites de sono, protetores solares não abundavam em casa , nem os pais e avós estavam conscientes para os perigos da exposição solar.
A adolescência, essa foi passada entre amigas pálidas, outras de cor média e outras bastante escuras, que atingiam o bronzeado perfeito sem esforço .
Com a idade e informação, apercebi-me que era muito mais saudável evitar a exposição solar no rosto, proteger-me dos raios solares todo o ano usando proteção e mantenho todo o ano a pele branca por vontade minha.
No entanto, e apesar de todos estarmos conscientes para a realidade dos problemas que as peles mais claras podem estar sujeitas devido ao Sol, é recorrente apanharmos os mais diversos comentarios por parte dos viciados em "bronze".
"Ficas lixivia todo o ano?"
"Estás tão branca, será doença?"
" Tens uma cor estranha"
"Devias apanhar Sol"
Sim, uso o tom mais claro de base. E sim, já tive 38 anos para me habituar a este tom de pele. Aprendi a gostar tanto que não consigo ver-me de base laranja só para ter um "tonzinho".
Assumo a minha ( falta de) cor.
No máximo fico rosada, ou com sardas, mas recuso-me a sacrificar a saúde da minha pele ou a envelhece-la precocemente para ficar com um tom que não é o meu.
É tão aborrecido dizerem sempre a mesma coisa como se ser branca fosse uma doença ou algo de outro Mundo...

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

13 comentários

  1. Eu também sou muito branquinha e já tentei ficar bronzeada e perdi noites de sono por causa da pele ardida. Hoje em dia não perco meu tempo e paciência com pessoas que me chamam de cara pálida e muito mais. Por morar no Rio de Janeiro, Brasil, algumas pessoas me olham estranhamento, mas não me importo. Sou branquinha sim! E me aceitei do jeito que sou. Até fiz um vídeo no meu canal sobre isso e está bem engraçado...rs
    Beijinhos

    Aqui está o vídeo caso queira assistir:
    https://www.youtube.com/watch?v=u7WAvnbCVh8

    ResponderEliminar
  2. Estou no mesmo grupo, e após vários e terríveis escaldoes, aprendi que ser cara pálida e tudo de bommm <3

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Marta.
    Sou como tu: branca. A minha pele é toda assim e houve fases da vida em que não gostava, precisamente por tantos comentários menos agradáveis e porque achava bonito ser mais morena.
    Mas realmente a idade faz-nos aceitar o que somos e como somos e hoje gosto imenso de ter a pele clara e (muitas) sardas.
    Por acaso, ainda ontem comentei isso mesmo com a minha filhota.
    Beijocas e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na adolescência queremos mesmo ser morenas... depois passa.Beijinho.

      Eliminar
  4. me too tb sou branca as vezes meio amarelada e ouço os mais variados comentários!

    ResponderEliminar
  5. É mesmo verdade!! Tou sempre a ouvir que devia apanhar um bocado de sol, estás com ar de doente, ai estás tão pálida! Sim sou branca e gosto assim! A saúde está primeiro! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu também sou muito branca e confesso que me faz bastante confusão ouvir os comentários desagradáveis das pessoas. No Verão até costumo evitar vestidos ou saias por causa disso. Houve uma altura que esse complexo me passou mas depois num verão na praia ouvi tantos comentários desagradáveis que deixei de querer expor as pernas sem meias por exemplo

    ResponderEliminar
  7. Oh e o que é que as pessoas têm haver com isso! Sou branquinha, quando tentava ficar morena tinha de ter 2 meses de praia dias seguidos. Vezes em que ficava mais estilo lagosta que morenaça! Porra desisto, prefiro uma pele saudável do que andar a correr para o hospital com manchas no corpo!! Os raios solares estão cada vez mais perigosos e vejo pouca gente a querer saber disso, pior!! vejo pessoas a por óleo de bebé em vez de protector solar!! O queeeee??!! E crianças ao lado sem camisa ou chapéu! -_- Sou fantasminha, e depois??!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!