Assumo as minhas Sardas...

As Sardas, minhas eternas companheiras , são causadas pelo aumento de melanina na pele. A melanina é o nome que se dá ao pigmento que dá cor à pele. Estão presentes em pessoas ruivas e com fototipos muito claros ( I e II). As efélides ( sardas) têm também uma  predisposição genética, se bem que , na familia só eu e a minha irmã as temos, e eu nesta quantidade brutal que podem ver nas fotos.
Se todos nos devemos proteger do Sol, quem tem efelides deve usar sempre protetor solar, 12 meses por ano, prevenindo assim o envelhecimento da pele precoce e doenças graves como o melanoma. Os tratamentos aclaradores e despigmentantes podem ajudar a atenuar mas a tendência é a que com a idade e exposição ao Sol , consequente oxidação exista um aumento de sardas e até formação de manchas.
Este ano, decidi assumir as minhas, protejo-as o mais possivel , mas deixei de esconder, assumindo a diferença. Afinal, as mulheres com sardas têm "milhões de pontos a seu favor".
Assume-te, e protege a tua pele!


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

3 comentários

  1. As Sardas são lindas!
    A minha mãe é muito branca e só tem cor porque tem muitas sardas, eu sou morena e tenho sardas também =P Pouco comum em morenas... mas adoro!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!