O que "esconde " um livro?

Nasci em 1977. Embora os países árabes fossem conhecidos já na altura pelos seus conflitos , não me recordo de existirem receios a Ocidente de terrorismo. Falava- se no Muro de Berlim, das ameaças da ex URSS e das suas ogivas nucleares , problemas que se passavam entre os EUA e outras grandes potências.
Voltamos a 2016 e, os muçulmanos foram "convertidos" ( com o perdão da palavra) a terroristas pelo Mundo inteiro, após o atentado do 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos da América e posteriores actos reinvindicados pelas jihads.
O Mundo inteiro adoptou uma nova postura para com aqueles que professam uma religião, os procedimentos de segurança foram alterados, e, um simples saco deixado ao abandono em qualquer espaço público é o suficiente para parar uma cidade, fechar estabelecimentos e acionar departamentos e brigadas anti-explosivos.
Há um medo coletivo e muitos foram (e são) os que adoptaram um ódio sem precedentes a todos os islamitas, muçulmanos, árabes ou aos que envergam vestes que cubram a cabeça e rosto, independentemente de se tratarem de homens ou mulheres, há um sentimento que nos faz ver esses crentes de Alá como assassinos, suicidas .
Esta é a "verdade " fácil. A que satisfaz quem não procura saber mais.
Teresa de Almeida e Silva é a autora de " Islão, e Fundamentalismo Islâmico das Origens ao Século XXI".
Nesta obra, encontra de forma simplificada, interessante e explicita, a história das raizes do islamismo, a religião que tem 1/6 dos crentes do Mundo inteiro.
De Alá, o Criador ao Profeta Maomé, o Louvado,  passando pelas diferentes ramificações do Islão, focando os seus pilares, a sua evolução até ao fundamentalismo de Matriz Islâmica.
Um livro que esclarece as ideias preconcebidas e apresenta de forma clara os seus alicerces .
O fulcral é que não se julguem os muçulmanos como terroristas quando apenas uma ínfima fatia tem parte no horror a que ligamos a religião árabe.
Tal como em tudo é o fanatismo ( extremismo) e outras questões pertinentemente abordadas nesta obra que originam estas situações.
Da Pactor Editora.
Imperdível.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

5 comentários

  1. Hoje, mais que nunca, é fundamental estarmos mais informados acerca das realidades que mais clivagens causam na nossa sociedade. A informação é uma arma importantíssima no combate a ódios infundados. Não dia ser mais oportuna esta leitura :)

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Marta!
    Comecei a investigar estas matérias em 1999, nas "vésperas" do 9/11. Quando aquilo aconteceu, foi, para mim, fácil identificar os autores e os motivos. Quando decidi escrever o livro, fi-lo precisamente com o intuito de esclarecer as ideias preconcebidas que se têm acerca da religião islâmica e dos seus seguidores. Nos dias que correram, dominados pela globalização, é importantíssimo sabermos distinguir os verdadeiros crentes daqueles que dizem agir em nome de um Deus. Se não o fizermos, nós próprios somos apanhados nas teias do fanatismo.
    Obrigada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a sua visita, tão importante para mim e acima de tudo esta obra oportuna, posso dizer-lhe que recebi vários agradecimentos pelo post por parte de membros da comunidade muçulmana. Mérito seu. Beijinho!

      Eliminar
    2. Eu é que agradeço a sua visita, tão importante para mim e acima de tudo esta obra oportuna, posso dizer-lhe que recebi vários agradecimentos pelo post por parte de membros da comunidade muçulmana. Mérito seu. Beijinho!

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!