O Sonho de um outro Henrique

" O Henrique decidiu deixar- nos.
 Foi escolha dele."
Foi desta forma, que fui abordada pela mãe de um menino de 19 anos que, coincidentemente tem o mesmo nome que o meu filho mais velho.
Não é apenas o nome que têm em comum.
Tal como o meu filho, o Henrique de Melo Parise tinha perturbação do espectro de autismo, num grau leve, síndrome de Asperger.
Inteligentes, anti sociais, protetores, detentores de um sentido de humor capaz de chocar os mais sensíveis.
Ele sabia que era diferente. Sentia-o.
Por experiência própria, pelo que vejo no meu filho, estas crianças consideram as suas vidas e a própria sociedade onde estão inseridas, aborrecidas, monótonas.
Não entendem a nossa forma de pensar, até porque têm uma inteligência muito superior à dos comuns mortais.
Por vezes parecem desprovidos de emoções. Parece que nada exterior os afecta. Já as suas mentes são um mistério para nós. Complexas, curiosas, sedentas de informação e totalmente viciadas em desafios. Necessitam de estímulos que tenham a mesma "velocidade" dos seus pensamentos.


Quando partiu, o Henrique de Melo Parise fez um pedido.
Perfeitamente consciente da sua
" diferença", da incompreensão por parte da sociedade, das portas que se fecham perante um diagnóstico do que muitos consideram uma " doença", e eu vejo como uma diferença, inteligencia acima da média e falta de tacto social, que jamais seria impeditivo em qualquer cargo profissional desde que significasse um desafio para ele.

Mas, há pouca informação. O autismo é confundido com um atraso mental,quando a maioria dos autistas " sofre" precisamente do oposto. São pessoas demasiado racionais. Pouco emotivas.

O Henrique de Melo Parise não queria flores, não pretendia homenagens póstumas,mas deixou clara a intenção que a sua passagem na terra não fosse em vão.

Pediu ajuda para a consciêncialização dos problemas da mentais.

" O Homem é o único animal, para quem a sua existência é um problema que ele próprio terá de resolver"

Estas foram as últimas palavras do Henrique, na data  em que escolheu deixar este Mundo, há poucos dias, 23 de Dezembro de 2017.


Henrique de Melo Parise , sabe mais sobre o seu projeto aqui.

www.henriquedemeloparise.org















Please, please 

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!