Discriminação


O ser humano discrimina e age motivado por preconceitos, por natureza, porque não conhece o outro e porque acha que é o detentor da verdade absoluta (em relação a qualquer tema, seja social, político ou religioso).
 Quando, de facto, se permite a conhecer o outro, apercebe-se que, afinal, não são muito diferentes. Percebe que também o outro se acha detentor da verdade absoluta, a qual é semelhante à sua verdade.
Curioso não?
Haveria muito a falar sobre as diferenças raciais, a forma como as diferentes etnias são formadas com base em crenças totalmente diferentes, formas de lidar com a vida.
Basta pensar que na China se abatem cães para consumo, e nós, ocidentais arrepiarmo-nos com isso, uma vez que temos os animais como companheiros de vida. Como amigos fieis.
Basta pensar que existem tribos onde são comuns os casamentos de anciões com crianças, ou actos impensáveis para nós como a mutilação genital.


Mas nós, que vivemos tão sossegados neste cantinho do Mundo podiamos ser bem mais tolerantes com quem nos rodeia.
É porque é preto, porque é brasileiro, porque é gorda, porque é gago, porque é cego, porque é pobre, porque é doente, porque é cigano, porque tem o cabelo comprido , tatuagens no corpo todo, tem muitos piercings. É porque apesar de ter um trabalho semelhante ao nosso não o faz como nós fariamos, e temo-nos como detentores da verdade absoluta, portanto é um incompetente ridiculo, e se formos mulheres ainda acrescentamos que é feia, vive de favores, provavelmente passa fome, casou porque o gajo era rico etc.
Afinal, o que sabemos nós da vida dos outros para que os julguemos impunemente? 
Acima de tudo é patético. 
Cada um de nós tem os principios que adoptou como seus. Por mais que falem de mim, vou ignorar. Na maior parte das vezes não passam de attention whores, desesperados por protagonismo. Então, estou habituada aos boatos, ao diz que disse, e tudo mais.
Mas há situações que não consigo tolerar.
 Não suporto que gozem com crianças, que sejam preconceituosos com pessoas doentes.
Quando o meu pai adoeceu, com Lupus, há mais de 30 anos as pessoas afastavam-se dele. “ Ah deve ser SIDA”. Felizmente, hoje em dia as pessoas não fogem sequer de quem tenha SIDA ,quanto mais de um doente de lupus do qual não há nenhum risco de contágio.
A doença matou-o. Ainda assim houveram imensos pais que proibiram os filhos de brincar comigo porque o meu pai era doente. Isto sim, é doentio.
Discriminação racial então acho inconcebivel. Desde quando é que a melanina influencia o nosso carácter? Depois do 11/9 começamos a olhar todos de lado, uns para os outros. Uma mulher de lenço na cabeça ou burka já é terrorista. Qualquer muçulmano é considerado uma ameaça entre nós. 
Já tentei elucidar algumas pessoas. Que em tudo existe o extremismo, o fundamentalismo. E que em todas as religiões existem fanáticos. Contabilizamos os inocentes que morreram nas Torres Gémeas mas fechamos os olhos a todas as mortes que o cristianismo provocou, quando milhões de pessoas foram assassinadas na Inquisição.
O mal é generalizar. Nem todos os católicos são bons. Nem todos que se entregam a Alá são bombistas. 
Convém entender que a maior parte dos extremistas nascem em comunidades onde são formados por mentes pré-formatadas que acreditam piamente que o que fazem é a vontade de Deus. De um Deus que como qualquer crente amam mais que a si mesmos.


Religiões, tons de pele, ou qualquer outro motivo que provoque julgamentos prévios e preconceitos são algo completamente descabido nos dias de hoje.
Todos ensinamos os nossos filhos a tratar todos como iguais, mas a verdade é que depois ouvimos “ filha não brinques com aquela porque é pobre”, ou “ filha não brinques com aquela que tem piolhos “.
As crianças não deviam ter que passar por isto. Algumas são crianças, que não tendo quase tempo na vida dos pais ,tentam  ter protagonismo na escola, então acham divertidissimo bater aos amigos, gozar com eles.
O pior é que são eles o nosso futuro. Quem profere o gozo, os gozados, e os que assistem sem se meter, para não sobrar para eles. Muitas vezes isto define-lhes o carácter. Traz -lhes sofrimento.
Faz falta  a educação cívica nas escolas. Obrigatória.
Alguém que pudesse guiar as crianças, ensiná-las a pensar sozinhas, e a diferenciar o bem do mal.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Palavras para ké? Tudo dito... concordo... devia haver mais paciencia mais amor ao proximo... seria tao mais facil...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!