Fitoterapia

Muitas vezes ouve-se na farmácia “Quero um produto natural porque é mais seguro e não tem  efeitos secundários”… Quantas vezes já pensaram o mesmo?
Os produtos naturais têm contra indicações também, tal como os medicamentos, e essas limitações podem ser devidas á idade (principalmente bebés e crianças) ou devido a uma gravidez.
Crianças com menos de 7 anos não devem fazer suplementação com substância naturais isoladas, ou ingeri-las, pois o seu fígado e o seu organismo são ainda muito imaturos, devendo por isso usar apenas suplementos alimentares indicados para a sua idade. 
As grávidas no 1º trimestre também devem evitar tomar produtos de fitoterapia, pois alguns são abortivos, outros podem provocar malformações fetais e a grande maioria, para não falar todos, não foram testados em grávidas (por motivos éticos) por isso não são 100% seguros nesta fase da gestação.
Deixo-vos aqui uma tabela com plantas que podem (SIM) ser usadas em crianças com mais de 7 anos e/ou em grávidas a partir do 2º trimestre de gravidez (a partir do 4º mês de gestação):
Plantas
Crianças com mais de 7 anos
Grávidas (2º e 3º trimestre)
Acerola
SIM
SIM
Alcachofra
SIM
SIM
Alho
SIM
SIM
Bacopa
SIM
-
Bardana
SIM
-
Carvão vegetal
SIM
-
Castanheiro da Índia
-
SIM
Cavalinha
SIM
SIM
Cranberry
SIM
SIM
Curcuma
SIM
SIM
Dente de leão
SIM
SIM
Eleuterococo
SIM
SIM
Equinácia
SIM
SIM
Feno-grego
SIM
-
Funcho
SIM
SIM
Geleia real
SIM
SIM
Gengibre
SIM
SIM
Ginkgo
SIM
SIM
Hamamélia
-
SIM
Lecitina de soja
SIM
SIM
Levedura de cerveja
SIM
SIM
Luzerna
SIM
-
Melissa
SIM
SIM
Mirtilo
SIM
SIM
Óleo de borragem
SIM
-
Oliveira
SIM
SIM
Papoila
SIM
SIM
Passiflora
SIM
SIM
Própolis
SIM
SIM
Psílio
SIM
SIM
Rainha dos prados
SIM
-
Ruscus
-
SIM
Spirulina
SIM
SIM
Valeriana
SIM
-

(Informação retirada do livro “ABC das plantas” da Arkopharma ®)

Agradecimentos, Dra Ana Quendera

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!