Não Morras, Facebook!

Almas queridas, que me lêem, hoje vamos falar nos desertores do Facebook.

Eu sei, que para a maioria das pessoas com página no Facebook, esta se tornou uma rede quase obsoleta. Acreditem que, se há alguém que se enerva a pensar
 “ andei eu a fazer esta merda crescer, a convidar todos os vizinhos e ex , colegas da primária, amigos e inimigos para gostarem da p@%*^ da página para agora me virem dizer que, afinal o que está a dar é o Instagram?”, essa pessoa sou eu.
No genesis do Facebook, até tinhamos receio de publicar( mentira, nunca tive), a pensar na reação da Vânia do rés-do-chão, ou na mãe do Rui Alberto, que por nos conhecer, partilhavam até as fotos dos nossos filhos, e os posts mais “ambiciosos” ( “Olha , olha, anda cá ver Zé Maria, o que a gananciosa da tua prima escreveu no feiice, agora diz que quer ir às Maldivas! Uma peneirenta daquelas! Não lhe chega ir molhar o pé à Fonte da Telha como nós, viste?E olha os perfumes e as pinturas dela! Isto, realmente! A mim ninguém me dá nada! Nem tu meu c£^#*%! A última prenda que destes ainda se pagava em escudos!).
De repente, a nossa rede favorita, deixou de nos mostrar no feed todas as páginas que seguiamos, pelo menos as maiores, considerando-as empresas, com o lema “ Se queres alcance pagas que te lixas!”.
Então, fomos perdendo o interesse. Escrever nas páginas começou a dar -nos aquela sensação de pregar no deserto. Mesmo que anuncies que te vais casar, que estás grávida, ou que a Primark está com saldos a 80%, as reações são minimas.
Ja tive  o alcance de página a bater nos dois milhões e meio , de repente reduzem o alcance total para 90 mil, que na realidade atinge muito pouca gente por post. Então, é comum entrar em páginas que antigamente tinham uma afluência imensa, e pensar que estou numa cidade fantasma. Ou que a pessoa foi abduzida ,algures em 2017. 
A cena é que, hoje em dia, tens que procurar as páginas que gostas de ler. Mas não basta isso. Para manter alguma visibilidade e fé a quem tanto se dedicou a essas páginas, tens que procurar a página, comentar o post, partilhar. Eu sei. Dá uma trabalheira . Desistir é mais fácil. Será??
Custa-me a aceitar que o Facebook tenha morrido. 
Os grupos continuam  cheios de gente, plenos em interação , e as páginas dão aquela sensação que mesmo que digas que estás a dar um Ferrari e gasolina à descrição, ninguém quer saber.
Eu sugiro que, ainda que invistas mais em outras redes , não abandones o Facebook
Também não és obrigado a pagar alcance, mas, tenho amigas com páginas de blogues que ( são poucas, é certo)  ainda atingem muita gente. Mas dedicam-se MESMO. As pessoas procuram pelas páginas. Partilham exaustivamente posts irresistíveis ( até eu o faço).
Vejam este corte de alcance como um desafio. 
Quem tem páginas tem que as tornar apeteciveis de novo. Mantê-las vivas. Mas isto é  um trabalho de grupo. 
Vão às vossas páginas favoritas e gostem, comentem, juro que custa menos que arrancar um ponto negro ou fazer depilação definitiva em sitios onde o sol não brilha!
  Partilhem nos vossos grupos favoritos. 
Só não deixem morrer o Facebook!
Eu até sei que o continuam a frequentar. 
Nem que seja para saber se a “Marlene dos Rissóis” continua a falar no marido como se o desgraçado não soubesse ler, ou para rir a bandeiras despregadas dos erros ortográficos nos comentários da página do Correio da Manhã.
Vamos tentar reanimar o Facebook. Afinal estamos sempre ligados! E não acreditem por favor na história que algumas pessoas vos contam, que existem seguidores  dos bons , e que esses já não frequentam o Facebook
Vamos tentar reanima-lo.
Sim?

E

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

2 comentários

  1. Ai não, mudar para instagram é que não.. tenho conta mas é privada. É cada um que pede amizade, credo! Eu vou continuar sempre pelo facebook.. podes contar comigo!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Penso exatamente da mesma forma. É muito triste perceber que os "senhores do Facebook" nem sequer se preocupam com o esforço que fazemos por manter as nossas páginas. Páginas essas que temos por amor, por afeto a quem nos segue e porque gostamos. Nunca deveríamos ser colocadas no mesmo saco das páginas/marcas de negócios. Afinal de contas ganhamos o quê? Realmente eu já ganhei muito. Ganhei muitas pessoas que adoro, mas dinheiro nunca ganhei logo nunca poderei pagar para manter a minha página visível, no entanto vou manter-me por lá, firme...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!