Plantas que Ajudam a Emagrecer

Plantas e Frutas com efeito drenante
Existem vários frutos e plantas com efeito drenante e que são muito úteis para quem sofra retenção de líquidos ou para quem queira emagrecer de uma forma mais natural e saudável, seja pela alimentação, seja pela toma de suplementos naturais.
Deixo aqui algumas plantas e frutas com efeitos drenantes…

Ananás – Ananas comosus:
É um fruto que tem grandes quantidades de bromelaína que é um poderoso anti-inflamatório natural, e que ajuda por isso a diminuir o edema, a gordura localizada e a celulite pois ajuda a mobilizar e a eliminar os depósitos adiposos.

Alcachofra – Cynara scolymos:
É uma planta rica em cinarina que atua no fígado tratando a congestão ou insuficiência hepática, estimula a secreção de bílis que vai facilitar o trânsito intestinal e ajuda a baixar os níveis de colesterol. 
É contra indicada em pessoas com obstrução do ducto biliar.

Café verde – Coffea arábica:
O chamado “café verde” é nada mais nada menos que os tradicionais grãos de café frescos. Esta planta tem excelentes propriedades antioxidantes e ajuda na regulação do peso através do ácido clorogénico, que está presente nos grãos, que vai ter uma ação termogénica (queimar calorias) reduzindo a celulite e também através dos compostos fenólicos, reduzindo a saciedade.

Chá verde – Camellia sinensis:
O chá verde é o produto consumido há séculos em todo o mundo, seja pelo baixo preço ou até pelo sabor. Este produto é rico em cafeína e polifenóis que vão estimular os neurotransmissores (adrenalina, noradrenalina e dopamina) e ativar posteriormente a termogénese e favorecer a perda de peso. 
Este produto também ajuda a baixar o colesterol, porém é contra indicado em hipertensos.



Garcinia cambogia
A garcinia é um fruto proveniente do sudeste asiático, muito usado para preparar caril, e tem um efeito regulador metabólico adelgaçante, graças ao ácido hidroxicítrico (AHC) que tem na sua composição. Esta substância abranda a produção e o armazenamento de gorduras provenientes da nossa alimentação, ajudando assim a perder peso pois reduz o tamanho das células adiposas e reduz também o desejo por doces e hidratos de carbono.

Laranja amarga – Citrus aurantium:
Como o próprio nome diz, é uma laranja de sabor amargo e é proveniente da África oriental. Esta fruta é rica em sinefrina (na parte interior da casca) que tem efeitos sedativos (atua nos nervos) e atua como anti-celulítico através da termogénese, elimina calorias ingeridas e ainda elimina as gorduras acumuladas. Ajuda portanto na perda de peso assim como na redução da celulite.

Orthosiphon – Orthosiphon stamineus:
É uma planta, também conhecida por “Chá de java”, proveniente da Malásia e é utilizada há séculos na Índia e na Indonésia para tratamento de cálculos renais, pois aumenta a excreção renal de água eliminando os cloretos, a ureia e o ácido úrico, assim como tem um efeito drenante e desintoxicante para o organismo, pois é rica em flavonoides, polifenóis, óleos essenciais e potássio.
Este produto ajuda a baixar a glicémia, é antioxidante, anti-inflamatório e, na Indonésia, é usado até como hipertensor.

Papaia – Carica papaya:
É um fruto originário do México que contém papaína que é uma enzima com efeitos anti-inflamatórios associados á perda de peso, ou seja, faz a reabsorção do edema na celulite reduzindo o efeito “casca de laranja” pois reduz as células adiposas existentes entre as fibras de colagénio da pele.

Pilosela – Hieracium pilosela:
Esta planta é rica em flavonoides favorecendo assim a eliminação renal de água e dos sais minerais retidos nos tecidos (diurética). Esta planta é indicada para pessoas com hipertensão pois ajuda na eliminação dos cloretos presentes no organismo e provenientes da alimentação rica em sal, assim como diminui o edema dos membros inferiores (pernas e pés).

Rainha dos prados – Filipendula ulmária:
É uma planta abundante em prados pantanosos e nas margens dos rios e atua como um depurativo anti-inflamatório, pois contém flavonoides e sobretudo derivados salicilados que tem uma forte anti-inflamatória e analgésica sendo então usada tanto em dores articulares, assim como drenante, tonificante cardíaco, acelera a diurese, ajuda a emagrecer e ainda reduz a celulite e o excesso de peso.

Shan Zha – Crataegus laevigata:
O Shan Zha, ou bagas de Crataegus, são provenientes da china e estimulam a eliminação da gordura dos adipócitos. Como não contém cafeína, pode ser usado á noite para ajudar a reduzir o peso enquanto dorme.

Videira – Vitis vinífera:
Esta planta tem como principal foco de atuação a circulação sanguínea pois as suas folhas são ricas em antocianósidos que melhoram a insuficiência venosa, contém taninos que melhoram o retorno venoso nos membros inferiores e ainda proantocianidóis que combatem os radicais livres e estabilizam o colagénio. Assim sendo, esta planta ajuda na redução do edema e da insuficiência venosa nos membros interiores assim como diminui o efeito “casca de laranja” nas pernas.


Combinações de plantas:
Celulite: Ananás + Rainha dos Prados ou Ananás + Shan Zha
Celulite instalada: Papaia + Chá verde + Rainha dos prados
Ganho de peso recente: Orthosiphon + Chá verde
Excesso de peso e obesidade: Garcínia Cambogia + Laranja amarga + Orthosiphon
Excesso de peso com celulite: Ananás + Chá verde ou papaia + Laranja amarga + Rainha dos prados
Controlo de peso com retenção de líquidos: Café verde + Orthosiphon
Excesso de peso com má circulação: Café verde + Videiraou Pilosela + Chá verde

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

Obrigada pelo teu comentário!