Pontos Negros

Pontos negros
Os comedões ou os pontos negros, como são conhecidos, aparecem em peles oleosas ou mistas (principalmente) e resultam de um bloqueio das glândulas sebáceas que ocorre devido á acumulação excessiva de oleosidade na pele (sebo). Esse oleosidade nos poros, em contacto com o ar, escurece daí o nome “ponto negro”.
Estes sinais tendem a aparecer, principalmente, na zona T do rosto, ou seja na testa, nariz e queixo, porém não é muito raro também os ver na zona do decote e no pescoço.
Para além de serem esteticamente pouco agradáveis ao olhar, os pontos negros com o tempo podem acumular bactérias se não houver uma limpeza de pele frequente e gerar depois borbulhas nessa zona, algo que causa mal-estar na pele e não é recomendável rebentar pois isso só faz espalhar as bactérias por todo o rosto.
Então como podemos prevenir este problema?
Em primeiro lugar, deve-se tratar sempre os problemas de pele de dentro para fora, pois caso contrário só estaremos a disfarçar um problema. Para o fazer há que consumir menos alimentos ricos em gorduras, não fumar, comer comidas saudáveis (pouco calóricas, ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais) e sobretudo beber bastante água.
Depois deve-se ter um bom ritual  de limpeza e hidratação da pele diariamente e nunca rebentar borbulhas. Nos caso de excesso de pontos negros, deverão ser retirados por uma esteticista credenciada para não deixar marcas na pele posteriormente. Eu faço duas limpezas de pele em gabinete, anualmente, fiz esta semana na For You Beauty Boutique e adorei.
Produtos: gel de limpeza para pele oleosa de manhã e á noite, usar um exfoliante suave para pele oleosa uma vez por semana, depois usar água micelar para pele oleosa ou mista e posteriormente um creme para pele oleosa (ex. produtos da gama “Sébium” da Bioderma ou da gama “Hyséac” da Uriage).
E como tratar este problema?
Eliminar os pontos negros é bem mais difícil do que preveni-los, porém não é impossível.
Para os eliminar, para além de ter de se aplicar as medidas de prevenção já descritas, há que usar também máscaras faciais (ex. de argila verde), há adesivos para remover os pontos negros (pelo menos os maiores) na hora (Nivea clear up strips purificantes) e ainda há corretores antibacterianos para colocar nas borbulhas (ex. “Hyséac bi-stick”  ou o “Hyséac pâte SOS” da Uriage).


Agradecimentos Dra Ana Quendera e
For You Beauty Boutique


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!