Alerta : Tiroidite Auto Imune

Pensavam que a vida era só rosas e Amores e batons, bases, cremes e perfumes?

Pois , não. 
Descobri no ano passado, após uma crise de enxaqueca sem explicação, e por indicação do otorrino mais fixe de todos os tempos( Dr Carlos Escudeiro), que tinha um problema de tiróide.
Ele fez a palpação, mandou fazer ecografia e foi-me diagnosticada uma tiroidite auto imune.
Comecei a ser seguida numa médica especialista em auto imunes, até porque infelizmente tenho antecedentes na familia( o meu pai , que faleceu de Lúpus aos 36 anos) e a médica mandou fazer exames de dois em dois meses, para controlo da função tiroideia, em análises de sangue e ecografias.
A primeira vez fiz. A tiróide apesar das imagens mostrarem que estava em bastante mau estado, estava com os valores normais, analiticamente.

Desde que o meu pai morreu que faço análises regulares, porque a verdade é que congelo só de pensar que poderei passar pelo sofrimento que ele passou.
Infelizmente sempre tive os Anticorpos Anti Nucleares positivos,os médicos desdramatizam e dizem que cerca de 30% dos portugueses têm ANA+, e tal não significa que tenham Lúpus . Podem ter predisposição para diabetes, artrites reumatoides, escleroses múltiplas e outras coisas todas elas não muito agradáveis. Ou podem nem ter nada.
Ora, esses anticorpos são umas bestas. Atacam tudo o que vêem à frente. Não sabem reconhecer o que faz parte do nosso corpo e o que são agentes externos, o que faz que as nossas defesas  andem em baixo, adoeçamos com maior frequência.
Os órgãos vitais são muitas vezes atacados pelo próprio organismo, e tenho a dizer-vos que no meu caso, especialmente no Inverno sinto- me uma múmia paralítica de tantas as dores articulares.
Andava eu a portar-me tão bem, a vigiar a saúde, quando morreu o meu avô. E depois a minha avó. E depois o pai do Santi teve um acidente de trabalho grave. E depois adoece o Henrique. E a minha avó. E eu sou só uma. Para toda a gente e mais alguém.
Ora a tonta, para poder valer a toda a gente, deixou a própria saúde de lado. E agora vai pagar a fatura do desleixo.
Nos próximos tempos vou fazer os 900 exames e análises que tenho para fazer. Tenho a certeza que tudo terá solução, mas estou em modo rabugenta e apeteceu-me vir resmungar um bocadinho e fingir que estou na sala de espera do centro de saúde a discutir com um grupo de velhotas, a tentar perceber qual de nós está mais acabada.





Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Quando vejo velhotas a reclamar custumo pensar, hei-de chegar lá um dia. Reclama à vontade, estamos cá para um pouco de força. Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!