Não sobrevivas. Vive!

Sei que, mesmo que não mencione as pessoas em quem penso enquanto escrevo este post, muito provavelmente vão acabar por ler.
Adoro o vosso otimismo perante o monstro feio que se meteu no vosso caminho. Admiro a vossa postura. Chamam-lhe instinto de sobrevivência, e, é o que nos agarra à vida nos momentos mais delicados.
Nunca vos imaginei doentes, essas coisas não acontecem às minhas pessoas. Não às jovens. Então, perdoem-me, e mantenham a boa disposição e vontade de viver que certamente vos prolongará a vida( assim espero), mas entendam que para quem observa, é uma merda.
Sempre achei que observar o sofrimento doi mais que passar por ele. Quando se gosta de quem sofre. Talvez porque já tenha estado nos dois lados, e quando somos nós, o cerebro defende-se com uma espécie de dormência, que nos facilita os processos pelos quais passamos. Às vezes nem é coragem. É uma vontade de voltar à normalidade e agradecer muito a saúde que sempre negligenciámos.
A palavra feia agarrou-se a três amigas minhas. 
Está a enfraquecê-las. Muda-lhes o tom da pele. A algumas roubará os cabelos. 
E eu espero sinceramente que seja apenas isso que lhes roube. 
Estão a lutar como leoas para dar vida aos seus dias. Prometem não desistir. Lutar até ao fim.
Apetece-me raptá-las e esconde-las longe. Num sitio onde a doença e a dor não as possa encontrar, e se sintam seguras, confortáveis e sem dores.
Vou acreditar que Deus, esse ser que tanto se questiona se existe ou não, está a olhar por elas. 
Que as vai salvar. Que a medicina tenha resposta para as suas necessidades. E que em ultimo caso, que Deus lhes conceda a vitória, e as cure. 
E que sejam daqueles casos em que a doença desaparece sem explicação. 
E prometo perante vós, tornar-me devota, crente, plena de fé. Às vezes é tudo o que nos resta. 

Neste Universo que parece milimetricamente organizado e sincronizado, tem que haver explicação para que estas provações tenham que calhar a pessoas tão especiais. Pessoas luz.
Talvez porque quando superarem , se vão tornar inspiração de outras pessoas. Exemplos de persistência e luta.

Enquanto isto, quem assiste vive com o coração do tamanho de uma ervilha. Dorido. Amedrontado.
Talvez, possamos aprender com isto também.
Talvez andemos a desperdiçar as nossas vidas , plenas de saúde, enquanto quem luta por ela a valoriza de uma forma realmente digna.

A vida, a saúde, é uma dádiva gigante.
A maior parte das pessoas não tem capacidade para sentir o quanto nos é dado a cada amanhecer.
Milhentas oportunidades de ser feliz, de fazer parte da vida. 
Agradecer cada inalação de oxigénio. Cada por do sol que assistimos. Cada abraço que damos.
Perdoar tuuuuudo. Viver sem rancores nem ressentimentos nem pretensão de vingança. 
O mal que sentimos transforma-se em doença.
Preocupa-te menos. Cuida mais de ti. Por fora, por dentro.
Come melhor. Reclama menos. Agradece mais.
Ama muito. Espalha amor por onde quer que vás. Sorri para toda a gente. O sorriso é uma das maiores fontes de alegria que podes transmitir a alguem. Aprende a viver melhor. Antes que a vida te trave.
E não percas o teu tempo com pessoas que não se preocupam contigo.
Ama-te.
Não desistas.
Nem tu, nem tu...

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

4 comentários

  1. Respostas
    1. Que nunca desistam! Que lutem e vençam! Muita Força e Luz!! 😞😚😚😚

      Eliminar
  2. Desejo as sinceras melhoras às pessoas em questão... É complicado passar por isso, quer quem passa, quer quem é próximo e observa...

    Muita força, para ti e para elas!

    Claudia - Mulher XL
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  3. Sei como é, tive de ser forte um dia por todos, porque até o meu pai entrou em desespero, e sempre que a minha mãe vai ao hospital por algo que nem relacionado com o que houve e fica lá mais tempo, vejo o sofrimento dele em ela estar longe, não como vai ser quando um deles faltar, mesmo com filhos e netos, ninguém preenche quando falta a pessoa que nos acompanhou a vida toda. Sei que terei de ser forte por todos, e sei que serei, porque eles são tudo para mim. Abraço e sei que vão melhorar. Uma pena das minhas asas para cada uma. De um anjo que não o é.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!