Um dia vais saber...

Somos todos detentores de verdades absolutas.

Ou por teimosia, ou porque temos referências sólidas que “souberam” fazer o seu papel e passar-nos os seus principios e ensinamentos.
Dizemos então que temos  esta ou aquela forma de ver as coisas, e que apenas nisso cremos, porque nos foi passado por alguém que nos é ou era querido, e tomamo-las como verdades inquestionáveis.
Feliz ou infelizmente, estamos exatamente no mesmo patamar de quem não teve qualquer tipo de alicerce, a vida tem uma forma de ensinar que não olha a credos, raças nem pedigree.
Um dia, vais perceber que enquanto esperavas que te descascassem a fruta, a vida te colocava uma faca e uma peça de fruta ao teu alcance, para que pudesses aprender sozinho a fazê-lo. E que se foste dormir com fome, foi por tua escolha.
Um dia vais saber que o Amor não perdoa tudo. Perdoar tudo pode significar muita coisa, de tolerância a baixa auto-estima. O Amor não precisa de perdão, porque se o sentimos, tudo o fazemos para manter.
Um dia vais saber que para seres um bom pai ou mãe, não basta constares nos documentos de identificação do teu filho. Nem basta apregoares como é belo. 
Os filhos são aquelas criaturas anti depressivas que quando achas que nada mais vale a pena, te fazem de novo acreditar.
Um dia vais saber que nem todos os pais amam os seus filhos, aliás, não podemos obrigar ninguém a amar ninguém. Por mais triste que seja, nunca teremos a nobreza dos animais, que protegem as suas crias. Alguns humanos veem com defeito, rejeitam os filhos desde o momento que sabem que vão ser pais. Não os sentem como parte deles. 
Ao mesmo tempo, ensinam sem querer aos seus filhos aquilo que não devem ser.
Um dia vais saber que a vida é um Carnaval. E que tantas vezes os melhores momentos não são aqueles em que danças, mas os que aguardas na fila para ir a wc. Ou aqueles em que te perguntas “ mas que diabos faço aqui?”.
Um dia vais perceber que é no medo, na angústia , na perda e nas dificuldades em geral, que mais aprendes. E que o facilitismo é o pai do egoismo. 
Quantas pessoas sempre tiveram aparentemente tudo, e na idade adulta espalham-se ao comprido, mostrando a sua inabilidade para lidar com adversidades, e a sua insensibilidade com o próximo? Nem sempre o facto de ter pais protetores é o melhor para a nossa evolução. 
Um dia vais perceber que a beleza pode abrir portas, mas é o esforço e empenho que te garante permanência. Não nasceste para bibelot.
Assim como não é importante que acumules habilitações académicas que não usas. Que há quem não as tenha e esteja muito mais  bem preparado que tu. Estudos não se colecionam. Poem-se em prática. O nosso cérebro esquece-se daquilo que não pratica. Não percas o teu tempo apenas para dizer que estudaste isto ou aquilo, só porque dizem que o saber não ocupa lugar.
Toda a tua vida será uma constante aprendizagem. E a menos que tenhas uma inteligência acima da média, torna-se obsoleto. 
Estuda e trabalha naquilo que amas. Naquilo que não te imaginas viver sem. É importante que saibas de tudo um pouco, mas não deixes de aprender sobre o que te move.
Um dia, vais perceber que , não existem mortes bonitas. O fim jamais será um poema. 
Desconfio sempre das pessoas bem resolvidas com o tema “morte”. Falta ali uma peça qualquer. A frieza é a cruz do meu diabo. Não consigo conviver com insensibilidade. Essas pessoas são me altamente indiferentes, e estamos cá para criar laços, e não para nos fazer passar por cubos de gelo ou seres acéfalos.
Um dia vais perceber que laços de sangue pode ser um bom nome para um livro, mas que a realidade é que não existem laços alguns se não os quisermos. 
Existe a empatia, e todos os adjetivos que procuramos em pessoas que queremos ter por perto, que nem sempre encontramos na familia.
Daí dizer-se que os amigos são a familia que escolhemos. Pois eu, escolhi toda uma familia fora da de sangue. Uma que se coaduna com o que sinto, com os valores e princípios que adoptei como meus. Não é convencional, mas é o que para mim faz sentido.
Um dia vais perceber que as pessoas que se afastam de ti, estão a fazer-te um favor. E que por muito que queiras romantizar a situação, ou te custe, não te amam. E quem não te ama nem estima ,não merece a tua presença. Nem preocupação. Vai doer-te horrores. Mas vais aprender .

Um dia , vais perceber que o teu sucesso e forma de viver incomodam muita gente. Especialmente aqueles que queriam ter a tua coragem. 

Um dia, vais perceber que falhaste quando não tiveste coragem para arriscar e sair da tua zona de conforto, mas que a vida é isso mesmo, um acumulo de vitórias e fracassos, e é passando por tudo isso que aprendemos aquilo que precisamos para evoluir.


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

2 comentários

  1. Eu sei e acredito ke o amor nao perdoa tudo e eu sou prova disso... doi? Doiiiiiiii muito mas passa...
    Gosteiii do post kerida

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!