A Loucura das Redes Sociais

Existem alguns fenómenos que as redes sociais trouxeram que nunca entendi.

A lavagem de roupa de roupa suja  e insultos gratuitos são alguns dos mais comuns.
 Posso por exemplo partilhar uma imagem com uma ideia com a qual me identifico, posso partilhar uma notícia que considere relevante, um anúncio de algo que me fez feliz, mas não afete ninguém, fotos que gosto, minhas, até dos meus filhos, das pessoas que sei que não se preocupam em ser “expostas” ,mas ,sempre protegi, quem não pediu para ter qualquer exposição.
 O meu filho mais velho por exemplo. É raro mostrá- lo. 
Relativamente à relações amorosas, é muito mais fácil alguém me  “ apanhar” numa escrita divagada generalista sobre o Amor, que expor a fotografia de alguém ou andar a trocar declarações no meu perfil pessoal.
Existem assuntos que não vejo  a necessidade de gritar por aí.
 É apenas a minha opinião e postura.



Confesso que sempre que me passam no feed grandes declarações de amor com fotos de casais quase a consumar o acto, em especial pessoas bem crescidas, já com filhos , pergunto- me sempre se realmente existirão sentimentos. Para quê o show off?
Estamos na altura da vida louca virtual, ainda assim recuso- me a acreditar em declarações de amor constantes via internet. 
Acho ótimo que as pessoas se sintam apaixonadas, mas quem está seguro não precisa de o gritar na publicamente.
 Uma questão de validação? 
Precisam dos likes e elogios tantas vezes hipócritas dos “ amigos”?
Fulano de tal está numa relação com Beltrana”,
Ramira liked, 
Viviana está surpresa
 Marco riu- se,
 Maria Amélia sentiu ira.
A sério que é assim que têm o feedback das vossas vidas? 
Há mesmo a necessidade de expor cada relacionamento, e finalmente encontrar o Amor cinco vezes por ano e gritar ao Mundo com fotos e relatos de cada momento que passam juntos?
E com isto envolver familiares , as crianças e tudo o mais? 
Numa coisa as redes sociais vieram ajudar:
 É cada vez mais gritante a insanidade declarada de um número preocupante de pessoas, tantas delas com profissões que as obrigam a ser idóneas. 
Não me inspira a mínima confiança a   quem expõe todos os problemas que tem na internet, assim como quem se declara no facebook, sabendo que o faz com a pessoa amada 
 (Ou com a amante) ao lado . 

É um pouco como a história de viajar e não tirar fotografias. Para a maioria das pessoas, uma viagem sem fotos expostas numa rede social, é em vão, afinal,o importante é ostentar e  que toda a gente saiba para onde foi, e não a experiência de ter ido.
 Se há problemas em postar fotos de viagens? Óbvio que não. Só não deve ser esse o objetivo.

Honestamente, penso que de vez em quando nos temos que desligar.
 Eu faço- o cada vez mais. Mesmo que deixe o Wi Fi ligado, desligo- me de redes sociais e uso apenas para trabalhar, e contactar amigas . 

Vejo cada vez mais pessoas paranóicas e com a mania da perseguição,porque não conseguem entender a infinidade da internet, e cada post que vêem tomam como uma indireta, insulto, como se tudo o que encontram online lhes fosse dirigido.
O boom social virtual foi rápido demais para que a maioria das pessoas conseguisse assimilar a repercussão de cada acto que se partilha, de cada foto. 
Já tive quem me insultasse por partilhas de notícias minhas, portanto, é fazer as contas
O nosso país ainda é incrívelmente analfabeto. Ainda assim, pessoas que sequer tiveram acesso a instrução escolar têm internet. E ainda bem! 
Mas quem tem dificuldade na escrita e leitura vai com certeza ver a internet de uma forma mais ingénua e sem a noção de que a partir do momento em que debitam informação na rede, ela perde- se e espalha- se para sempre. 
Leio discursos em páginas onde reina o “achismo” indecifráveis !
 De palavras tão mal escritas que são  impossíveis de descodificar.
 Mas, quando alguém se sai com um comum: “ e aprender a escrever não?” , há sempre a desculpa do “ Nem toda a gente teve as mesmas oportunidades!”.
Mas agora têm ! Leiam. Pesquisem. Quando tenho dúvidas também as tento esclarecer! Existe algo fantástico chamado dicionário online!
A net não pode ser apenas uma amálgama de atrocidades, tem que servir para educar e evoluir. 
Estamos sempre a tempo de aprender. Eu aprendo todos os dias. Há sempre o que aprender, o que melhorar, e ainda bem. 
E quando se chatearem com alguém, em vez de  contar no vosso perfil pessoal, falem com a pessoa.
Somos mais que algoritmos...



Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Realmente concordo konsigo plenamente... ha coisas ke nao temos ke mostrar apenas vivé.las...
    Gostei do post kerida

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!