Blogosfera Uncovered

Podia dizer que pensei muito sobre se devia ou não escrever sobre o assunto, mas a verdade é que cada vez existem mais influencers, bloggers, enfim, quem tente ter futuro profissional no mundo digital , seja parcial ou a tempo inteiro , com a ajuda das suas redes sociais então parece- me fazer todo o sentido esta publicação.

Há poucos anos , ser blogger ou youtuber requeria imenso trabalho (e ainda requer). 
No entanto parecíamos vir todos cá parar por paixão sem pretender qualquer tipo de compensação.
Tentar ter o melhor conteúdo possível, estar sempre à frente dos acontecimentos, independentemente de ir ou não aos eventos ( confesso que fui a muitos mas não é a minha parte favorita) era estimulante, assim como analisar as estatísticas , os nossos números e tentar melhorar  e ter mais a oferecer a cada dia.
Sempre existiram pessoas que do dia para a noite decidiam  fazer um blogue na tentativa de ganhar produtos grátis. 

A grande maioria desistiu ao fim dos primeiros meses porque não pensou que não basta existir. Temos que oferecer alguma diferença no nosso conteúdo. 
Não precisas demonstrar ser a pessoa com o QI mais alto, mas deves ser original para marcar a diferença, e acima de tudo ter paciência porque sempre que visitarem o teu blogue vão ver o teu histórico e se tiveres começado há dois meses, por mais promissor que seja o teu trabalho poderás ter que ter mais conteúdo, antes que uma marca ou agência decida confiar a ti o seu produto.
Felizmente nem todos os blogues lidam com patrocínios ou goodies, na área em que escrevo é comum acontecer, uma vez que falamos de produtos, é  incomportável comprar tudo e existem marcas que pretendem que os seus produtos sejam destacados .
É possível que te apercebas de situações que não entendes de todo.
 Acontece sempre encontrares no teu nicho alguém com números muito inferiores aos teus, seja em número de seguidores, interação, visitas, que tem as marcas a seus pés dando a parecer que são as marcas que os promovem e não o contrário. 

O segredo é tentar ser o mais alheio  possível ao que se passa ao lado.
 Sou daquelas pessoas que não procura saber este tipo de situação. Óbvio que quando sei me questiono .
Nós não vivemos de cremes,perfumes nem de maquilhagem pelo que são só produtos, no entanto são indispensáveis para que possamos fazer o nosso trabalho dando a opinião a quem nos segue. Ainda assim, há que pensar que se temos boas estatísticas e determinada marca não nos dá atenção, não somos nós quem perde... podemos  sempre comprar os produtos.

Em seis anos de blogue já recebi propostas incríveis. 
Se existem marcas e agências que paguem para que faças um post ou te enviem os produtos para experimentar, querendo que de alguma forma promovas os seus serviços ou produtos, existem outras situações no mínimo caricatas .
Aceitar produtos das marcas nem sempre implica que falemos deles. 
É uma opção nossa e a maior parte das vezes acabamos eventualmente por referi-los e mostrá-los.
Passo a relatar algumas das situações bizarras mais comuns:

- Pedidos de parceria  em que a contrapartida são amostras dos produtos. Oferecem amostras para review...AMOSTRAS!

-Pedidos de parceria por parte de lojas em que a contrapartida são descontos em compras nos próprios sites ( com exigências “damos-te 20% de desconto na nossa loja se fizeres 3 posts no blogue, colocares duas fotos no instagram etc”) 

-  Exigências de posts em troca de um produto
 (o mais barato possível) e sequer to enviam 

-  Propostas de parceria e consequente desaparecimento do mapa

-Marcas que propõem passatempos e na altura de premiar o vencedor desaparecem

-Propostas de parceria em que te dão um desconto de 50% nos serviços que prestam sendo o valor que terás de pagar o dobro do que pagarias em qualquer sítio sem parceria, em troca que os divulgues muito( esta é recente e deixou- me perplexa)

Estes são alguns dos casos mais comuns.
Neste momento em que tantos blogues perderam uma percentagem enorme das suas visualizações acabamos por usar as restantes redes sociais. 
Vamos dançando conforme a música.
Neste momento em que o facebook já não é utilizado por tanta gente  tenho uma das minhas páginas prestes a atingir os cem mil seguidores com uma taxa de alcance na ordem dos dois milhões e trezentos mil e interação de dois milhões.
Num país pequeno como o nosso, garanto que qualquer tipo de referência a produto que lá coloque ganha um destaque gigante.
 Para além disso diverte- me a interação  no Facebook.
Os grupos também ajudam na promoção do nosso trabalho e divulgação, e foi das melhores coisas que fiz há cerca de 5 anos quando decidi criar varias páginas e grupos para os fazer crescer e posteriormente usar para divulgar o meu trabalho. Na altura fui muito mal falada , chamada de maluquinha, para que queria eu tanto grupo e página ? 
Tento ver as coisas a longo prazo. Nunca pensámos ver o alcance do facebook reduzido a pó, e mesmo tendo acontecido, algumas páginas conseguiram manter o sucesso.
Para os influencers de instagram também não é tão fácil como aparenta ser.
 Há todo um cuidado nas fotografias, textos que as acompanham, interação com seguidores, respostas a mensagens, criação de stories... como disse anteriormente, a menos que tenhamos uma carreira no cinema, na música, ou na moda, não basta existir. 
Existe muito trabalho envolvido.
Existem também felizmente grandes e pequenas marcas que entendem o nosso trabalho, assim como agências. O trabalho, a persistência e o perfeccionismo são palavras chave para quem pretende ter esta atividade. 
No print abaixo podes ver que os números  que referi. 

Eu não sou santa

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

2 comentários

  1. Gostei de te ler como sempre :) E reconheci-me em muita coisa. Inicialmente , o blogue era um"escape e um hobbie num período da minha vida "negro. Tomou rumo e é um blogue de culinária simpático com 10 anos e que tem bastante iteração. Como dizes e bem, levei algum tempo para me meter em parcerias. O ano passado , por estas alturas fui vitima de espionagem e deu merda! Acho incrivel o que as pessoas são capazes de fazer para receberem produtos ou aparelhos. Honestamente, estou a curto prazo, a pensar deixar isto ! O que não não irá alterar aquilo que me move que é a paixão e a emoção da partilha que eu acho muito gratificante. Também tenho recebido propostas caricatas , outras nojentas. Marcas que valorizam, outras que discriminam..de tudo ;) Beijo Marta!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que é preciso muita força e determinação. Nada fácil. É tu conseguiste. Continua a ser como és. ☺

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!