Obrigatório Ler

Quem me conhece bem, sabe que sou muito focada na saúde da pele, mais ainda que na beleza.
Então, é frequente usar protetor solar, sempre.
Tudo começou com um susto que tive há uns anos. O meu corpo ficou coberto de manchas. Foi feita biopsia, e o médico colocou-me ANOS de castigo, sem poder ir à praia.


Passados talvez três anos  permitiu que fosse, mas eu, assustada ainda com a possibilidade de vir a contrair um problema de pele grave não fui. 
Acho que apenas em 2016 voltei a expor-me ao sol, sempre com proteção solar, nas horas consideradas seguras.
 De ontem para hoje um dos meus sinais mudou de cor, de dimensão, enfim...
Corri a mostrar a algumas amigas dermatologistas que me mandaram correr para o médico de família para ser encaminhada para a especialidade pelo serviço público. As minhas amigas não dão consulta perto de mim.
Depois de ouvir tudo o que poderia ser, senti-me alarmada, assustada. Dirigi-me ao Centro de Saúde onde foi tirada uma foto e enviada para o Hospital de Santa Maria para posterior acompanhamento.
Também marquei consulta pelo privado, independentemente de me chamarem primeiro pelo público, vou livrar-me destes sinais que odeio( todos aqueles com relevo) para não apanhar sustos como este mensalmente.
As estatísticas não mentem.
O cancro da pele é uma realidade e todos os anos há 700 novos casos em Portugal.
É certo que é uma doença que cada vez mais tem cura. Mas que se for desvalorizada pode correr muito mal.
Afeta especialmente pessoas com a pele muito branca como eu, em especial aquelas com tendência a ter sardas e várias dezenas de sinais, categorias onde também me encaixo.
Se pode não ser nada? Bom, pelo que percebi, pode o problema estar localizado apenas na superfície da pele. É removido o sinal, enviado para análise e, espera-se.
Porque razão estou a escrever um post por causa disso?
Porque independentemente de ser algo menos bom ou não, há palavras proferidas pelo meu primeiro dermatologista que não esqueço :
" A pele tem memória" e " O escaldão de hoje pode ser o cancro de amanhã".
Vamos ser honestas?
Quantas usam protetor solar todos os dias em todas as partes do corpo expostas? Verão e inverno? Quantas?
Eu não. Só eu sei quanto me arrependo, mas não uso. Melhor, não usava.
Prometo usar protetor em pleno Dezembro, mesmo que chova. Mesmo que trema de frio e esteja com 4 camisolas. 
Escrevi este post para pedir-vos que mais que se protegerem, sensibilizem as vossas crianças a usar protetor sempre. Para evitar este tipo de situação em adultos. 
Não facilitem. Protejam-nos! 

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. lembro-me de passar o fim-de-semana, das 9.00 hás 20.00 na praia da torre com a minha prima, mas sempre com muita agua e com uma t-shirt vestida, tirando apenas quando íamos á agua. apenas apanhei um escaldão nos ombros, um dia que dei um passeio a pé com uma blusa de alças (não coloquei protector solar por não pensar em ficar tão queimada com um simples passeio)
    nunca consegui ficar bronzeada e não consigo pensar em estar a estorricar na toalha na praia sem fazer nada, apenas apanhar sol
    todos os dias depois de lavar a cara, coloco protector solar
    tenho 46 anos, sem manchas nem rugas ;) pele branquela e olhos cinzentos
    não entendo aqueles que ficam felizes com um dia de praia ao sol para ficarem torrados, sem pensar nas consequências futuras para eles e para os seus filhos
    o meu pai já teve um melanoma na testa há 12 anos e embora graças a Deus ter ficado bem, agora não sai de casa sem um chapéu, por muito parvo que pareça para as outras pessoas
    espero que tudo corra bem. beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!