Vamos Falar de Poros?

A minha pele é mista a oleosa, tenho tendência a ter os poros dilatados, pontos negros e acne.

De há pouco mais de um mês para cá a minha pele melhorou tanto , está tão mais bonita, iluminada e em parte deve-se à aparência dos poros.
No entanto, apesar de tantas vezes lermos que “o tónico fecha os poros” ou “água fria ajuda a fechar os poros” achei pertinente trazer este tema que tantas vezes é divulgado com informação que não é a mais correta.
Os poros são a abertura de um foliculo piloso,  praticamente imperceptíveis a olho nu,no entanto, albergam glândulas sebáceas,o que os faz aumentar de tamanho.
 O correto não é dizer que os poros estão abertos, mas, que estão dilatados.
Os poros não têm músculos portanto é fisicamente impossível que abram ou fechem. 
São características genéticas e hormonais que podem melhorar de aparência se os mantivermos limpos com máscaras, esfoliações e produtos  com ativos que regulem a produção de sebo .
Nao esquecer a proteção solar, porque o sol desidrata a pele e aumenta a produção das glândulas sebáceas.

Existe uma longa lista de ativos que podem auxiliar os poros:
AHA ( alpha hydroxy acids)

Para além de prevenir a acne, reduz as linhas finas , rugas , uniformiza o tom da pele.
Existem 7 tipos de AHAs que podes encontrar em produtos de beleza:
- Ácido Cítrico ( de citrinos)
- Ácido Glicólico ( da cana de Açúcar)
- Ácido Hydroxycaprylico ( de origem animal)
- Ácido láctico ( da lactose ou outros carbohidratos)
- Ácido Málico ( das frutas)
- Ácidos tartárico ( das uvas)

BHA
Têm uma ação anti-inflamatória e anti-bacteriana, são mais indicados para peles com rosácea ou acne. Não é recomendado para quem tem intolerância ou alergia à aspirina.
O ácido salicílico é o mais conhecido da classe de BHAs, tem a vantagem de não ser fotossensivel. Está presente em quase todos os produtos para a acne.

Niacinamida

Melhora manchas, controla a oleosidade e ainda é amiga da pele sensível. 
É bem tolerado por todos os tipos de pele, até as mais sensíveis.
É uma vitamina que também podes ver denominada por Vitamina B3. É excelente para a hidratação por aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele. Está presente em diversos cremes anti-idade, tónicos , hidratantes. 
É antioxidante e  evita danos na produção de colagénio.

Retinóides
Reduzem a produção de sebo e a dimensão da glândula sebácea. Estimula a produção de colagénio e elastina. Alguns retinóides deverão apenas ser usados com prescrição médica. São fotossensiveis, logo o uso de protetor solar é imperativos.

Ácido Azelaico

Age inibindo a queratinização, o espessamento da pele por acumulação de queratinócitos. É bem tolerado por quem sofre de rosácea. É medicamento e deve ser prescrito por um médico.





De todos estes ácidos e ativos, o ácido salicílico é para mim o mais eficaz. Penetra profundamente no poro,dissolvendo a gordura e células mortas acumuladas,enquanto acalma a pele graças às suas características anti- inflamatórias , prevenindo futuras erupções uma vez que é um poderoso antibacteriano.

Uso habitualmente o salicílico em forma de tónico ou loção astrigente , máscaras e o azelaico que me ajuda pontualmente a ter o grão da pele mais fino, e que tem sido um dos meus grandes aliados nesta luta contra os poros dilatados e a acne .






Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Pelo que li devem ser bons...
    Tenho a minha pele báça sem graça nem sei o que fazer...
    Gostei do post e do resultado da sua pele.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!