10 Inimigos da Tua Pele

Queremos ter a pele mais bonita, jovem e saudável, no entanto é muito comum tomarmos atitudes que vão prejudicar a pele.
Enumerei algumas para relembrar ou esclarecer sobre o que provavelmente te impede de ter a tua pele de sonho.

Ana Marta veloso


1. Fumar. Eu sei que é um vício desgraçado, e como fumadora ocasional que sou garanto que as substâncias nocivas presentes em cada cigarro, para além de cancerígenas transformam qualquer pele saudável  numa tez baça, envelhecendo - a precocemente. São também os cigarros, os responsáveis pelas rugas à volta da boca, daí lhes chamarem "rugas de fumador". O cigarro  é o maior criador de radicais livres que há...destroi as células, impede a sua renovação e ainda causa mutações nas mesmas. 


2. Não retirar a maquilhagem todos os dias. É impressionante como se vê cada vez mais gente "gabar" que a maquilhagem lhes durou 2 ou 3 dias.  Mas não tomam banho? Como passar mais de 12 horas sem lavar a cara? Faz tão, mas tão mal deixar a maquilhagem no rosto. No dia seguinte retoca-se? É isso?
Sugiro que pratiquem mais as vossas skills de maquilhagem para que possam fazê - lo todos os dias e principalmente remover a maquilhagem e hidratar a pele diariamente.

3. Não usar protetor solar todos os dias, durante todo o ano.
E aqui está uma das maiores causas das manchas que provoca também envelhecimento precoce. Já sabemos de cor que o sol é amigo da pele mas a radiação acelera o envelhecimento cutâneo.

4. Seguir dicas absurdas que se vê no Pinterest, Instagram, YouTube, como usar limão ou bicarbonato para tirar manchas da pele, beber vinagre para aclarar a pele, lavar as mãos com lixívia. O mercado está saturado de produtos testados, para quê arriscar com mezinhas que podem dar muito errado?

5. Usar medicamentos sujeitos a prescrição médica sem ir ao médico, apenas porque a vizinha, prima ou amiga tomou e lhe fez bem. Não esquecer que todo o tipo de medicação requer aconselhamento médico e têm contra indicações e efeitos secundários que não são compatíveis com todas as pessoas.

6. Não lavar o rosto após usar água micelar. De facto, a água micelar é uma solução detergente que requer uma passagem de água da torneira ou água termal por exemplo para livrar a pele dos resíduos detergentes.

7. Espremer borbulhas e pontos negros. Esta é uma mania que muitos de nós temos. O grande problema é que o fazemos sem cuidados e conhecimentos. Acabamos por deixar mais germes e bactérias na pele o que vai ajudar a proliferar toda uma família de borbulhas quando apenas queríamos ver-nos livres de uma. Recomendo uma limpeza de pele de 6 em 6 meses, e para as borbulhas existem cada vez mais produtos secantes cada vez que nasce uma nova borbulha.

8. Glicação. Eu sei. É muito triste. Mas o açúcar faz muito mal à pele. É provavelmente o maior senão o único vício que tenho.
É um processo quimico, as moléculas de glicose ligam-se as proteínas de sustentação como a elastina e o colagéneo...os que as torna duras, perdem a sua flexibilidade...ficam como cimento e partem, dando origem a rugas.

9. Dormir em almofadas com as fronhas sujas. As fronhas das almofadas devem ser trocadas de 3 em 3 dias. Alguém o faz? Pois... 
A sujidade não se vê, estamos a falar de gordura natural, cremes que nelas ficam  depositados e oxidam, ácaros, pó...vá lá. Mudem as fronhas mais vezes...

10. Mexer demasiado no rosto. Parece quase extremista dizer que não se deve mexer no rosto mas, reparem, pomos as mãos em corrimões, abrimos e fechamos portas em sítios por onde passam milhares de pessoas diariamente, depois mexemos no telemóvel, encostamo-lo ao rosto, não, não! São germes, bactérias, um sem número de sujidade a que o nosso rosto está sujeito, para não falar da inevitável poluição. Portanto, evitar andar sempre a mexer nos olhos, lábios, no rosto em geral.


Espero ter ajudado... 

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Anfar sempre com as mãos na cara é o errl que mais cometo.. e nao4 sabia de ter que lavat depois da água micelar.. contigo sempre a aprender... beijocas e muito sucesso...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!