Desconfinamento Para Tótós



A avaliar pelo número de pessoas que invadiram as ruas desde que ontem o Primeiro Ministro António Costa revelou que estamos prestes a iniciar o processo de "desconfinamento", e acaba o Estado de emergência, passo a dizer-vos o que muda.

- O comércio vai abrir. 
-Alguns serviços públicos e outros também.
-Creches vão abrir

O que as pessoas perceberam:

"Acabou o virus, podemos ir todos finalmente para as ruas, qual procissão, todos em molho, sem qualquer medida de proteção." 

ERRADO!

As pessoas vão voltar SIM ao trabalho. Mas isso não significa que o vírus tenha acabado.
Significa que vamos ter que aprender a viver com a sua  ameaça constante , que é provavel que volte a matar ainda com mais força se os portugueses não adoptarem NOVAS MEDIDAS de segurança e proteção. 

A partir de agora, em escolas, transportes, espaços fechados comerciais ou de serviços públicos é OBRIGATÓRIO o uso de MÁSCARAS. A não utilização das mesmas resulta em coimas  até 350 Euros.

Temos que voltar ao trabalho, à vida ativa, a tudo o que é essencial fazer fora de casa. 
O ideal seria mantermos o isolamento até existir uma vacina, no entanto, embora as notícias digam que está para breve, será difícil que assim seja , uma vez que para uma vacina ser segura implica vários testes e isso dura muitos meses.
Temos que voltar ao trabalho para minimizar o tamanho de uma economia que está  fechada  há quase dois meses. 

Em suma:

Não faça a sua vida normal. Proteja-se sempre, o mais possível.
Use sempre máscaras. Pode usar na rua, não tem que ter vergonha. Vai passar por pessoas, as pessoas vão passar por si. Não corra riscos.
Use SEMPRE em ambientes fechados, só não precisa de usar na sua casa
( a menos que suspeite estar infetado e viva com mais pessoas) nem no seu automóvel.

Se utiliza transportes públicos, use máscara.
Se vai ao médico, a uma loja, a uma padaria, a uma lavandaria, à igreja, ao restaurante, ao cabeleireiro USE MÁSCARA.

Ao contrário do que tem sido dito, a fazer desporto na rua DEVE SIM usar máscara. 
O virus propaga-se  por gotículas transmitidas na sua respiração e esta pode permanecer HORAS no ar. 
Onde alguém infetado as sintomático andou a treinar pode passar outra pessoa e, adivinhe, vai ser contaminado. Sr atleta da cidade ou do campo, não seja parvo, proteja-se e proteja-nos. 

Não se esqueça que tem que evitar ir com as mãos à boca, ao nariz e aos olhos. Pode tocar em objetos, sítios contaminados e dessa forma contaminar a si próprio. 

Teremos de viver com as máscaras , continuar a lavar as mãos muitas vezes por dia, a andar com o alcool gel durante quem sabe alguns anos, ou o resto da vida. A máscara deve cobrir nariz e boca. A máscara comunitária deve ir para lavar a cada utilização e a descartavel dura apenas até 4 horas. 

A praia não faz mal. Mas estar num espaço como a praia, o parque cheio de pessoas a assoarem-se ou escarrarem para a água, a areia, o chão pode não tornar a coisa muito higienica, para não falar nos miúdos que insistem em jogar à bola e a mandar à cara de toda a gente etc. 
Tudo o que é contacto fisico com espaços e pessoas é um problema. 

Mais uma vez, protejam-se. O Sol e o calor não querem dizer que já passou.





Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!