Chamavas-te Marta como eu.Nasceste no mesmo ano que eu.Eramos tão diferentes mas queriamos ser mais iguais.
Tinhas o cabelo mais bonito que vi até hoje, negro, forte, liso comprido...e eu era uma loirinha com caracois e quis ter o cabelo da cor do teu.E tu querias os meus caracois!Tal como eu não tinhas uma familia fácil, era porem bem mais controladora que a minha, e quase não te deixavam respirar....queriam escolher-te os amigos, todos eles filhos de pessoas com contas bancárias bem recheadas, logo, eu e as restantes meninas que escolheste para amigas não serviamos.Mas ne isso te travou!E do alto dos teus treze anos fazias questão de te encontrares comigo às escondidas.E passavamos horas a fio ao telefone da minha casa a pregar partidas a meio Mundo e a falar de rapazes!A tua primeira paixão no Liceu foi rápidamente baptizada por ti de "ovo estrelado", lembras-te?Coitado!Perseguiste-o tanto!!!Fumamos juntas os primeiros cigarros, partilhamos as primeiras bebedeiras(com apenas 1 copo de cerveja).Eras louca pelos gemeos Ingleses Bros(mas aínda alguem se lembrará deles??)enquanto que eu era mais pelos NKOTB...Fazias as coreografias das musicas e espantavas-nos com a tua forma de dançar.Nasceste para dançar!E para sorrir!!!Tinhas o sorriso mais lindo do Mundo!As tuas gargalhadas ecoavam e ecoam ainda dentro de mim.Havia uma professora em especial que nos detestava...tu achavas que ela tinha medo de nós, por andarmos sempre vestidas de preto...ok, e talvez pelos gritos que davas quando a vias.Dava-te um gozo assustá-la!!!Eras rebelde , frontal e sincera!Tinhas um humor àcido e não poupavas ninguem que te desafiasse.Choramos muito abraçadas, muitas vezes.Por tudo, por nada, e porque sim.A adolescência é assim mesmo.Amávamo-nos como irmãs.Sabiamos todos os segredos uma da outra.Estiveste "lá" para me dar um abraço(mesmo que as escondidas da tua mãe)quando mais precisei, e disseste comigo adeus ao meu pai.
Entretanto, a senhora que te pôs no mundo não queria a filha com gente "reles" e decidiu mudar-te de escola.AIII Marta como choraste de raiva...tinhas 17 anos quando foste obrigada a mudar de escola e dar-te com as amigas que a tua mãe escolheu para ti.
Fomo-nos afastando, o que é normal...tornaste-te diferente, finalmente davas-te com gente decente...e foi essa gente decente que te deu a entrada para o Mundo das drogas pesadas.
Fui sabendo que estavas a perder-te aos poucos, mas naquela altura já pouco falávamos.Cada vez que te via estavas pior.Até que um dia, com olhar ausente te aproximaste de mim e me disseste:"Nós eramos amigas...lembras-te de mim?".Senti um nó na garganta.Como poderia esquecer-te????tinhas perdido completamente a noção da realidade.As alucinações faziam -te viver num Mundo à parte.
Não soube ajudar-te.
Perdi-te para sempre alguns dias depois.Decidiste evadir-te da vida que te mantinha prisioneira.Mataste-te. E levaste contigo um pouco de mim...e tanto de nós.Foi dos maiores sofrimentos que tive na vida.Não me lembro de ter chorado tanto, como quando vi a MINHA Marta naquele caixão...ainda não acredito que partiste.Ás vezes sinto-te...ás vezes acho que te vejo na rua.Passaram já quase 7 anos.Tenho saudades tuas.Desculpa se permiti que te afastasses...
Desculpa...se ao ver-te sem rumo te temi, em vez de dar um passo em frente e tentar ajudar-te.
Irónico que nem uma das tuas fieis amigas comparecessem à tua despedida...e nós...as outras, estivessemos lá todas...com vontade de cortar a tua mãe em pedaços(confesso), aquela senhora louca com a mania das grandezas...
Não te digo adeus Marta...porque te sinto sempre comigo.
4 comentários
:(
ResponderEliminarCusta tanto dizer adeus, tanto quando sentimos que o dissemos, sem saber, há muito tempo, na inocência de não ter que o enfrentar realmente.
Perdi o meu melhor amigo, sei a dor que trazes.
Um beijinho
Imagino a dor que sentiste...
ResponderEliminarEmocionante !! A minha melhor amiga , aquea menina linda , doce e pequenina , lutou anos conrtra o cancro do sqngue , luta diariamente para ser feliz e ter uma vida normal !!
ResponderEliminarNao me imagino a perde la !! Nao imagino mesmo !!! Ela é a luz dos meus dias !!
Tu es forte e sabes o mal da sociedade é mesmo esse , querer ser mais do que aquilo que sao !!!
força <3
Perdi alguns amigos, por suicidio e por acidente...sao coisas que por mais explicaçoes que tenham, nao se explicam totalmente. não dá.mas dói. e um pouco de nós morre sempre. todos os dias, sempre que a saudade vem ao de cima...beijinhos grandes e muita força.
ResponderEliminarObrigada pelo teu comentário!