O Homem de Gelo

Era uma vez um homem que parecia ter luz. Esse homem tinha a habilidade de transmitir a todas as mulheres tristes, e revelar-lhes a força que existia dentro delas.
Como moeda de troca, sem se aperceberem, elas ficavam fascinadas pelo encanto que aquele homem tinha. Pelas novidades que trazia,  dizia-lhes que podiam e eram diferentes que eram especiais, que todas eram diferentes, rainhas, princesas, e assim deveriam ser tratadas.
E então elas ficavam cativas aos seus encantos. Viciavam-se nele. Muitas apenas por pouco tempo. Depois passava o feitiço e continuavam as suas vidas. A algumas o feitiço durava mais e dedicavam-lhe a sua vida. E para ele pouca diferença fazia. Carregava a bateria do seu ego.
Uma porem encantou-se mas cedo se apercebeu de como ele era, ainda assim, amou cada um dos seus defeitos, ainda assim, amou-o nas suas ausencias prolongadas, enquanto ele vivia os seus amores, tentou sempre manter-se à margem, mesmo quando o coração sangrava.
Aproximaram-se quando lhes foi possivel. Mas aí...já não existia o homem a quem ela tinha em segredo entregue o coração.
Existia apenas um corpo, usado por uma alma que a assustava, que não era a dele. Que se fosse ele lhe daria a mão em vez de lhe tirar o tapete por baixo dos pés. Que a abraçaria em vez de a acusar ou recriminar quando ela mais precisava de apoio. Não se agride quem já está magoado.
Ela entendeu então que dentro dele já não havia coração. Alguem o tinha levado, para longe.
Constatou que o dela , tambem batia muito pouco, muito baixinho apenas o suficiente para a manter viva,  sobreviver.
Então apartir daquele dia, ela deixou de saber falar de amor. Deixou de saber escrever para o coração dele.Deixou de entender a linguagem do amor. Provavelmente nunca a teria entendido. Mas amar não é concerteza tratar mal, nem desdenhar, nem desprezar, nem nada disso. Amar tanto quanto se lembrava era consolar mostrar afecto, em palavras e atitudes, usar as palavas e os tons certos.

Cada vez me dou menos com códigos. Desprezar quer dizer que a ama. Bateu? Ama. Traiu?Ama.
Está com outra? É para provocar. Ama-te.

Não. Não é assim. Sou demasiado antiga para isto.
Renuncio a amores e amizades que não sejam objectivos e bem explicados.
Não quero escuridão, nem aceito que ninguem esconda o facto de ser meu amigo ou amiga.
Tenho vacinas em dia, e tenho-me em optima conta.
E ofereço espelhos a quem tiver opinião oposta.
Mesmo que espelhos de alma.
Já que não existem escolas para aprender a ser gente, façam introspeção diária, Julguem mais a vós proprios e sejam mais amigos de quem precisa de vós.

Menos maldade é precisa.

Ou então virem estátua durante 100 anos, sempre dá tempo para eu desencarnar...

O Mundo precisa de amigos, e voces tambem.




Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

12 comentários

  1. O mundo precisa de amigos, sim. De amigos sinceros e bem resolvidos, que se entregam sem exigências, que recebem com carinho o que lhes devolvem.
    O mundo precisa de amigos como tu, que pelo pouco que ainda vi, mostras sê-lo a cada palavra.

    ResponderEliminar
  2. O mundo precisa de amigos, sim. De amigos sinceros e bem resolvidos, que se entregam sem exigências, que recebem com carinho o que lhes devolvem.
    O mundo precisa de amigos como tu, que pelo pouco que ainda vi, mostras sê-lo a cada palavra.

    ResponderEliminar
  3. Profunda como sempre, sabes dizer as coisas ao de leve para que todos percebam sem ser brusca ou rude, apenas directa e expressiva mesmo para quem é burro no que toca ao sentimento AMOR, esse sentimento que tão depressa nos faz bem, como de repente nos parte o coração em cacos tão pequenos que já não há amor que o recomponha, nem com super cola 3 lá vai!
    Cada vez mais é necessário saber amar o próximo e saber ser amado, sem exigir nada em troca ou andar por trás (ou mesmo pela frente) a fazer isto ou aquilo para espicaçar porque acham que o amor é magoar ou ser magoado! Isso não é amor! É competição para ver quem magoa primeiro, quem magoa mais, quem sai mais desfeito da relação, quem fica sozinho neste mundo porque já foi tão magoado que não suporta pensar sequer na ideia de abrir o seu coração e se apaixonar novamente, voltar a reviver o amor como se fosse uma menina na flor da idade, na sua juventude mais ingénua que ainda acredita em príncipes e princesas e no amor para sempre!
    Pode até haver o AMO-TE PARA SEMPRE, para alguns não haverá, para outros há o amo-te hoje, vamos ver como corre amanhã.
    Que vida levamos nós no meio disto tudo?
    São os homens que saem magoados das relações?
    Se são, sinceramente ainda não vi nenhum de perto, mulheres já as vi, já passei por isso, sei o que é dedicarmos anos a uma pessoa para no fim ficarmos de coração partido desfeito, sem mais nem menos, sem uma explicação, ou pelo menos uma que seja lógica!
    A vida são dois dias e um já passou, é bom amar e ser amado, mas magoar e ser magoado de bom não tem nada!

    ResponderEliminar
  4. O Monstro tambem precisa de amigos, e precisa de Amor. De todos os seres que me consigo lembrar neste momento, e não me refiro sequer ao Homem de gelo como monstro.O Homem de gelo perdeu-se ele proprio nos caminhos do amor . Desaprendeu de amar. Desistiu.Diz quem sabe que não emana dele calor verdadeiro algum. Só gelo. Um gelo que aflige. Como se tivessemos na presença de um holograma que mente aos nossos olhos e nos diz ser ele mas a nossa percepçao, o nosso eu, não o reconhece como tal. As impressões "digitais emocionais não conferem",mas aparte deste homem de gelo que se perdeu no deserto das escolhas que fez, todos os seres precisam de amigos e de amor. E são tantos os que vejo ir na direção errada,que começo a pensar que é a certa.
    Nascemos para viver em comunidade, em sociedade. mas ninguem nos ensina a tal. Pensem nas bloggers que conhecem, nao me incluam a mim nem as parvonidas arruaceiras pseudo bloggers.O que sabem das vidas delas?Que fazem bocas de peixe para as fotos, que todas têm cursos superiores e "optaram "por tirar cursos de unhas de gel e ser bloggers para ganhar a vida e aparecer em eventos que são noticia nos artigos que elas proprias publicam.Fazem publicidade a elas proprias.
    Ai de quem, lhes passe a perna e surja do nada à velocidade da luz e sem pertencer a esta maravilhosa casta de manicures e calistas disfarçadas de nail artists frequentadoras de eventos sociais e as ultrapasse. AI DE QUEM ! Mas, seja quem for, gostam de se enganar, e ou s bajulam, ou então não dão por elas.
    Não gosto de Elitismos. Prefiro ser uma entre as minhas iguais, matar-me a rir com elas até ser de manhã. Chorar e rir, trocar experiencias, do que andar a comparar alfinetes. O que mais quero quando estou com as minhas meninas é dizer vamos brincar e juntar me à festa!

    Há um horario para tudo.
    Assim como na vida, ha tempo pra tudo.
    Como diz a sabia Quina estamos na idade de dizer o que pensamos e o que sentimos.
    Quisera eu poder dizer o que ja pude um dia, ha tao pouco tempo.
    Mas até o amor oxida.
    Gasta-se
    E ha algo que os homens dsconhecem. E é tão simples.
    Quando dizemos amo-te, adoro-te.
    Sai-nos tão fundo da alma. Sabe Deus o que é preciso sentir para algo assim sair. De mim falo.
    Um silencio repetido é como uma rejeiçao a esse sentimento. E o nosso amor próprio vai actuando.
    Magoa deixar de amar.
    São muitos sonhos , muitas expectativas, uma vida.
    Resta-nos o vazio do nada.
    Por isso . Não tentem vir buscar ao nada o que nunca nos foi dado.

    ResponderEliminar
  5. Acho sempre que os relacionamentos não se resumem a palavras...Se não houver gestos, atitudes e vontades expressas, não sobra grande coisa e acabamos por ficar presas a ilusões ou possibilidades...Há que ter coragem para sssumir sentimentos ou não-sentimentos, bem sei...mas só asim as cosias fazem sentido e chegamos a uma altura da vida em que precisamos que as coisas façam sentido.Adorei o texto cm sempre

    bjs, Alda

    ResponderEliminar
  6. Eu já há muito que deixei de acreditar nesta sociedade porque como costumo dizer "bem pior que a crise financeira é a crise de valores"...e esta última é gritante! As pessoas usam as outras pessoas, jogam e deitam foram como se se tratassem de meros objectos...outras apenas se aproximam de ti por interesse...já para não falar das invejosas, com duas máscaras que só te querem e desejam mal sem perceberes o porquê? e será que tem de haver uma explicação? Acho que não...essas pessoas são assim porque têm um interior mais negro do que o exterior, não sabem nada o que é a vida e o que custa batalhar diariamente, têm a mania que são superiores a tudo quando no fundo não valem um chavo, para mim são um zero à esquerda da vírgula! E não é nos momentos mais tristes que vês quem são os teus amigos mas quando tens sucesso porque quem te inveja não suporta a tua felicidade! E depois cheguei a outra conclusão...neste mundo fútil, mesquinho, horroroso, os que se safam melhor são os maiores fdps à face da terra! Sabem? Deixei de me preocupar com isso...eu sou eu, muito bem resolvida, sei o que quero e para onde vou..não tenho medo de dizer o que sinto e penso, não crio ilusões, vivo um dia de cada vez e só dou atenção a quem realmente o merece porque o meu sexto sentido nunca falha e é nele que aprendi a me apoiar para me guiar numa sociedade cada vez mais negra!!!!! Eu nunca me encaixei neste mundo nem vou encaixar...daí ter o meu porto de abrigo ou sou feliz e só entra quem eu quero!

    ResponderEliminar
  7. "bem pior que a crise financeira é a crise de valores" - Adorei Susana, muito bem dito!

    ResponderEliminar
  8. para mim a amizade é tudo, mas desde que me espetem a primeira faca pelas costas , isolo me. mas o mundo é feito de amigos de todas as cores etnias, costumes. AMIZADE sim mas verdadeira

    ResponderEliminar
  9. quem fala assim como tu, sabe ainda o que é amar e o que é falar por amor! não te menosprezes! tens muito valor e muito amor para dar! <3

    osmeuspassatempos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!