As Crianças e a Alimentação

Tenho dois filhos, como sabem. Não é a primeira vez que refiro no blogue a dificuldade que tenho para que comam de forma saudável.
Desde muito cedo que rejeitam sopa, legumes, saladas, fruta, peixe.Em suma, quase todos os alimentos saudáveis essênciais ao bom funcionamento do organismo.
O Santiago nasceu com pouco mais de 1 kg. Detestava comer e desde cedo que qualquer golinho de leite era motivo para uma festa cá em casa. Nunca gostou de papas. Na altura de introduzir as sopas vomitava-as. Fossem elas confecionadas pela mãe, avós ou tias, eram sempre rejeitadas.
Quando iniciou a alimentação sólida e começou a apreciar, confesso que foi um alivio imenso, apesar de ser muito esquisito com aquilo que comia.
O tempo foi passando e apesar de termos tentado o Jardim Infantil, os seus problemas de bronquite asmática fizeram com que frequentasse muito pouco o mesmo. Tinha crises constantes.
Agora, com seis anos, no primeiro ano finalmente com a medicação certa, surgiu um problema enorme.O Santiago não come na escola.Rejeita tudo.Provoca o vómito, chora, enfim.Passa portanto o dia sem nada no estomago.Já lá fui à hora de almoço e gabo a paciência às funcionárias do estabelecimento.
Fui chamada pela segunda vez à escola. Rejeitam ter o Santiago à hora do almoço e preferem que almoce em casa obviamente para bem dele, preocupados com a situação.
Tal como aconteceu com o Henrique, o mais velho, consultei uma nutricionista.
Na altura desvalorizou a situação porque o Henrique comia alguma coisa.
Desta vez viemos com uma dieta a cumprir estipulada pela especialista.
Ficamos a saber pormenores curiosos acerca a alimentação que desconheciamos.
Por exemplo a porporção de carne ou peixe que devemos ingerir à refeição deve ser igual ao tamanho da nossa mão ( palma).
O Santiago começará a comer uma concha de sopa a todas as refeições.Hoje de noite estivemos duas horas à mesa para 5 colheres. A sobremesa será fruta ou gelatina .
Os pequenos lanches e pequeno almoço são iogurte magro e 3 bolachas maria ou torrada.
em substituição à sopa às refeições pode comer salada ou legumes cozidos .
Como acompanhamento da carne/peixe ou ovo poderá comer 2 colheres de massa ou arroz ou uma batata assada ou cozida.
Durante a semana, sempre que lhe apetecer um doce ou algo que não seja permitido escreve numa lista, e ao fim de semana pode escolher 2 a 3 "pecados" e matar o desejo.
Temos um longo caminho pela frente neste processo de reeducação alimentar.Daqui a um mês voltamos à nutricionista para introduzir novos alimentos e ajustar tudo.
Desejem-nos boa sorte!

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

3 comentários

  1. Boa sorte para o Santiago (e para a mãe, claro) neste percurso! Obviamente não será fácil. Nem para um adulto é fácil adaptar a sua alimentação, principalmente com a recusa de vários tipos de alimento. Mas claro que o Santiago vai conseguir :D

    ResponderEliminar
  2. E eu a achar que era esquisita a comer :|

    Muito boa sorte! ;)

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte!! O meu primo mais novo esta igual, não come nada na escola. Deram-lhe uma dieta em que consiste maças e verduras e pronto, problema resolvido!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!