Paleo: Dieta ou Estilo de Vida

Estando empenhada em perder peso de forma saudável , uma vez que estou a praticar exercicío fisico, fui abordada por várias pessoas que seguem o regime alimentar que os nossos ancestrais do Paleolitico seguiam.
Vou tentar resumir e sintetizar os princípios deste modo de vida e forma de encarar a alimentação que já conquistou famosos como Miley Cirus.
Na verdade, basta-nos pensar no  dia a dia destes humanos que se alimentavam de caça, frutos , e não tinham ao seu dispor nenhum alimento processado, nem açucares, cereais.
A retirada do gluten da alimentação, dos açucares refinados e de toda a alimentação processada que tem corantes, conservantes e um aumento na ingestão de proteinas é a base deste estilo alimentar.
Alimentos como massas, arroz, batatas não devem fazer parte do menú para quem decide enveredar por este caminho.
Também o leite animal e de evitar, uma vez que existem estudos que comprovam que existem várias doenças reumatologicas e auto imunes que estão associadas à sua ingestão.
A justificar estas restrições , está o facto do corpo humano demorar milhares de anos a adaptar-se na assimilação das novas enzimas a que o seu antepassado não ingeria.
Daí surgirem doenças alérgicas cada vez em maior número, problemas cardiovasculares e um sem número de " novas doenças" associado a um crescimento exacerbado de produtos com açucares, gorduras altamente prejudiciais que, ligado ao sedentarismo que a nossa epoca propicia, causa problemas de colestrol , obesidade entre tantos outros.
Quem decide seguir esta alimentação, encontra um sem número de receitas na internet, em grupos e sites espalhados por todo o lado.
Os resultados são visiveis em analises laboratoriais, colestrol, trigliceridos melhoram a olhos vistos e a perda de peso é um dos factos mais relatados caso este seja o objetivo. É possivel seguir estes planos com objetivo oposto caso se queira.
Tenho apenas uma dúvida. No paleolitico, a esperança média de vida era bastante mais curta que agora. Até que ponto a alimentação não teve influência?
Sabemos que a evolução e progresso trouxe maior proteção para o homem , mas, existem certos pontos que ainda me fazem questionar. Todos sabemos que se deixarmos de comer pão, bolos, massas emagrecemos, mas, é nos hidratos de carbono que vamos buscar grande parte da nossa energia.
Será a fruta suficiente para abastecer o organismo desta carência?
Proteína em excesso não terá repercursões a médio/ longo prazo?
Concordo com a diminuição de açucares, farinhas , alimentos com gluten e leite.
Mas antes de me " converter " terei de me mentalizar...

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Olá Marta, também já tinha ouvido falar neste tipo de alimentação mas não tenho muita informação sobre ela. Contudo neste site a Rita que é uma seguidora desta dieta dá muitas informações se quiseres espreitar aqui fica http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2015/07/estas-coisas-das-dietas-dao-sempre.html ou então aqui http://www.lowcarb-paleo.com.br/
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!