VIOLÊNCIA

De há uns anos para cá, a violência deixou de ser sinônimo "apenas"de agressão física e passou a abranger violência psicológica ou verbal . E faz todo o sentido. 
Entende-se por violência verbal, todo o tipo de coação, insulto, insinuação, comparação que vise minimizar o outro abalando os seus pilares de autoconfiança.
De há uns anos para cá, e sob a contenda que a liberdade de expressão permite e apadrinha qualquer tipo de piada ou comentário, que pode dar mote para que um humorista  use as fragilidades alheias para fazer o que sabe de antemão que será bem recebido pelo público , público este que no seu dia a dia fazem o mesmo. Insultam, ridicularizam e não são passíveis de qualquer penalização, enquanto que o lesado, consoante a a fase  que estava a passar seja obrigado a lutar ou pelo menos enfrentar todos os seus fantasmas internos e é mais uma situação para juntar aquelas pelas quais  já tem acumuladas.
Will Smith está a ser " julgado" em praça pública por, na noite dos Óscares e perante uma piada fácil e talvez para muita gente inofensiva ter agredido Chris Rock após uma ",piada"  sobre a esposa de Smith em relação à alopécia areata ,uma doença autoimune que provoca a queda total ou parcial dos cabelos. No caso de Jada Pinket Smith, e tendo em conta uma entrevista que deu há uns meses, está longe de aceitar este fado .
O humor deveria ter limites sim quando é usado para apenas apontar defeitos, mostrar o racismo e promover o bodyshaming.
Se formos olhar para o passado do nosso país há 40 anos já Herman José fazia piadas bem fortes sem o intuito de pesar..
Não é culpa dos , humoristas. É culpa de quem assiste, aplaude e permite. 


Rua Magalhães Lemos


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!