Olheiras, razões e soluções

Desde que decidi ter um blogue, mais focado em beleza feminina, que a questão mais abordada  foi sempre "como esconder as olheiras".
Eu própria, o ano passado quando foi lançado um creme bastante poderoso de contorno ocular em conversa com uma marca, falava-lhe no meu desgosto com as  olheiras, e confesso que tive que aprender a distinguir olheiras de papos.  Será que tu sabes fazer a distinção?
Existem pessoas que têm sempre olheiras, associadas a genética, tal como papos e outras que as têm em fases que estão mais cansadas, dormem menos, fazem muitas saídas com os amigos, noitadas com álcool e ressacas,ou tomam determinados medicamentos.

Para começar, chamemos as coisas pelos nomes, a hiperpigmentação periorbital, o nome pomposo medico-cientifico dado às olheiras pode também estar relacionado com falhas no organismo, retenção de líquidos, problemas de circulação. Massagens no rosto diárias podem ser uma ajuda para quem sofre deste mal. Não massajar na zona do contorno dos olhos. Basta o estimulo no rosto para ativar a circulação.
Uma das maiores falhas e que aumenta e piora as olheiras é a falta de àgua no organismo. Devemos beber 1.5 a 2 litros de àgua diária. Confesso que esta é uma das minhas grandes falhas. O consumo de àgua melhora tudo. inclusive a textura da pele.
Se sofres de alergias ou fumas, é provável que tenhas olheiras. Portanto, deixar o veneno que é a nicotina passa a ter ainda mais peso. Procurar um alergologista ou medico de família também. As rinites alérgicas são veneno para o nosso contorno ocular.
Reduzir o sal nos alimentos que ingeres, fazer compressas de chá verde ou chá de camomila gelado na zona do contorno vão contribuir para o descongestionamento da área afetada.
O Álcool, o arqui-inimigo do nosso organismo, em especial, neste caso, da nossa pele, para alem da retenção de líquidos, neste caso é fatal para todo o problema aumentando a mancha da zona peri-orbital.
Usa um creme de olhos hidratante. Não apenas um corrector de olheiras mas um creme de hidratação se tiveres 20 anos e um preventivo e que trate rugas aos 30, 40, 50 e por ai em diante.
Não podemos esquecer que os olhos falam por nós. São a nossa identidade. A nossa alma.
Queremos conserva-los bonitos e apelativos.  è algo que todas as mulheres gostam de realçar, se estiverem com olheiras  profundas e rugas sentimo-nos inseguras. Então tratemos deles com carinho.
Obviamente que existem tratamentos como o botox que é aplicado em caso de olheiras cronicas e sinceramente, é maravilhoso, não haver preocupação alguma com corretores  nem iluminadores porque temos a zona sempre fantástica. O único senão é o facto de seis meses depois o efeito desaparecer, mas para quem pode e quer fazer este "atalho" recomendo a 100%.



Os Cremes de Olhos

Certifica-te que compras um creme de olhos adequado para a tua faixa etária. Por exemplo, se tiveres 30 anos, compra para mais de 30 e não para 20 ou 25, apenas porque te disseram bem do creme.  A nossa pele tem idade, tem memória, e ainda que esteja bem tratada e com aparência de 20, é preferível que puxemos por ela, a menos, que tenhas a pele muito oleosa e o produto seja para peles muito secas (como acontece com muita frequência).
Se tiveres como eu 38 talvez seja melhor comprares a nível de preventivo um creme para 40 anos. Comigo tem resultado e os representantes das marcas costumam trabalhar neste sentido.
Não faz sentido (nunca) ter 20 anos e usar anti-rugas ou usar creme para 40 ou 30.  Sei que os cremes destinam-se a estados de pele e não idades, no entanto parece-me OBVIO que existem demasiadas meninas de 20 anos com pele de 40 e não deveria ser assim.



Os Corretores de Olheiras

A nossa primeira reação quando nos apercebemos de um erro, é esconde-lo e não remove-lo ou corrigir. Estamos erradas. Já mencionei como podemos tentar corrigir as olheiras. Melhorar a nossa alimentação também melhora a pele. Aumentar o consumo de vitamina C, anti oxidantes, peixe, fazer desporto, sorrir muito e ser feliz, para alem de ajudar a banir as olheiras e os papos da nossa vida vai melhorar muito a qualidade da mesma. Dito por uma amiga minha, senhora da nossa Alta Sociedade.
Aqui mostro alguns dos meus corretores de olheiras favoritos. Confesso que uso muito mais no Inverno que no Verão. Por mim seria Verão todo o ano e acabavam-se as despesas com corretores de olheiras.Para quem tem daquelas olheiras que mudam de cor os corretores mais eficazes são as paletas com várias cores. Tenho da Sephora e da It Style Make Up. O segredo é neutralizar as cores.
Peles brancas ou negras, atentas:
Para peles negras, as duas cores que costumam ser mais recorrentes e eficazes são para olheiras profundas o corretor amarelo muito pouquinho e por  cima a base e o pó para fixar.
Para orientais e arabes, com olheiras esverdeadas o tom correto é o corretor com fundo avermelhado.
Para todas, em caso de olheiras leves, o ideal será um corretor levemente mais claro que a base, vai iluminar toda a zona do contorno ocular.
As paletas costumam incluir vários tons de pele, para alem das cores verde, lilas e amarelo, pelo que para principiantes são ótimas, tens por onde escolher e podes corrigir outras imperfeições no rosto como borbulhas , manchas etc.
Se decidirem posso fazer um post mais especifico sobre o tema, abordando apenas os corretores que escolherem. 


Espero sinceramente que tenham gostado,
Beijinho!

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

13 comentários

  1. Marta adorei o post.
    Eu tenho 36 anos. Apesar de saber o B.A. bá confesso que não cumpro. E aqui não se trata de uma questão de dinheiro como é o caso das manchas que a gravidez da minha filhota me deixou no rosto. Trata-se do facto de não beber água, não ter uma alimentação assim tão cuidada e dormir apenas 3, 4 horas por noite.
    Neste momento também não tenho nenhum creme hidratante, aqui já entra a questão dinheiro, porque eu prefiro aguardar e quando comprar comprar o mais indicado e aquele que me parece melhor.
    Como deixei avançar a coisa, agora tenho que ir aos poucos e ir resolvendo gradualmente. O problema é que tudo custa muito caro, né?
    Mas a pouco e pouco chego lá :P

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post Martinha. Agora fiquei aqui a pensar do porquê eu ter as olheiras :s Pouco ou nada de álcool bebo, não fumo, bebo 2 ou mais litros de água por dia, não passo noites sem dormir. Só se for de estar muito tempo em frente ao pc. Tenho mesmo comprar um creme, a ver ase agora no meu aniversário me mimo a mim própria com um creme para os olhos :) Obrigado pelas dicas e informações, gostei muito e vou partilhar na página do blog!! Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  3. E aprendi mais umas coisinhas...obrigado Marta beijo

    ResponderEliminar
  4. Indispensável na minha rotina diária o uso de creme contorno de olhos. Como corrector aplico um da Boticário com protecção solar.

    ResponderEliminar
  5. Os meus papos...tenho-os de ter emagrecido muito....quanto a isso só mesmo cirurgia estética não é?
    Não existe outra forma... snif!!!
    Adorei o post

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho-as por causa de insónias!!! Mas hoje nem lhes noto, acordei com uns papos jasus xD =( que desgraça!! Hummm os cremes de olhos sempre me fizeram muita confusão, existe uma imensidão deles e depois uma pessoa nunca sabe "será para a minha idade? será para a minha pele? que raio é que eu preciso? será para esticar? para tirar as bolsas? Pas rugas?" Mas fiquei esclarecida =)

    ResponderEliminar
  7. Adorei claroo! O meu assunto preferido pois as minhas estão mesmo relacionadas com a respiração e alimentação, enfim ...
    Obrigadaa pelo post super rico. Beijinho **

    ResponderEliminar
  8. Olheiras como eu as reconheço....espero isto não piorar!!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito! :D
    O corretor da Lancôme também é top!
    Beijinho ♥
    Style 2 Beauty

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito ! Tenho olheiras profundas mesmo e muito escuras ,mas é genético ,tenho-as desde criança,uso sempre cremes para os olhos ,atenua um pouco ,rugas não tenho á volta dos olhos , mas as olheiras ....sou fumadora ,bebo pouca agua ,principalmente no Inverno ,durmo pouco ando sempre stressada !

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho 23 anos, e não sei que creme de olhos comprar! A minha pele é mista/oleosa mas na zona dos olhos é seca. Que me aconselhas Marta?
    Não comento muito, mas adoro os teus posts!
    Beijinhoooos <3

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!