Chega de Violência!

Não tenho memória de um ano tão marcado pelo crime da violência doméstica em Portugal. 
Provavelmente sempre houve. Apenas deixou de ser tão calada, tão muda, e passou a ter contornos mais publicos.

Quando as próprias vitimas desenvolvem uma espécie de "sindrome de Estocolmo" e defendem os seus pares, desculpando-os pelas suas agressões, tendo em conta que grande parte dos seus agressores são maridos, companheiros, torna-se muito mais dificil convencê-las a mudar de vida, dar o passo definitivo para a libertação das torturas diárias que passam.

Há vinte anos ou mais atrás, na minha adolescencia, não me lembro de ouvir falar de agressões fisicas no namoro. Agora as noticias sobre tal são recorrentes.Os maus tratos começam no namoro.
 Um namoro, que muitas vezes antecede uma gravidez precoce, um assumir de relacionamento por causa de um filho ,quase que por obrigação por parte de dois adolescentes, e tudo começa "torto".
Apartir do primeiro levantar de mão, começa torto.
Pouco importam as razões que levam alguem a agredir.
Uma agressão fisica mostra sempre má formação, e pouco respeito pelo próximo.
Falta de capacidade de argumentação,
Estupidez. Burrice. Maldade.
Medo. Muito medo e inferioridade. Cobardia.
Homem que é homem não precisa de bater numa mulher para mostrar a sua virilidade ou macheza. Isso demonstra-se (admirem-se) com palavras, actos nobres. Nunca com violência nem coacção.
Tenho lido argumentações tão ignorantes como "são as mulheres que começam", e acerca de quem diz isso, alerto quem rodeia esses homens, que podem estar perto de possiveis predadores ou assassinos.
Reparem que a grande parte de testemunhas e amigos de vitimas e agressores /assassinos referem que nada os fazia pensar que tais pessoas agiriam dessa forma.
Não acredito em episódios ou surtos e alucinações. Ou de repente quase 40 homens em Portugal tinham sido mordidos por um insecto que lhes provocou uma reação alucinógenia que os obrigou a matar mulher e em alguns casos filhos por ciumes.

É certo que passamos uma fase politico-economica conturbada. Tenho dito várias vezes que Portugal é um país deprimido. Que os Portugueses se alimentam da desgraça alheia e vibram a cada tragédia, que é algo que não encontro em povo nenhum.
Há que mudar mentalidades. Aprender a cultivar o positivismo em cada um.
Mas, primeiro que tudo, existe uma questão que tem que ser resolvida a nivel parlamentar e politico.
Ainda que tenha a perfeita noção que cada preso nos custe a nós contribuintes mensalmente mais que um salario minimo, por mês, sendo por isso talvez a razão que ficam tão pouco tempo  a cumprir as penas sentenciadas, não existe nada que tenha mais valor que a vida e a segurança que cada cidadão.
O Governo deveria ponderar um aumento nas penas de violencia doméstica, assassinato, e todas aquelas que atentam contra a integridade fisica humana.
Confunde-me muito que alguem que mate uma pessoa tenha exactamente a mesma pena que alguem que mate 10 pessoas, embora não tenhamos memória de assassinatos em serie neste país creio que certo tipo de situação deveria ser tida em conta.
E mais, na minha opinião , para penas de violência domestica que não sejam consideradas muito graves, o serviço comunitário, como a limpeza de ruas, de matas,apoio domiciliario a idosos, a bairros sociais,  sejam os culpados licenciados ou não (porque estes senhores tambem cometem crimes e são na sua maioria protegidos e resguardados) seriam uma opção que os poderia reabilitar, pondo-os em contacto com a realidade que provavelmente nunca vivenciaram, quem sabe despertando-os para o Munco menos floreado e bastante real.
Este ano faleceram vitima de maridos, ex maridos, companheiros e pais, quase 40  mulheres.
É uma realidade assustadora.
O nosso país é pequeno, e tinha fama de ser brando e de bons costumes.
Para mais informações por favor contacte a pagina da APAV AQUI
telefone-707200077
 post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

13 comentários

  1. Antigamente também havia simplesmente não vinha a praça publica.. As historias que eu ouvia da boca de familiares de avós e bisavós, comiam e calavam, de traições e depois quem pagava a fava em casa eram as esposas. Sinceramente mesmo quando a vitima se queixa não possui qualquer tipo de protecção, a policia chega tarde, um bocado de papel não serve de nada quando o agressor nos bater de novo a porta.. Que se faz? Atira-se o papel a cara quando aparecer? Vamos de novo a policia fazer queixa de olho negro para termos do outro lado alguém a troçar de nós e dizer "foi bem feito, foi porque mereceu"?
    A mentalidade de muitas vitimas tem de mudar? Tem sim senhor Então e as leis e os locais onde dizem que ajudam, também não deveriam de mudar?? Muitas pedem ajuda pedem, mas neste Pais as ajudas demoram a chegar e quando chegam já não fazem diferença nenhuma..

    ResponderEliminar
  2. Para alem desta violência ha tb violência psicológica....
    Mas esta é muito muito grave, todos os dias temos casos em que matam as mulheres,todos todos os dias, tenho medo quando ouço no jornal estes casos meu coração acelera :( violência nunca sofri, bater ainda miguem me bateu mas.....(prefiro nao contar aqui....) é complicado mt complicado estes casos. nao tenham medo de denunciar é a vossa a nossa vidas (mulheres que esta em jogo) nao deixem que nos tirem a vida nao deixem que nos maltratem. gritem BASTA, denunciem quem vos faz tanto mal logo no inicio.

    ResponderEliminar
  3. Só quem passa por elas é que sabe,e as ajudas nestes casos não funcionam como deveriam,é muito dificil,muito complicado e os casos mais graves acabam em morte como temos vindo a verificar e cada vez são mais,fazer queixa não resulta,e o que mais me deixa triste é que a vitima para salvar a vida é que tem que deixar tudo para trás e fugir...

    ResponderEliminar
  4. Ainda nao percebi bem os contornos desta tendencia. já há quem a estude. se por um lado, hoje as coisas vêm mais a publico, como diz a cátia, por outro lado, dizem que o desemprego faz com que as pessoas fiquem mais deprimidas, e passem mais tempo em casa, a reparar em pormenores que as irritam obsessivamente. Também a falta de poder de compra, as dificuldades em fechar creditos e terminar despesas ciclicas, tornam as pessoas violentas e agressivas. Mas dantes passava-se fome, e trabalhava-se de sol a sol...e criavam-se doze filhos felizes e com boas maneiras. seremos uma sociedade mal habituada?Mimados e mesquinhos? não sei, ainda não percebi mesmo esta tendencia.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do post! Não no sentido de gostar, mas acho que nos faz falta isto para percebermos a realidade lá fora, meio assustadora. Eu digo-te, muito sinceramente, que não percebo como é que as mulheres que sofrem de violência doméstica, ficam caladas, não fazem queixa! Felizmente, penso que já algumas não se calam, mas a primeira vez que o meu namorado me tentasse bater, eu não me calava, não mesmo, por muito que o ame, ou pelo menos defendia-me. Mas compreendo que secalhar nem toda a gente o consegue fazer... Por medo de depois ser pior talvez. De qualquer maneira, as mentalidades têm de mudar, e concordo plenamente na parte das penas aumentarem!
    Beijinhos

    http://getup-makeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, na grande maioria dos casos estas mulheres teem q abandonar a propria casa e bens de uma vida para fugir a um anormal violento. Abandono do lar faz com q elas inclusive percam o direito aos filhos

      Eliminar
  6. um ano cheio de notícias tristes.... nem sei se este irá melhorar! Isto cada vez mais se resolve com violência! CHEGA!!!! Todos temos direito a termos escolhas, se já não amamos aquela pessoa e nos trata mal ou não nos faz feliz temos é de seguir em frente! E não por o marido ou a mulher matar o seu parceiro que vai fazer com seja feliz. Se gostar mesmo da pessoa não a mata deixa-a livre pra seguir o seu caminho! A violência nunca resolveu nada! Mulheres que não falam sobre o que se passa em casa, sobre a violência física ou psicológica têm medo pois devia haver mais protecção nestes casos! Violência doméstica é crime e devia ser penalizada com severas penas!!! Portugal e seus governantes Vejam Estas Cenas! Basta! Acordem!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!