Quando o Natal era uma casa cheia

À medida que os anos vão passando , os natais mudam de sabor.
De convidadas, ou protagonistas nesta festa familiar, tornamo-nos anfitriãs.
Somos as mães que tentam tornar o Natal colorido para os filhos, saboroso para os familiares que outrora nos "preparavam" as festas de Natal.
Nada disto me aborrece.
Até me dá prazer mostrar que "cresci" , que embora prepare o bacalhau de forma diferente, tento ter mesa farta, presentes para todos, reunir quem mais amo enquanto o calor da lareira nos aquece o corpo e o coração.
Incontornáveis são as memórias e as ausencias de quem partiu cedo demais.
Não há um Natal, desde que fui mãe , que não imagine como seria ter a presença do meu pai com os meus filhos.
Tinha que ser assim, foi o destino, que não quis que conhecesse os netos, ou mesmo que me visse chegar à idade adulta.
22 anos sem pai.
22 Natais sem esse homem que me fez casinhas de madeira para as bonecas, me levou aos armazens Grandela, à Porfirios, e me mostrava atraves dos seus olhos toda a magia que eu entendia da mesma forma que ele.
Alimentava-se das minhas alegrias.
Parece que foi noutra vida.
E no entanto faz tanta falta ainda e continua a chocar-me tudo o que vivemos, a sua doença tão prolongada e devastadora, o seu estado incapacitante, a sua vontade de viver, apesar de cada faculdade perdida, do aspeto que afastava toda a gente pelo preconceito de quem desconhece.
Dias de luta, tão inglórios.
Tinha um feitio apalhaçado, ao pé dele ninguem estava mal disposto. Ao mesmo tempo tinha uma frontalidade mordaz.
Irónico.Sarcástico. Amava o amor.
Odiava injustiças.
Bastante humilde. O senhor Luis.
Tinha um conceito de familia imenso. Nunca se apercebeu que ele e o pai eram afinal muito parecidos.
Louco pelas filhas, sonhava em ter meninos.
Teve tres netos que não conheceu.
Tem.
Se há tristeza que guardo é essa.
Queria mesmo poder ter um só dia  em que o Universo tivesse uma brecha e mo devolvesse.Para que ele pudesse estar comigo, com a minha irmã, com os nossos filhos e avós.
Sonho alto...
Lembro -me de ter 6 anos e de me fingir dormir só para que me levasse ao colo para a minha cama.
Colo melhor que o do pai...nunca existiu.
O melhor sitio do Mundo.O mais seguro e aconchegante.
Mas crescemos.E os pais tornam-se chatos.
O meu não.O meu adoeceu gravemente.
A doença roubou tudo. Atenções, sorrisos.
Anos demais.
E no fim não houve vitória.
Houve o barulho horrendo de terra a bater numa urna que eu própria tive que escolher com 15 anos.
Esta história não tem culpados.
Tem um argumento de mau gosto.Quem a escreveu era sádico.
Nós, familia, tentamos desde essa tragédia erguer-nos da forma que sabemos.
Mas esse roubo , de um jovem de 36 anos, tirou o encanto dos natais.
Decidi, anos depois, tentar fazer os outros mais felizes, alimentar-me da felicidade que dou.
Seja em generos, seja em actos.
Todos estranham.Neste Mundo estupido e injusto ninguem dá nada a ninguem.
Aproveitam-se.
Finjo-me de parva .Cada um carrega a sua consciencia e karma.
Eu vivo com a minha.Tranquilamente.

Gostava de um Natal pacifico.Com os meus avós saudaveis.Com os meus filhos felizes.
Todos juntos.
E que a saudade começasse a doer menos.

post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

8 comentários

  1. O meu tio Luís, com 31 anos na altura, deixou-nos repentinamente após uma luta de uma semana. Deixou um filho de 3 anos e uma jovem viúva. Porquê? Os Natais começaram a perder peças...De seguida as minhas avós e nunca mais tivemos um Natal todos juntos. Éramos muitos primos, tios, pais e avós. Agora é cada núcleo na sua casinha. Saudades <3

    ResponderEliminar
  2. Sempre passei o Natal na casa dos meus avós, sempre adorei o Natal, não pelas prendas (mas confesso q gosto, quem não gosta?) mas pelo facto de ter a família reunida...uma grande família!!! Agora o Natal já não é a mesma coisa...a minha avó faleceu há um ano e o meu avô decidiu q não queria mais reunir a família lá em casa :-( Está no seu direito, claro, mas a minha avó adoraria q continuássemos ali juntinhos, ela tb adorava o Natal...agora vivencio o Natal pelo meu filho, pq p mim, nunca mais será igual... Era tão bom q tudo voltasse ao tempo em q era perfeito!!!

    ResponderEliminar
  3. É tão bom ver a pessoa dada e carinhosa que és com todos depois de a vida ser tão injusta contigo ano após ano. É tão bom ver que as mágoas e tristezas te tornaram numa pessoa que move mundos e fundos para ver todos felizes, apesar de cansada. Nem sei onde vais buscar tanta força e coragem. Ás vezes ponho-me a pensar e não sei se aguentaria tanta coisa pelo qual já passaste. Espero que continues sempre o teu caminho de cabeça erguida porque se há pessoa guerreira que por estas bandas conheço, és tu. Obrigado pelas palavras que partilhaste. O meu pai é o meu maior ídolo nesta vida. Não quero nem imaginar a hipótese de perdê-lo porque me dá um nó no estômago. Por todo o passado e por todo o presente, aqui fica um abraço bem apertado e um beijinho bem grande de força. Tomara que muita gente tivesse a tua capacidade de resiliência e coragem para dar sempre aos outros um sorriso <3

    ResponderEliminar
  4. Nao sei mas imagino como seria passar o natal sem pai. eu ainda tenho o meu felizmente, nao sou casada nao tenho filhos..... escolha propria ate agora. Sei que é muito triste nao ter familia toda junta :( nao deviamoos ficar sem pais tao cedo eles sao o nosso pilar, como te entendo Marta. beijinhos e tu es forte, nao demostras mas es. estamos ctg no <3 <3

    ResponderEliminar
  5. Oh oh, temo plo Natal que ai se aproxima, plos meus anos, pla Véspera de Ano Novo.. Temo mais de não estar perto da família, de passar longe de novo, não por escolha própria (desta vez).. Aihhhh temos que ser crescidos né, não fazermos nos de coitadinhos, "Sê adulto!!", pois?? Mas não quero, quero continuar com sonhos de criança, ou senão o mundo perde o brilho todo.. Casa cheia, aroma a canela e fritos, sala a cheirar a pinheiro, risos e vozes estridentes.. Mas levantar a cabeça porque ficamos nós e temos mais gente que precisa e nós deles.. Amem-se e vivam muito com quem nos quer bem!!

    ResponderEliminar
  6. tenho um sentimento mt semelhante e por um motivo igual

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro o Natal desde sempre e tento vivê-lo da melhor forma que possa! Adoro tudo o que lhe diz respeito, luzes, as ruas todas enfeitadas, o próprio Pai Natal....o cheiro que é diferente nesta época! Mas no fundo também fico triste, penso sempre na imensa sorte que tenho em ter uma mesa farta e presentes mas que infelizmente muitas pessoas não têm essa sorte! Todos os natais vou á janela e penso no frio que está lá fora e nos sem abrigo que por lá andam mais um dia.... pra eles nem é natal! Fico feliz e emocionada...gosto de ter a casa cheia mas a saudade também por cá paira... uma saudade imensa de quem eu amo mas que por cá já não está! Faço por ser um Natal mega feliz agora com a minha menina tudo é ainda mais....doudices e assim! O Natal devia ser todos os dias por isso eu penso que quando eu tenho de dar ou fazer algo a alguém faço quando quero não somente no natal! Sou uma eterna criança mas com a vivência de adulto....o amor pelos nossos nunca se esquece e na mesa da ceia são lembrados como se a sua presença física lá estivesse! <3

    ResponderEliminar
  8. Como te compreendo , infelizmente :'(

    "Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira! ... "

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!