açucar... esse doce inimigo...

O açúcar é, sem dúvida, o pior inimigo da sua saúde. É hoje consensual entre a comunidade científica que uma dieta rica em açúcar e hidratos de carbono está diretamente relacionada com o aparecimento de doenças graves como problemas cardíacos, Alzheimer, esclerose múltipla, autismo ou vários tipos de cancro, e até mesmo com o surgimento de dores de cabeça frequentes, enxaquecas ou sinusite.



No entanto, não faz parte do conhecimento geral que o excesso de açúcar no sangue provoca a compressão dos nervos, o que leva a uma inflamação crónica local e a respetiva diminuição do afluxo sanguíneo. Este problema — que é muito mais comum do que se pensa —, faz com que a comunicação entre o cérebro e os órgãos seja interrompida, impedindo o seu funcionamento normal.

Açúcar, o Pior Inimigo: Como Reparar os Danos Provocados pelo Açúcar e Recuperar a Sua Saúde (Vogais l 256 pp l 16,59€) é um livro fundamental para compreender de que forma o açúcar é prejudicial para o seu organismo, originando a sua deterioração, através de uma dolorosa e progressiva inflamação que se traduz em:
Hidratos de carbono/açúcar + trauma = danos nos nervos, dor e mau funcionamento dos órgãos

O autor, Dr. Richard Jacoby, realizou com sucesso centenas de intervenções cirúrgicas a doentes que sofriam deste tipo de problemas, causados por uma dieta rica em açúcar. Com os seus conselhos o leitor poderá reverter os danos a longo prazo na saúde ao eliminar o açúcar da sua alimentação. Açúcar, o Pior Inimigo: Como Reparar os Danos Provocados pelo Açúcar e Recuperar a Sua Saúde apresenta-lhe:

• Questionários que permitirão avaliar os danos provocados pelo açúcar no seu organismo• Conselhos práticos para seguir uma dieta cetogénica, introduzindo gorduras saudáveis na sua dieta alimentar, e reduzindo o açúcar e os hidratos de carbono • Dicas e soluções práticas para eliminar gradualmente o açúcar dos seus hábitos alimentares, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência de muitas doenças e ajudando-o a viver de forma menos dolorosa e mais saudável.

PARTE I: UM DOCE PROBLEMA
·         O elefante na sala: Um tsunami de açúcar
·         O ponto nevrálgico: Como a inflamação crónica destrói a sua maravilhosa instalação elétrica
·         Matando suavemente: A compressão furtiva
·         Ligeiramente diabético: A síndrome metabólica e os seus primos feios

PARTE II: O COMBOIO PARA LUGAR NENHUM
·         A caminho da deterioração do sistema nervoso: Estarão os seus nervos já inflamados?
·         As cinco fases da neuropatia periférica: Atente aos sinais
·         Entretanto, faça qualquer coisa: Como sofremos para aliviar a dor

PARTE III: O QUE O IMPEDE AGORA?
·         O vício do açúcar: #acabar_com_o_vício
·         A grande mentira: Educação para a ignorância
·         Então, o que pode comer? Café quente com manteiga
SOBRE OS AUTORES

Dr. Richard Jacoby é médico-cirurgião no estado americano do Arizona. Especializado no tratamento da neuropatia periférica, realiza cirurgias ao nível do sistema nervoso periférico. É cofundador do Healthcare Wound Management Center, sendo presidente-fundador da Associação de Podologia do Arizona e da Associação de Cirurgiões de Extremidades Nervosas do Texas. Vive com a mulher e os dois filhos.

Raquel Baldelomar é fundadora da Quaintise, uma agência de marketing e publicidade de cuidados de saúde. É especialista em estratégias de marketing médico, ajudando as organizações a transformar os cuidados na doença em verdadeiros cuidados de saúde. Colabora com as publicações Advertising Age, Modern Healthcare e também com a revista Physician. Vive em Santa Mónica, na Califórnia.
 

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

3 comentários

  1. sou completamente viciada e adicta a acucar , doces . nao sei se conseguiria viver sem isso.
    mas depois de ler isto fiquei apreensiva . tenho que aprender a me controlar e baixar o consumo .

    bjx
    blogclaudiamaral.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Eh pah não dá!! Não vivo sem açúcar! A minha vida é demasiado complicada para cortar em certas coisas! Ou é açúcar ou viro-me pa vinhaça!! Como é??!! xD xD

    ResponderEliminar
  3. Tudo isso é verdade mas também temos de saber que o cérebro necessita de glicose (açúcar) para o seu bom funcionamento...como tudo na vida o açúcar também é necessário embora em demasia seja prejudicial :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!