Será que conheces a tua pele?

Todas as mulheres desejam ter uma pele perfeita. Que irradie juventude, firmeza, seja livre de manchas, rugas, ridulas. Sabemos que a pele é o nosso maior orgão e como tal envelhece, oxida, como qualquer parte do nosso corpo, no entanto cometemos erros diários que em vez de a preservar , prejudica. 

Quem me lê habitualmente sabe que não sou apologista de "peles de indio".  "Estar bronzeada está na moda" é tão idiota como dizer que ser gordo ou magro, alto ou baixo está na moda.
 Cada um de nós nasce com um tom de pele e, apesar de poder recorrer ao uso de maquilhagem para dar um ar mais saudável,devemos preservar a nossa pele o mais possivel do Sol.
Dizem os dermatologistas que , aos 18 anos uma esmagadora maioria da população já excedeu o seu plafond de exposição solar. Sabemos que a pele tem memória,e que mais cedo ou mais tarde podemos vir a ter manchas ou problemas muito mais graves devido a tal.
Querem usar auto-bronzeadores, usar bases 5 tons mais escuros que o vosso tom natural, força, gostos não são para ser discutidos, mas, pela vossa saúde, protejam-se do Sol, todo o ano, usando protetor solar no rosto,  e partes expostas ,nao esquecendo da peledas crianças.
 Horas de calor intenso na praia devem ser evitadas, obviamente. É de lamentar que nos preocupemos apenas  com o lado estetico e  doenças tão graves de pele, que podem resultar muito mal sejamos negligentes . 


A pele precisa de água. A àgua é essencial a todos os seres vivos, bebe muita água e todo o teu organismo funcionará melhor. É o maior hidratante (hidra= agua) que podes dar à tua pele.  Funciona apartir do teu interior e é indispensavel para a sua beleza.

Um erro comum nas mulheres é a preocupação com o creme hidratante e a falta de cuidado com que limpam a pele. Não adianta limpar a pele com toalhitas que tanto prejudicam a pele e depois dar-lhe um hidratante "milagroso". É como dares um estalo e um beijo a uma criança. Em que ficamos? 
As melhores beauty experts mundiais aconselham a limpar a pele com oleo , antes de qualquer outro produto ou com emulsoes suaves. Experimentei faze-lo e, fiquei admirada com a quantidade de sujidade que o oleo removeu, para alem da suavidade que é para a pele. Quem tem a pele oleosa, não tem que ter qualquer preocupaçao, porque sendo o oleo o primeiro passo, pode passar ainda agua micelar e tónico de forma a retirar vestigios de oleosidade da pele.

Já me foi questionado por várias leitoras, porque razão não se conseguem adaptar a àguas micelares, preferindo leites de limpeza, e se existe algo errado em faze-lo.
A resposta é não.
A àgua micelar é apenas uma ... água. As peles oleosas agradecem, as secas detestam, na maioria dos casos. Apesar de existirem àguas micelares que já só o são de nome (na verdade pelos ingredientes são autenticos desmaquilhantes /bombas detergentes) quando na realidade o que se pretende de uma àgua micelar é que seja algo puro, com o minimo de detergentes possiveis. Portanto, quem tem pele seca, sensivel pode e deve continuar com leite desmaquilhante ou de limpeza, é muito mais confortavel e os nossos sentidos raramente nos enganam.

Algo que tenho sempre alerta, independentemente do que me dizem as marcas ou nas perfumarias é exatamente estar atenta aos meus sentidos. Se um produto não me dá conforto, a menos que eu esteja particularmente embirrante ( acontece mais com maquilhagem do que com skincare), se arde, pica, sem justificação, se incomoda, ou provoca dor, retiro de imediato. Lavo e queixo-me com a marca ou sitio onde comprei. Pode ter a ver com o lote ou , posso fazer alergia a algum componente do produto. É muito raro acontecer, que me lembre nos ultimos dois anos aconteceu 3 vezes, custou-me uma conjuntivite num creme de contorno de olhos e uns ardores insignificantes.
 Daí cada vez mais me tornar exigente com as marcas e produtos que testo. São muitos e não me posso dar ao luxo de fazer conjuntivites constantes (meus ricos olhos) e a gastar mais de 100 euros a cura-las. 
Tentar usar produtos dermatologicamente testados, ou adaptados a pessoas com peles sensiveis (hipoalergenicos).
Na zona do contorno dos olhos, o creme só vai até ao osso, nunca até ao olho como eu sei que muitas meninas aplicam, mesmo rente às pestanas. Basta colocar à volta, nem chega à zona da olheira, O creme acaba por migrar para lá.

Açucar. Não queria ter que dizer isto. Mas o açucar tambem é inimigo da pele. Pensa nele como o demonio da pele.
.E os refrigerantes e bebidas com gás são satanas.
Deixa-os. Pelo teu corpo, pela tua saude, e pela tua pele. Independentemente da tua forma fisica, este conselho é válido. Partilho a tua dor.

Não fumes, Deixa o tabaco. Quando eu fumava e me diziam que fazia mal à pele, obviamente que ignorava. Deixei de fumar há 5 meses. A pele melhorou mesmo. Não só te prejudica todo o organismo como é letal para a pele. Envelhece, rouba o brilho , a vitalidade.
Começa a equacionar gastar com a pele o que te apetece ou podes gastar com "aqueles sapatos" ou "aquela mala". 
 Limpar a pele diariamente, de manhã e à noite , tonificar, aplicar no minimo um serum especifico para ti, ter um creme de dia e outro de noite, requer gastos.
Obviamente que é maravilhoso ter um armário cheio de roupa da estação, maquilhagem com as cores tendencia, fazer o smoky eye perfeito, ter o ombré maravilhoso no cabelo, Não chega para a pele, mas chega para tudo o resto?
Então , talvez estejas a ler o blog errado.
Pele é saúde. Tem vida. E só tu podes tratar da tua. Atraves da alimentação, desporto, evitando substancias prejudiciais, protegendo do sol, e mimando. 
Existem soluções mais ou menos eficazes para todas as carteiras, foram precisos muitos meses para que eu conseguisse seguir uma rotina. Todos os dias e por mais complicados e chatos e pior que corram, eu limpo , tonifico e hidrato a pele, assim como lavo os dentes, tomo banho e vou para a cama. É apenas mais um passinho "zen" que se pode tornar divertido, e que todos os dias te trará melhorias no teu aspeto. Vai ensinar-te a gostar mais de ti, a olhar mais por ti. 
Cuida-te!




Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

5 comentários

  1. Excelente artigo. Cometo muitos erros entre beber pouca agua e usar toalhitas. A nivel de desmaquilhantes com boa relaçao qualidade preço, aconselhas alguma marca? bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bioderma. gosto muito. e caudalie tambem. nas farmácias

      Eliminar
  2. Ando a fazer tudo mais ou menos direitinho!! O açúcar, os malditos doces, é a minha desgraça!! =D

    ResponderEliminar
  3. Marta, como sempre um excelente artigo, não há como não gostar de seguir o teu blog, um blog que não se centra apenas em maquilhagem mas também nos cuidados que deveremos ter com a nossa pele, obrigada pelas tuas sábias palavras.

    ResponderEliminar
  4. Amei o post Marta! Olha veio mesmo a calhar hoje fui tratar da minha pele, sabes depois da gravidez a minha pele mudou entao encontrei uns productos que por acaso estou me a dar bem, so ha alguns dias nao sei se e stress ou sei la tenho imensas borbulhas, nada apropriado apara aminha idade "37" , so espero que seja muito passageiro. Com respeito a agua por acaso tenho sempre o cuidado de beber agua todos os dias e tambem bebo muito cha, o que me faz andar sempre a caminho da casa de banho. hehehe Com muidos pequenos ja nao tirava tempo para tratar de mim, desleichei me um pouco " em casa sempre tive a routina de limpar hidratar" mas estou a falar que nao havia tempo para ir ao spa, nem tratar da minha pele entao gracas ao meu marido que me disse just do it e vai, nos ficamos ok durante uma ou duas horas, vai te fazer bem. Prometi a mim mesma nao passar tanto tempo sem ir a esteticista pois nao ha necessidade e e tao bom nos mimarmos um pouco de vez enquando. Refrigirantes ja ha pelo menos uns 15 anos que nao bebo nem me lembro do gosto, nunca fui fa de refrigerantes por isso foi super facil para mim deixar. Fumar nao fumo por isso menos mal mas tenho um grande pecado sou muito gulosa Marta, perco o controle, nao posso ver um bolinho um chocolatinho que pimba ja foi. enfim ... Espero que esteja tudo bem contigo, estas muito bonita quem me dera ter essa tua pele, gosto muito dessa cor que tens agora, estas linda, mas pronto isso ja nao e novidade. Beijinho grande de longe. Em breve estarei em Portugal, ja nao punha ai os pes ha quase 4 anos, estamos desejosos. Espero puder te ver ao vivo hehehe
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!