Rosácea

Derivado do termo latino rosaceus (cor-de-rosa) designa um problema de pele que afeta principalmente a zona do nariz e maçãs do rosto e queixo. 
Quando trabalhei como maquilhadora tive clientes com rosácea e era impressionante como a pele reagia à  maquilhagem, requerendo cuidados diferentes e produtos específicos  que não agravassem o problema. 
A rosácea é um problema cutâneo comum, e muitas vezes quem sofre deste problema não sabe sequer que o tem, associa a vermelhidão apenas a reações alérgicas. 
Não existe nenhuma análise sanguínea que ateste a rosácea, esta é avaliada apenas pela  aparência da pele. 

A maior parte das pessoas que sofrem de rosácea têm entre os 25 a 60 anos, pele pálida e é um problema que atinge maioritariamente as mulheres. 
Esta doença inflamatória na pele tem períodos de maior ou menor inflamação, pensa- se que seja causada pelos vasos sanguíneos hiper-reativos que dilatam mais facilmente ou em resposta imunitária a fatores externos.

Até à data desconhece - se cura, embora existam cada vez mais produtos que ajudem a apaziguar o desconforto e vermelhidão que causa. 

A exposição solar é um dos fatores que parece mais agravar a rosácea, assim como o stress, mudanças bruscas de temperatura, bebidas alcoólicas, comida muito condimentada. 

É obrigatório usar sempre proteção solar, durante todo o ano, no mínimo Spf30. 
Existem ingredientes que ajudam nesta doença, como o ácido azelaico mas nada como uma visita ao dermatologista para que possa ser prescrito o mais indicado para a tua pele. 

Por vezes são receitados medicamentos orais,no caso de pustúlas e outras evidências de rosácea num estado Inflamatório ativo. 
Existem em clínicas de medicina estética tratamentos com laser para a rosácea, efetuados  por dermatologistas e não são especialmente dolorosos. 

 Prevenir este problema não é tarefa simples porque nem sempre é suficiente o protetor solar. 
Há que ter cuidado com os ingredientes dos produtos que se usa, tentando experimentar sempre antes de adquirir cada produto. 
Álcool, mentol, perfume, canfora, eucalipto, parabenos, acido glicólico e salicílico são de evitar assim como os retinóides presentes em algumas  fórmulas anti-idade.

A pele deve ser limpa de manhã e à noite, a água tépida ou fria, produtos adequados a este problema e não deve ser  esquecido a aplicação de protetor solar.

Ao contrário do que tenho lido, as pessoas com rosácea podem sim usar maquilhagem, devendo apenas evitar produtos com muito perfume e fórmulas waterproof porque precisam de produtos de remoção de maquilhagem mais fortes que podem irritar a pele.
A maquilhagem mineral costuma ser bem tolerada nestes casos. 







Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!