Sem Rosto

E de repente, um mundo que vivia o culto da beleza, da maquilhagem, da cirurgia estética, dos preenchimentos parece ter desaparecido.

Rostos, só os vemos nas redes sociais, em fotos tiradas em  casa, onde nos sentimos seguras. 
Há dias, perguntava - me uma amiga que está em isolamento há 20 dias, como seriam os tempos pós pandemia. Conversamos horas, e a nossa teoria é que o mundo não mais será o mesmo.
Passaram apenas três semanas, em que estamos a aprender a viver com uma ameaça de um virus desconhecido que já matou centenas de portugueses. 

As mulheres continuam a comprar maquilhagem. E perguntam - me 
" Para quê, se ninguém vê?".

De repente, algo inimaginável acontece, tornámo-nos iguais. Perdemos o nosso rosto, a nossa identidade. Todos usamos máscaras. 
Ansiamos um dia poder entrar em espaços fechados, de rosto descoberto. Mas isso não será para já. Independentemente da "curva" do número de infetados, ou de sermos um dos países em que as coisas estão a correr melhor.

Eu acho, que estão a correr melhor precisamente por causa do medo que está instalado.
 Os portugueses têm tido na generalidade cuidado. Usam luvas, máscaras, lavam as mãos, tomam banho quando chegam da rua. Saem na sua maioria apenas para o essencial. O medo fez de nós seres disciplinados. Não precisamos que nos fosse decretado o estado de emergência nacional para parar. Fomos nós a traçar o caminho antes que o indicassem. 
O português pode ser um bocadinho desobediente, ou liberal, mas tem medo. O medo é o que muitas vezes nos garante a sobrevivência.
 Põe - nos alerta.
Não sabemos quando voltaremos a sentir tranquilidade e segurança para voltar a sair por aí sem aquela vontade de ir a correr para casa. 
Vamos crescer com tudo isto. 
Vamos aprender. 
Muita coisa irá mudar devido a uma  aprendizagem exaustiva que esta sombra que paira sobre nós nos obriga a ter.
Vamos valorizar mais as pessoas. 
Aprender que o ser, vale mais que o ter.
E  que venham as máscaras. Estamos ansiosas para as encher de glitter e purpurinas! 
E continuemos a usar muita maquilhagem, que é terapêutico. 







Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!