Pele ao Sol

Depois de vários anos em que o Verão tardou em vir e não foi tão quente como em anos passados, eis que 2020 nos brinda com temperaturas de pleno Verão logo no início de Maio. 
Já escrevi por aqui, que se pudesse viveria num país onde fosse Verão o ano inteiro, tenho no entanto a noção de quão inimiga  a radiação pode ser para a nossa pele, envelhecendo - a precocemente e causando danos que podem levar à morte, como o cancro de pele. 
Deixo-vos algumas dicas para que possam tirar o maior proveito do sol, em segurança. 

Primeiro de tudo, considerar o fototipo. Pessoas muito brancas, com sinais e sardas, que dificilmente bronzeiam e facilmente queimam, devem equacionar bem antes de decidirem-se a passar dias a fio na praia. Para essas pessoas, não fugir ao horário perigoso (11h-16) pode significar muitos problemas no futuro. 
A nossa pele tem memória, e muitas vezes os problemas que são diagnosticados na idade adulta são decorrentes de falta de cuidado numa idade mais jovem

O uso da pílula, tal como o de certos antibióticos e anti inflamatórios pode facilmente dar origem a manchas, com  a exposição solar. A desprotecção é aqui muitas vezes a razão para o aparecimento de varias irregularidades cutâneas. 


Já existe roupa com factor de proteção solar. Em superfícies como a Decathlon  é facil encontrar. É mais um aliado na proteção contra os raios nocivos e deve ser considerado. 

Deve ser excluído o uso de perfumes e cosméticos com alcool nas suas idas à praia ou a qualquer lugar de lazer onde o objetivo seja a exposição solar. . 
As grávidas devem ter cuidados acrescidos, uma vez que o chamado "pano" ou cloasma, pode facilmente transformar - se em melasma. 
As crianças devem ter os seus próprios protetores solares, a sua pele é mais fina, logo a proteção deverá ser adaptada. 


Estima-se que cada pessoa deverá colocar a cada aplicação de protetor cerca de 35 gramas, aproximadamente 4 colheres de sopa no corpo inteiro. 


O protetor solar deverá ser aplicado de hora a hora, uma vez que apartir do momento em que o colocamos, a sua eficácia vai rapidamente diminuindo, daí as marcas e entidades de saude competentes aconselharem que seja aplicado várias vezes ao dia. 


Atenção, os produtos de toma oral não dispensam o uso de proteção tópica. 

Após os banhos de piscina e mar, e ainda que os vossos protetores digam ser waterproof deverão sempre reaplicar. 
Após a exposição solar deverão sempre aplicar After Sun para que a pele não resseque. 

Em casos de " escaldão ( que devem ser evitados ao maximo) poderão aplicar produtos à base de Aloe Vera, Biafine ou Bepanthene. 


Infelizmente, todos os anos aparecem doentes com queimaduras solares graves nesses casos deverá aconselhar-se junto de um médico que lhe poderá receitar produtos específicos para queimaduras

O rosto deverá ser protegido com chapéu de abas largas e óculos de sol, para além de prevenir uma eventual insolação, evitará o franzimento continuado dos olhos que promove as rugas nessa zona

Beba muita água durante e depois da sua exposição ao sol. 


Praia


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!