Não te percas

Hoje aconteceu uma espécie de “ discos pedidos “ no meu instagram. Desafiei quem me segue a propor alguns temas para que pudesse desenvolver livremente.

Um deles foi o suicidio
Estima- se que, quase todas as pessoas, no percurso das suas vidas pensem pelo menos uma vez em acabar com a própria vida.
Basta- me ir ao meu arquivo de memórias para encontrar um sem número de pontos de ligação .
No início da idade adulta sofri de depressão.
Durante o primeiro ano ( altura em que não recordo absolutamente nada) foi difícil lidar comigo. 
Posso dizer- vos que aos 20 anos já vivia sozinha e era auto suficiente, facto que  dificultou que a família tivesse conhecimento disso.

Posso dizer- vos que recorri a imensos médicos, psicólogos, psiquiatras, psicoterapeutas , bruxos, espiritualistas, médiuns, padres, e nada, mas mesmo nada parecia resultar. 
Nessa altura, foi a minha família que tomou as rédeas da situação. 
Eu estava tão longe de mim que me tornei incapaz de agir ou reagir a qualquer tratamento. 
Por mais que estivesse rodeada pela família e amigos sentia uma solidão tão profunda que parecia impossível que alguém chegasse até mim.
Após um longo tratamento de psicoterapia a minha vida foi voltando ao normal e descobri que a minha depressão não  era só psicológica, o meu organismo não produzia uma substância indispensável para o normal funcionamento da psique ( se é que o posso explicar assim). Felizmente, hoje em dia é possível ultrapassar grandes problemas com pequenas soluções, com fármacos, embora o diagnóstico não seja simples.

Já falei deste assunto há alguns anos, e remexer nele é sempre difícil, só o faço porque tenho noção que pode ajudar a compreender o problema .
Tive uma grande amiga a partir dos meus 13 anos. Aquela amiga com quem fumei o primeiro cigarro, falei sobre o primeiro beijo, com quem passava manhãs e tardes nas aulas, ou em casa ou em perseguições próprias da adolescência aos rapazes que achavamos mais giros. Isto era normal na altura. Não existiam tecnologias! 
 Com quem bebi a primeira cerveja, a quem aturei inúmeras bebedeiras. A nossa ligação era tão visceral que enervava profundamente a mãe dela , que dizia querer ver a filha com boas companhias, “pessoas ricas”, e não pobretanas . Aquela era a altura em que as mães tinham um radar para  as más companhias. 
Na minha casa nunca se julgou ninguém assim, porque tinhamos problemas maiores. 
O meu pai estava muito doente, era internado constantemente e era essa a nossa preocupação major.
Éramos tão viciadas uma na outra que vestiamos de igual, eu pintei o meu cabelo de preto, como o dela, e ela queria ter caracóis. Tivemos que ser literalmente separadas. A primeira tentativa foi aos 14 anos, em que fomos proibidas de frequentar a casa uma da outra. Segundo a mãe dela, uma das pessoas mais descompensadas e perturbadas que conheci em toda a minha vida, porque o meu pai era doente ( tinha Lúpus ) e podia pegar à filha.
A senhora em questão era administrativa do Serviço Nacional de Saúde, mas nem isso a fez ver que as doenças autoimunes como o Lúpus não são contagiosas. Tenho alguma dificuldade em escrever sobre esta pessoa. Não sou de todo rancorosa mas  foi com toda a certeza das piores pessoas que tive o infortúnio de me cruzar na vida. 
O meu pai faleceu meses depois e a minha amiga foi ao velório, mesmo sabendo que seria punida pela familia. 
Aos 17 anos separaram- nos . 
Mandaram- na para outra escola. 
Assisti à degradação dela depois disso. Primeiro começou a andar com as pessoas que a mãe queria. 
Pessoas com dinheiro. Tornou- se snob, e meteu- se em drogas duras. Tinha uma necessidade de afirmação imensa, e essas substâncias ajudavam a que se libertasse. 
Fui assistindo ao longe a esse processo até que, acabou por quase perder a lucidez, altura em que os tais amigos a puseram de lado. 
Encontrei- a várias vezes nessa altura, na rua, e ela não sabia quem era, a idade que tinha, a idade da filha bebé que tinha nascido entretanto.
Foi num domingo que me telefonaram a dizer que tinha morrido. E eu não me recordo de ter sentido tanta tristeza como naquela altura. 

A M. não foi a minha única amiga a tirar a própria vida. Infelizmente, a droga ou a depressão roubaram- me algumas pessoas das quais gostava muito.  
Todos nós somos responsáveis pelo flagelo que é o suicido. Todos.
O suicidio não é um acto cobarde. É uma tentativa de desligar o interruptor da dor. É o ultimo recurso de quem não aguenta o peso do próprio sofrimento.
Sempre que vejo comentários maldosos na internet ocorre- me que as pessoas não têm qualquer tipo de preocupação se tal vai afectar  quem insultam. 
A verdade é que a maldade, mesquinhez podem ser a gota de água para que alguém fragilizado cometa um acto desesperado.
Se sentes que a vida foge do teu controlo, pára. Procura ajuda. Existe sempre quem te possa ajudar. Sejam amigos, professores, familiares, profissionais de saúde. Há sempre solução. Mesmo que não a consigas ver. Existe sempre a possibilidade de fazer as pazes com a vida. 
A depressão não é brincadeira. Não é capricho. Mas tem tratamento. Acreditar nisso é meio caminho andado.
Todos nascemos para ser felizes. Tive dificuldade em acreditar nisso durante demasiado tempo. 
E são na maior parte dos casos as pessoas que mais nos deveriam ajudar, os principais impulsionadores da nossa tristeza, se estamos em baixo.
Cada vez que abrires a boca para falar de alguém coloca- te no lugar da pessoa. Para alguns, basta um insulto, um comentário sobre a sua aparência, caracter , característica para despoletar o gatilho.
Todos os dias assisto a pessoas amarguradas, maldosas que usam as redes sociais para destilar veneno. Deviam tratar- se. A internet foi das melhores coisas a que a humanidade teve acesso, e das piores também. 
É importante saber que quem insulta, maltrata, seja de que forma for, não está bem, também. 
Infelizmente, existe muita gente que se afasta de quem mais precisa. É também destas pessoas a culpa. Tomamos a amizade como facto adquirido e tantas vezes quando mais dela precisamos, nos apercebemos que ela não existe.

Contactos Úteis

Linha Jovem - 800 208 020
Todos os dias das 9 às 18 horas


Linha LUA

Linha SOS Bullying 

SOS Estudante – 96 955 45 45 ou 808 200 204 (das 20h à 1h, chamada local)
Apoio emocional e prevenção do suicídio
 

Telefone da amizade 
– 228 323 535
Apoio em situações de crise pessoal e suicídio das 16h às 23h
 

S.O.S. Adolescente 
- 800 202 484

 
Conversa Amiga – 808 237 327 (chamada local)
Apoio, orientação e formação. Todos os dias das 15h às 22h


Linha SOS Palavra Amiga -  232 42 42 82
Todos os dias, das 21 à 01 horas;


Centro SOS-Voz Amiga: ajuda na solidão, ansiedade, depressão e risco de suicídio
Telef.: 21 354 45 45 - Diariamente das 16 às 24h
Telef.: 91 280 26 69 - Diariamente das 16 às 24h
Telef.: 96 352 46 60 - Diariamente das 16 às 24h
website: www.sosvozamiga.org

 
Linha Telefone amigo - 239 72 10 10
Todos os dias, das 17 à 01 hora
 

Linha Telefone Amizade - 800 205 535
De segunda a quinta, das 16 à 01 hora
Sexta e Sábado, das 19 às 21 horas
 
Linha Informativa de Informação sobre orientação sexual e identidade de género - 96 878 18 41
 

Associação ILGA Portugal (Apoio sobre Homossexualidade)

Sexualidade em linha – 808 222 003 (chamada local)
Informação e aconselhamento na área da saúde sexual e reprodutiva
Segunda a sexta das 10h às 19h e sábado das 10h às 17h.

 

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!