Autoestima

A autoestima é o julgamento que fazemos de nós próprios. É algo que vamos construindo desde o momento em que nascemos e depende muito da forma como somos educados, se os nossos pares nos transmitem segurança, mostram confiança nas nossas capacidades, numa palavra muito simples, se se orgulham de nós.

A partir do momento em que saímos da bolha da família, a nossa autoestima vai ser influenciada pela forma como os outros nos tratam. Factos como preconceito, bullyng podem arrasar com o amor próprio de um indivíduo. A mãe que passa a vida a proteger o filho porque “acha que não é capaz” também contribui para que este não se valorize.


O marido que diz que a esposa não consegue, não presta, que “ é dificil para as mulheres” não ajuda de todo quem quer ter algum descanso mental e parar de se martirizar com os “ não consigo, não sou capaz, não mereço” desta vida.
No entanto, mais cedo ou mais tarde, ainda que tenhamos sido vítimas da sociedade, família, e nos consideremos inferiores, é comum deixarmos de nos importar tanto com as opiniões alheias, focando assim a nossa atenção para aquilo que nos dá prazer e faz bem. 
Quando se atinge esta “ liberdade” aprendemos a  valorizar tudo. Começamos num processo de termos orgulho naquilo que conseguimos. Não aceitamos mais que nos pisem, diminuam.
Para quem nos quer dependentes, é uma mais valia tentar anular a nossa independência. Fazer- nos crer que somos incapazes vai fazer com que sejamos reféns de alguém. Tornam- se as nossas muletas. Impedem- nos de fazer o que realmente gostamos e de ir mais longe, mostrar a nós o que somos capazes.
Temos que aprender que todos temos valor. Todos temos o direito de ser felizes, por mais que tenhamos um passado dificil ou problemático. Por mais que tenhamos errado ou que tenhamos sido vítimas do destino. É sempre possível dar a volta.
Há que aprender a fazer uma auto análise e perguntar no que é que podemos melhorar. Em que é que gostaríamos de mudar.  Seja um emprego novo, sair de casa dos pais ou terminar um relacionamento abusivo. Afastarmo- nos de quem nos critica, de quem não mostra alegria com as nossas vitórias . De pessoas que falam demasiado  na vida dos outros, uma vez que certamente falarão de nós.
Valorizarmos o nosso corpo, seja com exercício fisico, maquilhagem, tendo uma alimentação correta. Dando o nosso melhor no nosso trabalho e tendo noção do nosso valor e não permitir que nos desvalorizem. 
Tenho a certeza que este texto vai encontrar muitas pessoas que se vão identificar em alguma parte com ele, e que aguardavam por este click para seguir em frente.
Respeita os outros, e exige que te respeitem. 

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!