Alerta: Pandemia

A minha irmã e cunhado trabalham em turismo. E nas férias viajam. Já moraram em Itália, Espanha e acreditem que a minha irmã é uma pessoa otimista por natureza.
Tem amigos por todo o Mundo e tem-se mantido em contacto com amigos chineses e italianos.
Os chineses dizem que ainda não estamos bem a ver o filme.
 Os italianos dizem que há duas semanas atrás eram eles que estavam como muitos de nós. Descontraídos, e até a rir da situação. Importa lembrar que toda a Itália está de Quarentena.

No entanto, a minha irmã disse algo que não me sai da cabeça.

" Marta, aqui não vai ser como em Itália. Itália é um país mais rico. Nós somos quase terceiro mundo"

A minha questão é, demoram muito a fechar a merda das escolas?
 A tomar medidas de segurança de forma a controlar a histeria e a porra do vírus?

A verdade é que sabemos que muitas pessoas podem ter o vírus de forma assintomática. Sentir apenas umas dores de cabeça ou de garganta por exemplo.
 Que fazemos nesses casos? Não ligamos. Vamos trabalhar na mesma. Para o shopping, mercados, lojas, casamentos e funerais. 
Vamos as escolas buscar os nossos filhos.
 Aos lares visitar os mais velhos. 
No entanto, o vírus está lá. E andamos a propagar a doença. Pensem nesta pandemia como um iceberg. 
As contagens so mostram os casos confirmados, analisados. 
A parte debaixo do iceberg são os que não chegam a ser numerados. Nem fazem parte da estatística porque as pessoas não se apercebem sequer que têm algo tão contagioso. É aí que para mim reside o problema. Essas pessoas infectadas sem sintomas são focos contagiosos...
Não sou política. Não saberia gerir isto. Não entendo da parte económica da coisa. Fechar escolas e estabelecimentos públicos comporta  custos incríveis. Sim.
Em Macau fecharam as escolas e estarão fechadas até 20 de Abril. Assim controlaram a propagação...
E nós?
Vamos cingir - nos a ter as mãos lavadas, dispensas cheias e rolos de papel higiénico até mais não?

Na minha opinião de leiga que vale o que vale pelo menos as escolas seriam fechadas. Mas os portos também não deveriam receber cruzeiros como ainda ontem se viu em Lisboa, com centenas de italianos e espanhóis a passear-se pela cidade. O aeroporto continua como se nada fosse?

Perdoem, sei que não estávamos minimamente preparados psicologicamente para uma pandemia, mas é surreal. Se vos mandam para casa porque um colega foi contaminado, não vão passear. Pensem um pouco nos outros que podem contagiar. Nem todos reagem da mesma forma ao vírus.








Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!