Os Cremes "tiram" Rugas?

Um dos grandes receios de todos os seres humanos são as rugas vincadas. Não só pelo seu factor estético mas porque são o símbolo do envelhecimento, assim como os cabelos brancos.
 No entanto, e tal como os cabelos brancos, existem factores genéticos que podem antecipar a sua vinda.
 Mas, não só. A exposição desprotegida ao sol, maus hábitos como drogas, bebidas alcoólicas e tabaco promovem um envelhecimento precoce. 
Muito se ouve dizer que beber água faz muito bem à pele, e que se o fizermos amiúde teremos uma pele mais hidratada e resplandecente.
  A grande verdade é que o nosso organismo é por si só bastante inteligente, assim, cada vez que ingerimos água, esta vai para os órgãos que mais dela precisam para garantir a nossa sobrevivência, como os rins etc.
 Ã‰ obrigatório beber muita água sim mas acreditem que a pele não é a prioridade no nosso organismo, ou seja, a água ingerida não vai diretamente para a pele de forma a poder sozinha hidrata-la.
Perguntam - me várias vezes quais os melhores produtos para tratar as rugas. Infelizmente, embora sejamos bombardeados de publicidade de produtos  que garantem remover as rugas, sabemos que a única forma de isso acontecer é ou por cirurgia plástica, ou com preenchimento de botox ou ácido hialurónico.
No entanto, existem muitos casos de pessoas que sofrem de rugas de desidratação. Rugas essas provocadas pela pele ressecada, à qual não é dada a mínima hidratação tópica, pelo meio ambiente, poluição,mas, acima de tudo por uma desidratação causada por "negligência".
O que acontece nesses casos é que quando a pessoa decide finalmente iniciar e cuidar da sua pele, esta vai lucrar com uma aparência mais hidratada, menos "amachucada", dando por vezes a sensação que fez um lifting e preenchimento.
 Mas, não te enganes. Assim que deixares de hidratar a pele vai novamente ficar como uma uva passa e os danos são cada vez evidentes e irreversíveis.
Obviamente que isto não acontece apenas com as peles secas.
   A pele oleosa ou mista também carece de hidratação. É possível que o aspeto não fique tão marcado como numa pele seca, mas o facto de ter pele oleosa não é por si só impedimento da formação de rugas, embora venham normalmente mais tarde. A luta das peles oleosas a mistas passa mais pela falta de firmeza. 
Portanto, a ordem é hidratar. A pele vai buscar  à humidade presente no ar a água que necessita ( quem trabalha sob ar condicionado sabe como este provoca alterações na pele), e para reter essa humidade precisa de cremes que retenham ou captem essa humidade, com ingredientes emolientes e humectantes - daí a fama dos óleos para peles secas e maduras, não providenciam água mas promovem uma barreira para a manter.

Rugas


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!