O Pimentinha

Este post é dedicado ao unico quadrupede que gostei como se gosta de uma pessoa. Dedico -o também a quem ama e estima os animais.A quem os respeita.

Quando nasci, em 1977 já o Pimentinha fazia parte da familia. Pelo que me lembro da minha tia contar , a principio teve ciumes , depois começou a proteger-me , a brincar comigo, sempre fui sociável, tomei-o imediatamente como parte da familia e não fazia para mim sentido distinguir o Pimentinha da avó ou do avô ou da tia ou do pai. Eram toooodos familia. A diferença era que o Pimentinha fazia cocegas engraçadas e alinhava nas brincadeiras, não falava como os outros, ralhava comigo quando queria algo que eu estava a comer( ladrava de forma engraçada e eu ralhava com ele, ele virava-me costas amuado).Andava na rua de trela com e ia buscar -me à escola com o avô.
Tinha vindo de Africa com os meus avós, pai e tia. Era cão viajado. Tinha ar de quem guardava segredos.
Quando eu estava muito contente corria atrás de mim feliz e parecia que sorria.
Tinha já 17 anos e apanhou a porta aberta e fugiu de casa.
A familia toda ficou em pranto.
A minha avó achava que ele tinha fugido para morrer. O meu pai não descansou enquanto não o encontrou. Estava um circo montado no campo da feira teve que o comprar aos ciganos . Trouxe-o para casa.
Mas o Pimentinha estava muito velhinho. Triste. 17 anos é muito até para um cão pessoa. Estava quase cego.
Um dia fugiu e não voltou mais.
Dizem que alguns cães saem de casa para morrer sozinhos.
O meu decidiu assim.Não é instinto.
O Pimentinha pensava.
Tenho saudades dele. Nunca mais me consegui afeiçoar a outro.
Nunca mais.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

5 comentários

  1. É triste quando eles partem...mas é assim a vida. Temos é de nos focar nas coisas boas que nos trouxeram!
    O meu cão do coração também fugiu e não voltou ainda. Tenho esperanças porque ele era jovem e não acredito que tenha ido para morrer... mas da última vez que o vi, ele olhou-me nos olhos, baixou-se aos meus pés com um ar de "eu vou estar sempre aqui para ti...". Ele despediu-se mesmo de mim e eu só disse alto: não faças isso, nem te atrevas! E virei costas, sem saber que nunca mais o ia ver :'( quero pensar que ele foi fazer outra família feliz e abrir mais corações teimosos :)

    ResponderEliminar
  2. Os cães deviam viver muito mais, vivem tão pouco e têm tanto para nos ensinar.. É triste, mas é assim a vida.. :( Mas acredita que se decidires ter outro, vais-te apaixonar de novo. :)

    ResponderEliminar
  3. gostei da frase “tinha ar de quem guardava segredos”.. porque realmente eles testemunham tanta coisa da nossa vida, sem nunca nos julgar ou virar as costas, e acaba por acontecer isso mesmo!
    tenho mta pena q nao tenham sabido mais do pimentinha, mas sei que, se ele decidiu assim mesmo, foi para vos proteger!
    e concordo com a minha sis: apaixonar-te-ás de novo se deres essa oportunidade a ti mesma! =)*

    lenny

    ResponderEliminar
  4. os animais para mim sao uma das "coisas" q mais admiro e amo no mundo. podem-me tirar tudo ou quase mas viver sem animais é q nao.
    eu tenho uma cadela, a Sissi, q ja tem 15 anos e meio. Foram anos e anos a considerá-la como membro da familia, para mim e para as minhas irmãs ela é como uma irmã.
    alem de ter um problema hepatico, ja quase nao ve nada, anda mal, emagreceu muito, e custa muito ve-la assim.
    dou graças a Deus por Ele a ter colocado nas nossas vidas e agradeco todos os dias por isso.
    quem me dera q todos os caes e gatos e restantes animais é claro, tivessem todo o amor, cuidado, alimentacao, carinho q a minha bebé tem.

    ResponderEliminar
  5. E eu bem sei o que isso é...tantas saudades do meu snoopy :-( 18 com ele. Morreu de uma forma tão estúpida!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!